Festival de curtas documentários dedicado a iniciativas sustentáveis e cidadãs nas maiores cidades do mundo anuncia sua nona edição em 2023-2024 com o objetivo de promover engajamento e acima de tudo, agir por um mundo mais unido e respeitoso com o planeta.
O festival, lançado há 9 anos em Paris, chegou ao Brasil em sua oitava edição (2022) numa parceria da marca São Paulo São e a ONG Métropole du Grand Paris, buscando destacar, através da produção audiovisual, iniciativas que abordam os desafios urbanos, ambientais e sociais de impacto positivo para melhorar a vida das pessoas nas maiores cidades do mundo.
"Ao dar voz a quem luta diariamente por cidades mais resilientes e mais justas, esses documentários traçam um retrato dos principais desafios para as questões urbanas atuais e sinalizam para soluções futuras dos problemas urgentes das grandes cidades"
Maurício Machado, criador da marca São Paulo São
O responsável pelo Festival no Brasil e criador do Portal São Paulo São, destaca ainda a importância da iniciativa. “O audiovisual pode inspirar um morador a colocar em prática um projeto que mudará a vida de um vizinho, de uma família, de um bairro ou de uma cidade".
Trazer para o Brasil o ShortDocs, a convite do Professor Carlos Moreno (Diretor Científico da ETI em Paris 1 Panthéon-Sorbonne) foi uma grande oportunidade para que, através da produção audiovisual, se possa revelar e inspirar novos projetos e iniciativas de impacto positivo nas cidades”.
Pegue sua câmera e mostre a sua realidade.
Sua história pode mudar o mundo
O MegaCities ShortDocs é aberto para todos os cidadãos que queiram produzir um curta-metragem de, no máximo, 4 minutos, destacando uma iniciativa local que responda a um desafio urbano e a uma questão econômica, social ou ambiental em suas cidades.
Os curtas devem testemunhar soluções concretas imaginadas por e para os habitantes
Também associações locais, metropolitanas ou internacionais, setor público, instituições e empresas podem participar e um júri, formado por diretores e protagonistas de mudanças na França e no exterior, selecionará os documentários mais inspiradores, que serão exibidos durante a cerimônia final em Paris no dia 22 de maio de 2024 e, em outras cidades do mundo.
Os videos participantes devem ter, no máximo, 4 minutos e as inscrições já estão abertas no site oficial do concurso
No Brasil, o júri escolhido pela São Paulo São, será integrado por especialistas e convidados ligados ao tema, vai avaliar os concorrentes em cinco categorias.
Melhor Curta Documentário, Melhor Curta Estudante e aqueles que se destacaram ao traduzir os temas Crise Climática Urbana, A Cidade em 15 minutos e Melhor Iniciativa Urbana.
Os produtores dos curtas-metragens têm até 15 de janeiro de 2024 para se inscrever e carregar seu curta no "Shortfilmdepot''. É necessária a inscrição on-line antes da produção e do carregamento do curta-metragem no site.
Os vencedores ganham viagem para a cerimônia de premiação em Paris. O Grand Prix (melhor curta) será exibido no Festival Internacional de Cinema de Cannes em 2024
Clique aqui, conheça o regulamento e inscreva seu curta-metragem.
Apoios A iniciativa no Brasil conta com o apoio institucional do Ministério do Meio Ambiente e da Mudança do Clima, da ESPM – Escola Superior de Propaganda & Marketing, da CCFB – Câmara de Comércio França Brasil, do Consulado Francês, da Aliança Francesa Brasil e da EBC- Empresa Brasileira de Comunicação. Conta também com a TV Cultura, da TV Brasil, do Canal Curta! e do Canal MyNews no apoio de mídia.
Comments