CIDADES SUSTENTÁVEIS

Empresas e empreendedores inovadores que adotam práticas eficientes voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população, desenvolvimento econômico e preservação do meio ambiente.

SÉRGIO AYRIMORAES - A AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS FAZ GESTÃO DA ÁGUA NO PAÍS

SÉRGIO AYRIMORAES - A AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS FAZ GESTÃO DA ÁGUA NO PAÍS

Sérgio Ayrimoraes – Superintendente de Planejamento – ANA. Explica que a Agência Nacional de Águas é responsável pela gestão das águas em todo o país garantindo a segurança hídrica para os usos da água. Abastecimentos das cidades, irrigação, energia, indústria. Coordena todo o sistema de gestão de recursos hídricos.

JOSÉ BUENO - NÃO TEM ÁGUA, NÃO TEM JOGO

JOSÉ BUENO - NÃO TEM ÁGUA, NÃO TEM JOGO

José Bueno – Arquiteto Social As pessoas têm medo de colocar a mão em nascentes ou minas na cidade achando que vão se contaminar. É preciso se reconectar com a água, a água é fonte da vida. Não tem água, não tem vida. Sua visão de futuro é que as salas de aula serão nas beiras dos rios.

HAMILTON AMADEO - O SANEAMENTO NÃO PODE DEPENDER DE GOVERNO

HAMILTON AMADEO - O SANEAMENTO NÃO PODE DEPENDER DE GOVERNO

Hamilton Amadeo – CEO: AEGEA Saneamento – O modelo de planejamento para cobertura de saneamento básico criado nos anos 70 foi bem sucedido, mas não resolvia toda a questão. Hoje 93% das é atendida por empresas públicas que não tem metas. Elas fazem seu melhor, mas não fazem o que é necessário. Precisamos mudar o sistema de contratação.

JOSÉ VALVERDE - O DESAFIO DE PRODUZIR ALIMENTOS

JOSÉ VALVERDE - O DESAFIO DE PRODUZIR ALIMENTOS

José Valverde – (ex) Coordenador CODEAGRO Secretaria de Agricultura – Fala sobre o desafio de produzir alimentos nos grandes centros através da agricultura urbana e Peri Urbana. A produção desses alimentos gera desenvolvimento e bem estar para a sociedade.

BENEDITO BRAGA - O AUMENTO DA SEGURANÇA HÍDRICA É FUNDAMENTAL

BENEDITO BRAGA - O AUMENTO DA SEGURANÇA HÍDRICA É FUNDAMENTAL

Benedito Braga - Presidente do Conselho Mundial da Água conta a grande diferença entre países da América do Norte e África na reserva de água por habitante ano, e como a seca nos países com menor reserva impacta diretamente o PIB local. Destaca a importância de investimento em infraestrutura nas reservas hídricas, comentando como é vantajosa a relação de investimento em saneamento básico ao invés de saúde pública.

JOSÉ BUENO - A ÁGUA NÃO TEM CRISE

JOSÉ BUENO - A ÁGUA NÃO TEM CRISE

José Bueno – Arquiteto Social – Rios e Ruas – Demonstra que a água não tem crise e que não existe o problema da falta de água. O que existe é um problema de falta de gestão. A crise é de abastecimento e do modelo de distribuição da água. Fala que o poder público deve responder aos anseios das pessoas e que a comunidade deve se organizar para expressar o que deseja.

JOSÉ BUENO - NOS AFASTAMOS DOS RIOS

JOSÉ BUENO - NOS AFASTAMOS DOS RIOS

José Bueno – Arquiteto Social – Rios e Ruas – Explica que aprendemos a conviver com os rios da cidade cobertos e nos afastamos da água, mas que em sua visão é preciso que a cidade coexista com seus rios. As opções administrativas ou políticas de fechar os rios, secar suas várzeas e margens para o desenvolvimento urbano não se aplica mais nesta época de desenvolvimento sustentável.

GUILHERME CASTAGNA - UM NOVO OLHAR PARA A ÁGUA

GUILHERME CASTAGNA - UM NOVO OLHAR PARA A ÁGUA

Guilherme Castagna - Engenheiro civil e Sócio Diretor da Fluxus Designer Ecológico, conta sobre seu espaço de criação de projetos que lidam com a água numa perspectiva sistêmica - manejo integrado de água, oferecendo um novo olhar para a água. Explica também os cursos vivenciais onde ensinam as pessoas como lidar com a água de uma forma radicalmente diferente com o olhar da ecologia.

BRUNO PUGA - O ACESSO A ÁGUA NÃO É SIMPLES

BRUNO PUGA - O ACESSO A ÁGUA NÃO É SIMPLES

Bruno Puga - Economista Ecológico destaca que após a crise hídrica do sistema Cantareira e iminência de um colapso hídrico em São Paulo, as pessoas começaram a criar uma mudança de comportamento e até mesmo empatia com as pessoas do semiárido que vive a realidade da falta de água diariamente. Fala sobre a complexidade dos mecanismos necessários para se garantir o acesso a água.

ROGÉRIO DE PAULA TAVARES - A NOSSA SITUAÇÃO EM SANEAMENTO É VERGONHOSA

ROGÉRIO DE PAULA TAVARES - A NOSSA SITUAÇÃO EM SANEAMENTO É VERGONHOSA

Rogério de Paula Tavares - Diretor Vice-Presidente de Relações Institucionais da Aegea Saneamento e Membro do Conselho Consultivo e coordenador do comitê de recursos hídricos e saneamento básico da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib) - comenta que a nossa disponibilidade hídrica é invejável, porém, mal distribuída. Explica também que em Saneamento o Brasil está na posição 106º, atrás de diversos países vizinhos e se equiparando com outros, como a Bolívia, em atendimento e esgotamento sanitário.

 

@2020  É CONOSCO.ECO.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

ENGAJE NESTA CAUSA

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca ícone do YouTube
ASSINE NOSSA NEWSLETTER