top of page
Âncora 2
Âncora 1

O Caminho para o Verdadeiro Net-Zero: Visão da Realidade Climática para 2030!

No dia 25 de julho os curadores do portal É conosco participaram de um webinar no âmbito do “Jornadas pelo Clima”, onde foram apresentadas as quatro principais áreas que podem desencadear as transformações de que precisamos para alcançar o verdadeiro “Net Zero” até 2050.


A apresentação teve início com uma fala do Chairman, fundador do The Climate Reality Project e ex-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, que forneceu suas percepções e perspectivas sobre a crise climática a comunidade de líderes climáticos, membros, parceiros e rede de apoiadores,.


Al Gore, The Climate Reality Project - É conosco
Al Gore - The Climate Reality Project

Falou sobre as notícias publicadas nos jornais de todo o mundo, dando conta de que a crise climática está aqui e as manifestações estão cada vez mais severas, e de como isso pode ser “consertado” e dos progressos que estamos fazendo nessa direção.


Lembrou que o primeiro treinamento dos Climate Leaders aconteceu em sua fazenda no Tennesse, em 2006 com 50 participantes e que hoje o grupo já conta com algo em torno de cinquenta mil pessoas em 194 países.


Este network global se transformou num valioso movimento de base, pressionando pela ação climática, agora em seu “ponto de virada” político, onde começamos a ver novas leis climáticas sendo adotadas em todo o mundo, algumas com investimentos públicos para reduzir as emissões de gases do efeito estufa.


"Precisamos parar de tratar nossa atmosfera como um esgoto aberto"

Al Gore - The Climate Reality Project


Al Gore, criticou a falta de adequação da COP 2023, em colocar na sua presidência um CEO executivo da indústria petroleira (Abu-Dabi Oil Company), falando da importância de dobrarmos nossos esforços para reduzir as emissões do petróleo.


Citou vários casos positivos que acontecem nos EUA e na União Europeia além de destacar entusiasticamente a importância do momento político no Brasil e sua responsabilidade com a floresta amazônica.


Phyllis Cuttino - CEO do The Climate Reality Project  - É conosco
Phyllis Cuttino - CEO The Climate Reality Project

Em seguida, Phyllis Cuttino - CEO do The Climate Reality Project - com o objetivo de incentivar o progresso necessário até 2030 para alcançar o verdadeiro NET ZERO até 2050, compartilhou a visão e o planos estratégicos da instituição para este ano.

Phyllis falou sobre as evidências científicas de que, com emissões NET ZERO, o aquecimento global pode ser freado e em algo como três a cinco anos, a Terra poderá começar a se curar, interrompendo a devastação climática e abrindo as portas para um futuro sustentável.


” É um futuro pelo qual vale a pena lutar com tudo o que temos”

Phyllis Cuttino - CEO do The Climate Reality Project


Na teleconferência, foram compartilhamos diversos detalhes sobre os planos de dobrar o número de Líderes de Realidade Climática treinados, bem como os esforços de campanha para reduzir pela metade as emissões globais de CO2 nesta década, interromper a expansão da infraestrutura de combustíveis fósseis que está destruindo nosso planeta e construir um mundo justo e um futuro com energia limpa.


Resumidamente, os pontos são:

· Reduzir Emissões dos gases de efeito estufa (GEE)

· Denunciar ações de Greenwashing

· Financiar uma Transição Justa para energias limpas

· Fortalecer a Cooperação Internacional sobre o Clima


Ao final, Phyllis convidou a todos os participantes dos grupos do Reality Hub para se engajarem nessas campanhas agradecendo a dedicação à ação climática, motivo de inspiração para ir mais longe em busca de um futuro justo e sustentável.


Estou animada para ver o que nossa notável rede global de defensores do clima pode realizar juntos!

Phyllis Cuttino - CEO do The Climate Reality Project

“A era da fervura global chegou”

António Guterres, secretário geral da ONU

António Gutierres - É conosco
António Gutierres

Em entrevista coletiva para alertar sobre os recordes de calor no planeta, o comentário de António Guterres, secretário geral da ONU sobre os dados do Serviço Copernicus de meteorologia, ligado à União Europeia, depois que cientistas disseram que julho estava a caminho de ser o mês mais quente já registrado no mundo foi:

"Não precisamos esperar o final do mês para saber disso”.

O clima do planeta está sempre em processo de mudança. Mas devido a ação humana, agravamos esse processo a níveis quase irreversíveis para a vida na Terra, desencadeando crises que precisam urgentemente da nossa atenção.

 





bottom of page