top of page
Âncora 2
Âncora 1

Você sabe (mesmo) como funcionam as mudanças climáticas?

Imagem de wayhomestudio no Freepik

Quando discutimos a mudança climática, normalmente focamos um ou dois pontos e temos dificuldade em ver o lado sistêmico do problema que é complexo, afeta a todos nós, mas ainda é muito mal compreendida pela população em geral.


E se fosse possível em apenas 3 horas, compreender o essencial das questões climáticas e ficar capacitado para entrar em ação?


O Mural do Clima (Climate Fresk) é um workshop aberto e gratuito sobre conscientização das mudanças climáticas baseado no IPCC e se tornou uma ferramenta de referência que permite que indivíduos e organizações se apropriem dos desafios que o aquecimento global apresenta.


A fim de alcançar um ponto de inflexão social que ajude a atingir um mundo de baixo carbono o Mural Clima tem a ambição de criar uma rede de pessoas que cresça exponencialmente e que possam passar uma educação climática de qualidade para frente.


O projeto começou na França em 2018 e hoje é uma iniciativa global que já mobiliza mais de 800.000 pessoas e reúne uma comunidade de mais de 35.000 voluntários em mais de 50 países, acelerando a educação climática e a compreensão partilhada do desafio que o tema representa.


O Mural do Clima leva os participantes a tomar medidas construtivas para ajudar a combater as mudanças climáticas


O Mural do Clima tem como plataforma física ou virtual, um jogo de cartas que trabalha as causas e consequências dos temas relacionados às emergências climáticas e seus desafios na vida cotidiana das pessoas e da natureza, na forma de uma oficina muito democrática, visual, participativa, colaborativa e bastante dinâmica.


Mural do Clima - É conosco
Os curadores do portal É conosco, participaram em 2023, de um dos workshop do Mural do Clima, organizado pelos facilitadores do The Climate Reality Project Brasil.

É científico - Os dados provêm de uma base científica de referência: os relatórios do IPCC. Estes são os mesmos relatórios que informam os tomadores de decisões políticas e econômicas do mais alto nível em todo o mundo. O Mural do Clima é neutro e objetivo e trata apenas de fatos científicos estabelecidos.


É acessível - Ao utilizar / ativar a inteligência coletiva do grupo, O Mural do Clima permite aos participantes apropriarem-se do assunto em questão. A nossa metodologia não utiliza uma estrutura de aprendizagem hierárquica, permitindo que todos participem e encontrem o seu lugar no exercício. Encontrando as ligações de causa e efeito das mudanças climáticas, os participantes podem pela primeira vez dar um passo atrás e compreender os desafios das mudanças climáticas em sua globalidade.


É eficaz - Através da compreensão partilhada dos mecanismos em ação, O Mural do Clima permite tanto a indivíduos como a organizações ter uma conversa aberta e positiva sobre soluções climáticas. Os participantes saem do workshop unidos, motivados e instrumentalizados para implementar as ações climáticas que identificaram.


A mudança climática está ameaçando a humanidade e precisamos agir muito rapidamente


O francês Cédric Ringenbach, engenheiro, conferencista, consultor de transição energética e profundo estudioso das mudanças climáticas desde de 2009, quando “devorava” resumos técnicos de Relatórios do IPCC, criou a ONG Mural do Clima em 2018, a fim de acelerar a divulgação de seu ambicioso projeto de realizar workshops para formar facilitadores e de os tornar mais competentes.


A organização possui uma estrutura de governança descentralizada e participativa, inspirada no 'Partido Pirata Sueco' cujos princípios incluem a ‘democracia’, a transparência e o direito de cometer erros.


  • Os princípios centrais do Mural do Clima são a urgência de agir na emergência climática, humanismo, respeito pela ciência e inclusão do mundo corporativo.


 

Conheça o The Climate Reality Project Brasil, a filial brasileira do The Climate Reality Project, organização global criada pelo ex-vice-presidente e Nobel da Paz, Al Gore em 2006, e que tem como missão provocar mudanças quanto à descarbonização da economia brasileira, oferecendo oportunidades de aprendizado contínuo em abordagens e soluções para a crise climática, e entre muitas outras atividades, realiza o workshop Mural do Clima.


Comentários


bottom of page