• É conosco

ÁGUA NA JARRA


Água na Jarra - É conosco

Fonte: https://gfycat.com


Valorizar e incentivar o consumo da água tratada que sai da torneira deveria ser uma coisa simples como apagar a luz quando saímos de um quarto ou fechar a torneira quando escovamos os dentes.


A água engarrafada, seja vidro ou plástico tem enormes impactos ambientais. Se forem descartadas de forma incorreta, as garrafas poluem os rios e oceanos e contribuem para inundações nas cidades. O plástico em lixões ou aterros demora centenas de anos para se decompor. Mesmo quando reciclado, o material causa impactos ambientais, pois demanda transporte e processamento industrial.


DAR PREFERÊNCIA AO CONSUMO DE ÁGUA DA TORNEIRA É SIMPLES,

SEGURO, MAIS BARATO E MUITO MAIS SUSTENTÁVEL


Quem nos trouxe estas questões foi a Letycia Janot, fundadora e diretora da Iter Consultoria, membro do Climate Reality Leadership Project e criadora do portal Água na Jarra, que trata da importância do consumo responsável da água.


Em novembro de 2012 ela falou deste assunto no TEDX VilaMada, no espírito de "ideias que merecem ser espalhadas”, e de lá para cá o assunto evoluiu tanto que o prefeito Bruno Covas sancionou na última quinta-feira (10) o projeto de lei que obriga bares e restaurantes da cidade de São Paulo a oferecer água filtrada gratuitamente. A lei já foi publicada no Diário Oficial e entrará em vigor em setembro de 2021.


Water in the jar: Letycia Janot at TEDxVilaMada


Segundo Letycia, beber a água de garrafa não significa ingerir água de melhor qualidade, uma vez que podem ocorrer problemas de contaminação relacionados à limpeza ou armazenagem incorreta das embalagens.