BENEDITO BRAGA - O AUMENTO DA SEGURANÇA HÍDRICA É FUNDAMENTAL
Benedito Braga - Presidente do Conselho Mundial da Água conta a grande diferença entre países da América do Norte e África na reserva de água por habitante ano, e como a seca nos países com menor reserva impacta diretamente o PIB local. Destaca a importância de investimento em infraestrutura nas reservas hídricas, comentando como é vantajosa a relação de investimento em saneamento básico ao invés de saúde pública.
CONFIRA TAMBÉM:
SÉRGIO AYRIMORAES - A AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS FAZ GESTÃO DA ÁGUA NO PAÍS
Sérgio Ayrimoraes – Superintendente de Planejamento – ANA. Explica que a Agência Nacional de Águas é responsável pela gestão das águas em todo o país garantindo a segurança hídrica para os usos da água. Abastecimentos das cidades, irrigação, energia, indústria. Coordena todo o sistema de gestão de recursos hídricos.
JOSÉ BUENO - NÃO TEM ÁGUA, NÃO TEM JOGO
José Bueno – Arquiteto Social As pessoas têm medo de colocar a mão em nascentes ou minas na cidade achando que vão se contaminar. É preciso se reconectar com a água, a água é fonte da vida. Não tem água, não tem vida. Sua visão de futuro é que as salas de aula serão nas beiras dos rios.
HAMILTON AMADEO - O SANEAMENTO NÃO PODE DEPENDER DE GOVERNO
Hamilton Amadeo – CEO: AEGEA Saneamento – O modelo de planejamento para cobertura de saneamento básico criado nos anos 70 foi bem sucedido, mas não resolvia toda a questão. Hoje 93% das é atendida por empresas públicas que não tem metas. Elas fazem seu melhor, mas não fazem o que é necessário. Precisamos mudar o sistema de contratação.