top of page
Âncora 2
Âncora 1

Climate Reality Project: o que nós tomamos como garantido pode não estar aqui para os nossos filhos

O artigo de hoje trata do Climate Reality Project, uma organização global fundada em 2006 pelo ganhador do Prêmio Nobel e ex-vice-presidente dos Estados Unidos da América, Al Gore, que transforma indivíduos interessados em ativistas capazes de lutar por soluções que amenizem a crise climática e promovam mudanças significativas sobre o tema em todo o planeta.


Al Gore - Climate Reality Project
Al Gore - Climate Reality Project

O texto conta com extratos e reproduções do documento intitulado “one page” disponível no site brasileiro da instituição e a vivência do produtor audiovisual e curador do portal É conosco, Sérgio Lopes, que foi certificado em 2022, em curso virtual ministrado pelo próprio Al Gore e mentores, Líderes da Realidade Climática.


A rede do Climate Reality Project é formada por mais de 45.000 Líderes da Realidade Climática em mais de 190 países ao redor do mundo.


Contando com mais de 3.900 Líderes da Realidade Climática, a missão do The Climate Reality Project Brasil é fomentar a descarbonização da economia brasileira, convocando os líderes à ação, fortalecendo a rede da filial ao redor do país, trazendo novas pessoas e tecendo parcerias que serão fundamentais na implementação dos objetivos internacionais no território brasileiro.


“Nós acreditamos que, com o conhecimento climático acessível e colocado em uso, cada ser humano será uma força de mudança para os maiores desafios da sociedade, resultando em pressão aos governantes para ação, demandados pelo movimento de combate à crise climática”.


“Disseminamos conhecimento e boas práticas, com ênfase em escolas e na educação, ações e campanhas voltadas à opinião pública e fortalecendo a ação climática junto a entidades subnacionais”

The Climate Reality Project Brasil


Sérgio Lopes em evento no Centro Educacional Unificado (CEU) Casa Blanca,
Prof. Fred Kemper, Sérgio Lopes e Joao Garcia

Com o objetivo de sensibilizar e conscientizar estudantes, para suas responsabilidades individuais e coletivas em relação à crise climática, Sérgio Lopes esteve no Centro Educacional Unificado (CEU) Casa Blanca, onde realizou a apresentação do “Verdade em 10”, um treinamento desenvolvido pela Climate Leaders Project que trata das principais fontes de emissão de gases do efeito estufa, as consequências do aquecimento global na terra e no mar, e como o calor afeta o ciclo hidrológico, a saúde e a economia global.


Treinamento desenvolvido pela Climate Leaders Project

Treinamento desenvolvido pela Climate Leaders Project
Aproximadamente 380 alunos na apresentação seguida de debate

A partir de fatos científicos, estatísticas, gráficos e fortes imagens que demonstram que os efeitos das mudanças climáticas vão muito além do aumento das temperaturas, a apresentação explorou conexões entre impactos climáticos, justiça social e soluções possíveis, estimulando o engajamento da audiência na causa.


"Resolver a crise climática está ao nosso alcance, mas precisamos de pessoas como você para se levantar e agir."

Al Gore, ex-vice-presidente americano e Nobel da Paz


Para o The Climate Reality Project Brasil, tornar a ação urgente em relação à crise climática é uma necessidade em todos os setores da sociedade através do fortalecimento das ações dos líderes climáticos, propiciando oportunidades de ação coletiva, aprendizagem contínua e articulação com outras redes.


No Brasil, a organização é representada desde 2016 pelo Centro Brasil no Clima, uma organização apartidária, que trabalha para impulsionar a descarbonização da economia brasileira e proteger a biodiversidade, aumentando a ambição da ação climática em todos os níveis, oferecendo oportunidades de aprendizado contínuo em abordagens e soluções para a crise climática.

 
ODS 13



bottom of page