top of page
Âncora 2
Âncora 1

Redefinindo o Sucesso: os caminhos do Capitalismo Consciente


Capitalismo Consciente - É conosco

conceito-de-etica_Imagem de freepik


Buscando revolucionar a forma como os investimentos e negócios são conduzidos no país, reduzindo as desigualdades e fortalecendo os pilares de uma gestão mais humanizada, ética e sustentável, o Capitalismo Consciente é um movimento global que se originou nos Estados Unidos e que desde 2013 vem ganhando espaço no panorama econômico brasileiro.


A essência de um negócio transcende a busca pelo lucro


O Instituto Capitalismo Consciente Brasil, defende que um empreendimento só pode ser considerado verdadeiramente positivo quando gera valor tanto para as pessoas quanto para o planeta. A ética é a base, fundamentada em trocas autênticas e voluntárias entre todos os envolvidos, conhecidos como stakeholders.


Esse modelo de negócio não se contenta em ser apenas lucrativo, o verdadeiro heroísmo do Capitalismo Consciente revela-se na sua capacidade de combater a pobreza e promover a prosperidade econômica, inspirando e elevando a dignidade humana.


Não se trata apenas de acumular riquezas, mas de distribuí-las de maneira justa e inclusiva. Empresas que adotam esse ethos não apenas buscam maximizar seus próprios ganhos, mas também têm um compromisso genuíno com o bem-estar da comunidade em que estão inseridas.


O papel dos líderes empresariais é crucial


Líderes não são apenas gerentes de recursos e impulsionadores de resultados financeiros; são agentes de transformação social. Através de práticas empresariais responsáveis e orientadas para o impacto positivo, podem criar um ciclo virtuoso de crescimento econômico e desenvolvimento humano.


O Capitalismo Consciente não é uma utopia. É um caminho viável e necessário para construir uma sociedade mais justa e sustentável

À medida que mais empresas e investidores adotam essa abordagem, pavimenta-se o caminho para um futuro em que o sucesso econômico esteja intrinsecamente ligado ao bem-estar de todos os seres humanos e do nosso planeta.


Uma jornada de inspiração, educação e transformação das lideranças empresariais


Ao se associar ao Instituto Capitalismo Consciente Brasil seja pessoa física ou jurídica, inicia-se uma jornada que vai do despertar das lideranças, até a implementação de ações e práticas que levam a uma gestão mais humanizada e, a longo prazo, mais lucrativa.


As atividades do Instituto, trazem uma grande gama de cursos que auxiliam as lideranças a desenvolverem um novo olhar para sua prática profissional, agregando consciência e valor ao seu trabalho, a realização de eventos produzidos com o objetivo de aproximar o público de práticas e conceitos ligados aos pilares que sustentam o Capitalismo Consciente.


Oferecem ainda, três etapas de certificação para formar consultores, além de muito conteúdo através de webséries, podcasts e Blog e um aplicativo exclusivo que dá acesso a todas as informações e possibilita network entre os associados.


Muito além do lucro: os pilares do Capitalismo Consciente


Visando provocar grandes transformações, por meio de negócios sustentáveis, conscientes e inovadores e que busque ir além do lucro, o movimento se baseia em quatro pilares:


Capitalismo Consciente - É conosco

  • PROPÓSITO MAIOR - O propósito de uma empresa deve ser muito mais do que simplesmente gerar lucros: é a causa pela qual a empresa existe.

  • CULTURA CONSCIENTE - É a incorporação dos valores, princípios e práticas subjacentes ao tecido social de uma empresa. Ela conecta os stakeholders uns aos outros e também ao seu propósito, pessoas e processos.

  • LIDERANÇA CONSCIENTE - Os líderes conscientes são responsáveis por servir ao propósito da organização criando valor para todos os seus stakeholders e cultivando uma Cultura Consciente de confiança e cuidado.

  • ORIENTAÇÃO PARA STAKEHOLDERS - Um negócio deve gerar diferentes valores para todas as partes interessadas, os chamados stakeholders.


 

O Instituto Capitalismo Consciente Brasil acredita no poder e na responsabilidade das empresas no avanço da Agenda 2030 proposta pela Organização das Nações Unidas, traduzida em seus 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e contribuí com maior intensidade com o ODS 8 e o ODS 17.

תגובות


bottom of page