top of page
Âncora 2
Âncora 1

LARA BIKE: mobilidade urbana, cidadania, diversidade, aventura e entretenimento



O portal É conosco gosta de mostrar iniciativas que impactam positivamente na sociedade e por isso conversou com Pichi Martirani, diretor audiovisual e de animação 2D, E Jennifer Meyer, arquiteta, urbanista e designer gráfica, criadores de uma série para TV encantadora e que trata de amizade, cidadania, uso do espaço público, cultura colaborativa, respeito à diversidade e reconhecimento da natureza.


Pichi nos contou que que como pai, na medida em que as filhas cresciam, tinha um certo medo da cidade e sonhava com um ambiente melhor e menos violento para elas.


Uma cidade para a vida


Com um histórico de trabalhar com “puppets” (bonecos manipulados) na TV Cultura, desenvolvia a ideia de um personagem que tinha um objeto de transporte, uma mala, para levar o conhecimento para as crianças, num ambiente lúdico e nada professoral.


Partindo de uma vivência pessoal, as famílias estavam juntas em férias na praia, com as crianças pela primeira vez andando de bike livremente na areia, ganhando autonomia. Eles conversaram muito sobre essa percepção.


Ainda na praia, Pichi teve o insight de unir a ideia do transporte para o conhecimento com uma menina que tivesse uma bicicleta mágica com este objetivo, e pediu para Jennifer desenhar essa personagem.


Assim nasceu Lara Bike


Foi a partir desse encontro entre dois pais com os filhos na praia, pensando num mundo melhor e na alegria das crianças ao adquirirem autonomia de movimento livre, que Lara Bike ganhou forma.


Jennifer vinha trabalhando com mobilidade urbana em seu mestrado e desenhando plataformas digitais, pensando em serviços, na interação das pessoas com a cidade, no modo como as pessoas se locomovem pelos espaços e como tudo isso interfere diretamente no bem-estar social da população.


Coletivo, colaborativo e criativo


Nessa época, Pichi estava tendo acesso ao conhecimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e, entendendo o valor do trabalho coletivo, abriu o projeto para parceiros como Fernando Salem, que ajudou a formatar o universo e do roteirista José Roberto Torero.


Além deles, a equipe hoje conta com consultoria de roteiro da Bia Rosenberg, Maria Rita Barbi e dezenas de artistas que colocaram seu talento à serviço do projeto. A produção executiva é da Joyce Abram e Silvia Prado com realização da Rá Filmes e Estúdio Ara.


"Conhecer e participar ativamente da cidade faz parte da formação e evolução da criança"

A ideia de transmitir de maneira positiva, conceitos que preocupam apenas os adultos, mas que podem atingir as crianças, preparando as para o futuro, naturalmente foi misturando a criatividade com conceitos científicos e incluindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).



Lara, Quim e Cacau


Apesar do nome, Lara Bike não trata apenas de mobilidade urbana. Em cada episódio, a série aborda um tema como diversidade, respeito a natureza, reciclagem, saneamento, poluição e a narrativa percorre um caminho lúdico de ideias de criança, que nem sempre dão certo e no final dos episódios, acontece a ação do coletivo, que faz a grande mudança.


STORY BOARD

Como artistas, Jennifer e Pichi acreditam que captaram bastante bem o movimento que acontece no pós pandemia de “retomar a cidade”, caminhar, usar aplicativos e recursos que tragam mais prazer para a vivência e convivência num complexo espaço urbano.


COMPARATIVO DE ALTURAS

Com o trabalho em desenvolvimento, foram qualificados para aporte do Prodav 6, recurso do Fundo Setorial do Audiovisual destinado a induzir o desenvolvimento do mercado brasileiro de conteúdos audiovisuais e hoje, estão prontos para escalar o projeto que já tem pronta a primeira temporada, em termos de conteúdo (roteiro de 13 episódios), e agora, buscam aporte para a produção.


O entusiasmo do Pichi com a série o levou a estudar animação para que pudesse participar efetivamente da produção e lhe rendeu um ganho extra de sensibilidade visual na sua atividade como diretor de fotografia.


Já a Jennifer que como designer trabalhava sob demanda e de maneira solitária, passou a desenvolver a habilidade de trabalhar criação em grupo, onde a imaginação de um, vai sendo complementada pela ideia dos parceiros.



Além da série para TV, o projeto prevê a produção de Apps para celular e tablet, o "Blog da Lara", site com jogos e making of da série, além de canal no YouTube com vídeos de curta duração.

 



 

CONHEÇA OS AUTORES:


Jennifer Meyer Iniciou sua carreira na arquitetura e urbanismo, e migrou para o desenho gráfico há 25 anos atrás. Morou alguns anos em Nova Iorque, onde fez mestrado em design de plataformas digitais e design estratégico, e hoje trabalha com desenho de plataformas digitais. Ao longo de sua carreira, ilustrou livros, sites, material para mídias digitais, ícones para sinalização e personagens. Também ganhou prêmios como o Startup Incubation Award - Honra ao mérito, na Fintech Women; Prêmio Parsons The New School for Design na School of Design Strategies - University Merit Award; Prêmio na Bienal de Curitiba na categoria de design editorial; e dois prêmios de design ambiental na Bienal de Design Gráfico do Brasil. O projeto da série Lara Bike é a sua primeira aventura na área de animação, onde junta seu interesse pelo espaço urbano, seu trabalho gráfico e a paixão pela ilustração.


Pichi Martirani - Diretor Audiovisual e Animação 2D com Pós-Graduação - 2020 Animação 2D - Faculdade Méliès, Graduação - 1987 Bacharel em Comunicação Social - Rádio e TV | FAAP. Especialização: Curso Avançado de Animação - 2018 Anima Mundi Professor César Coelho | Planejamento de Mídias Digitais - 2014 Fundação Getulio Vargas Direção Atores Método Stanislavski - 2003 La Escuela Internacional De Cine Y Televisíon - CUBA - Mestre da New York University – Marketa Kimbrell. Tem em seu histórico o Movimento Produção Audiovisual Independente, anos 80. Diretor de Cena - TV Cultura, MTV, TVE | Área Cultural. Produtor Audiovisual Panoramas das 40ª- 46ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo TELEVISÃO Autor/Diretor, Série Pílulas Eletrônicas, TV MIX/Gazeta, 1989. Diretor Cena Infantil, micro histórias - Rá Tim Bum, TV Cultura, 1989 Diretor/Colaborador, Programa Legal Sertanejo, TV Globo,1991. Diretor de Fotografia – Documentário Beijoqueiro-Portrait of a Serial Kisser, 1992. Diretor Quadros Infantis, Quadro do Mau - Castelo Rá Tim Bum, TV Cultura, 1994. Diretor Clipe Musical Infantil, Barulhinho Ruim - Vila Sésamo TV Cultura, 2007. Diretor/Roteiro, Documentário Pinacoteca Um Novo Olhar, TV Cultura, 2011. Diretor/Autor, Série Infantil - Traquitana, TV Cultura, 2013. Diretor Cena, Série Humor - Copa do Caos, MTV, 2014. Diretor de Fotografia – Documentários Conteúdos Diversos, 2019-2022

bottom of page