top of page
Âncora 2
Âncora 1

6 Motivos para se preocupar com o Aquecimento Global


Aquecimento Global

O aquecimento global é o aumento gradual da temperatura média da Terra devido ao aumento das concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera.


Esses gases atuam como uma espécie de "cobertor" em torno do planeta, permitindo que a luz solar entre, mas dificultando que o calor seja irradiado de volta para o espaço.


Esses gases, como o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4) e o óxido nitroso (N2O), são liberados principalmente pela queima de combustíveis fósseis, como carvão, petróleo e gás natural, bem como por atividades industriais e agrícolas.


“Temperaturas globais alcançarão níveis recordes nos próximos cinco anos”

Organização Mundial Meteorológica (OMM)


O aquecimento global traz consequências e têm impactos significativos na vida na Terra, incluindo na disponibilidade de água, na produção de alimentos e na saúde humana.



São muitas as razões pelas quais devemos nos preocupar com o aquecimento global. Aqui estão algumas das principais:


1. Impacto no meio ambiente: O derretimento das calotas polares e das geleiras, que nos parece algo muito distante, leva ao aumento do nível do mar, ameaçando comunidades e ecossistemas costeiros com a perda de habitat e a extinção de espécies, já que muitos organismos não conseguem se adaptar rapidamente às mudanças climáticas.


2. Eventos climáticos extremos: O aquecimento global contribui para o aumento da frequência e intensidade de eventos climáticos como tempestades, furacões, secas prolongadas e ondas de calor. Esses eventos podem causar danos significativos à infraestrutura, à agricultura e à saúde humana.


3. Segurança alimentar: Os eventos climáticos extremos citados acima, afetam a produção de alimentos de várias maneiras. Secas, inundações e mudanças nos padrões de chuva reduzem a produtividade agrícola e, as alterações nos ecossistemas marinhos e nas condições oceânicas podem afetar a pesca e os recursos marinhos, fontes importantes de alimentos para muitas comunidades.


4. Saúde humana: O aumento da temperatura e eventos climáticos extremos levam ao aumento de doenças transmitidas por vetores, como malária e dengue, afetam a qualidade do ar e aumentam os riscos de doenças respiratórias. Populações vulneráveis, como idosos, crianças e pessoas de baixa renda, são especialmente afetadas.


5. Impacto econômico: Os danos causados por eventos climáticos extremos, os custos de adaptação e os impactos na agricultura e na indústria podem ter efeitos negativos nas economias locais e globais.


6. Herança planetária: O aquecimento global é um desafio de longo prazo que afetará as gerações futuras. Devemos ser responsáveis e agir agora para limitar as emissões de gases de efeito estufa e reduzir os impactos do aquecimento global, a fim de deixar um planeta saudável e sustentável para as gerações futuras.


Nossas escolhas de consumo têm um impacto direto no meio ambiente.


Ao optar por produtos e serviços que sejam sustentáveis e de baixo impacto ambiental, você contribui para reduzir a pressão sobre os recursos naturais e diminuir a emissão de gases de efeito estufa.


 
ODS 13 - Ação contra a mudança global do clima




bottom of page