top of page
Âncora 2
Âncora 1

"Precisamos colocar de lado as desculpas e pegar a caixa de ferramentas para resolver os problemas"


Antonio Guterres - Secretário-geral da ONU

A COP 27 é a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas em sua 27ª edição, que está acontecendo de 06 a 18 de novembro no Egito.


É um evento global que reúne mais de 90 chefes de estado e representantes de 190 países, que irão debater a adaptação às mudanças climáticas, mitigação dos gases do efeito estufa, o impacto climático nas questões financeiras e a implementação do Acordo de Paris para conter o aquecimento global.


Renata Moraes, gerente do Climate Reality Brasil está na COP 27 como representante da sociedade civil. Ela nos enviou suas impressões destes primeiros dias, e destacou a grande interação e troca de informações que está acontecendo por lá, sinalizando sua esperança na realização de boas parcerias.


Assista o depoimento da Renata e sinta o “gostinho” de estar numa COP.


Renata Moraes - Climate Reality Brasil


É conosco colheu algumas falas que sintetizam as discussões que estão acontecendo na conferência climática da ONU. O tom de preocupação com a incapacidade de alcançarmos as metas é alarmante!


ESTRADA PARA O INFERNO

“Com o mundo em uma estrada para o inferno climático com o pé no acelerador, a humanidade tem uma escolha: cooperar ou perecer. É um Pacto de Solidariedade Climática ou um Pacto de Suicídio Coletivo”.

Antonio Guterres - Secretário-geral da ONU



PROBLEMA DE CREDIBILIDADE

“Todos nós temos um problema de credibilidade: estamos conversando e começando a agir, mas não estamos fazendo o suficiente. Não é hora de covardia moral”.

Al Gore – Ex-vice-presidente americano e Nobel da Paz em 2007



PAÍSES RICOS SÃO OS CULPADOS

“A África não deve pagar por crimes que não cometeram. Os países ricos são os culpados pelo problema climático”.

Faustin Archange Touadera - Presidente da República Centro-Africana



QUESTÃO DE JUSTIÇA

“Os países ricos devem reconhecer que é de seu interesse vital, bem como uma questão de justiça, investir em Ação Climática em mercados e países emergentes e em desenvolvimento”.

Economista britânico Nicholas Stern



BRASIL PRECISA SER PROTAGONISTA

“O Brasil precisa ser protagonista dessa agenda climática. Precisamos recuperar a nossa credibilidade e demonstrar que queremos dialogar com os demais países”.

Helder Barbalho - governador do Pará



ZERAR TODO O DESMATAMENTO

“Primeiramente, temos de zerar todo o desmatamento antes de 2030, que foi um compromisso assumido, inclusive pelo Brasil, na COP26, em Glasgow”

Carlos Nobre, cientista integrante da Royal Society



ESTA COP EXIGE UM OLHAR INTEGRADO

"Não basta olhar para a mitigação das mudanças climáticas e redução da emissão de gases de efeito estufa. Esta COP exige um olhar integrado entre a biodiversidade e a natureza no planeta."

Marcelo Furtado, diretor da Nature Finance



FRACASSARAM EM DETER AS CAUSAS

“As lideranças políticas desde a COP número um até o momento fracassaram em deter as causas da crise climática”

Gustavo Petro, presidente da Colômbia


INFLUÊNCIA DOS LOBISTAS

“A influência dos lobistas dos combustíveis fósseis é maior do que os países e comunidades da linha de frente, que são ofuscadas por representantes de interesses corporativos”.

Grupo ativista Kick Big Polluters out



NOS LIVRAR DOS COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS

“Temos de nos livrar dos combustíveis fósseis, porque sem isso não conseguiremos ter preços estáveis nos setores da energia e da alimentação”.

Marta Leandro, vice-presidente da associação ambientalista Quercus



Greta Thunberg, ativista climática

FÓRUM PARA “GREENWASHING”


A ativista climática sueca Greta Thunberg criticou a cúpula global, pedindo menos conversa e mais ação. Disse que não vai à Cop27 por muitas razões, mas o principal motivo é que o espaço para a sociedade civil este ano é extremamente limitado e a COP não são vai mudar todo o sistema, mas apenas incentivar o progresso gradual. Segundo Greta, a COP precisa ser atualizada para acompanhar as necessidades urgentes para proteger o planeta e atender às demandas da juventude.


"A COP virou um fórum para “greenwashing”, usado como uma oportunidade para líderes e pessoas no poder chamarem a atenção."

Greta Thunberg, ativista climática



ELES ATRASARAM A AÇÃO CLIMÁTICA

“Estamos aqui representando milhões de pessoas que exigem que os poluidores sejam expulsos do espaço da conferência e da formulação de políticas. Por mais de meio século eles esconderam a verdade sobre os danos ao povo. Eles atrasaram a ação climática por causa de ganância”.

Aderonke Lge - Ativista da Public Participation Africa.



MUITO POUCO, MUITO LENTO.


Falha na adaptação às mudanças climáticas coloca o mundo em risco.





À medida em que os impactos crescentes das mudanças climáticas são experimentados em todo o mundo, a mensagem de que as emissões de gases de efeito estufa devem cair é inequívoca.


O Relatório de Lacunas de Emissões 2022: The Closing Window conclui que a crise climática exige uma rápida transformação das sociedades; a comunidade internacional está muito aquém das metas de Paris, sem nenhum caminho crível para alcançarmos a meta de 1,5°C.





Somente uma transformação urgente em todo o sistema pode evitar o desastre climático.


 




bottom of page