• É conosco

AJUDANDO A CONSTRUIR UM MUNDO MELHOR


Livro O que é a Cultura do Desperdício - Portal É Conosco

*Lúcia Helena de Camargo

Como vamos evitar o desperdício e distribuir renda, de maneira a preservar a saúde do planeta e construir um futuro melhor para a maior quantidade de pessoas possível?


Foi em busca dessa resposta que surgiu o projeto para a produção do livro “O Que é a Cultura do Desperdício”, uma adaptação do documentário “Cultura do Desperdício - por uma sociedade mais consciente”, lançado pela produtora Conteúdos Diversos na Virada Sustentável em 2017, e exibido nos canais Globosat e TV Cultura.


ASSISTA AO TRAILER

A procura por uma comunicação que contribuísse para a conscientização e mudança comportamental em prol de um consumo consciente, aproximou os realizadores Sílvia Prado e Sérgio Lopes do então coordenador do curso de Food Design, Christian Ullmann e da coordenadora da graduação em Design Gráfico e Digital, Eliane Weizmann, fazendo com que em algumas discussões semanais dessem origem ao teor da obra que chega agora ao público interessado nas questões da sustentabilidade.


Ao pensar em economia circular desde a concepção do design dos produtos, é possível antecipar os eventuais problemas e criar sistemas que funcionem de maneira a suprir as demandas da sociedade.

Para desenvolver o texto e organizar a obra os produtores convidaram o escritor Marcelo Candido de Melo que já havia trabalhado no roteiro do filme que nasceu a partir de uma ideia original da presidente da ONG Banco de Alimentos, Luciana C. Quintão.

Livro O que é a Cultura do Desperdício - Portal É Conosco

O projeto envolveu uma equipe transdisciplinar, capitaneada pelo designer Fábio Silveira, docentes e alunos de áreas gráficas, audiovisuais e editoriais, que durante dois meses discutiram e elegeram os parâmetros para a criação da obra e dos vídeos que complementam o conteúdo impresso, acessados através dos QR Codes que remetem para um site dentro do portal É Conosco, abrigando todo o conteúdo do projeto.

O site dará acesso ao documentário que inspirou o livro, diversos vídeos com entrevistas inéditas e ainda um audiolivro e um podcast onde a transposição das entrevistas ganhará a dimensão de uma grande roda de conversa com pensadores, ativistas e especialistas da iniciativa privada, oferecendo assim, uma visão transmídia do conteúdo em abordagens variadas, de maneira a ampliar o público e viabilizar o propósito de divulgar as iniciativas que evitam o desperdício, contribuindo para melhor qualidade de vida no planeta.


Aprovado em Lei Rouanet com patrocínio do Rabobank Brasil, com parceria da ONG Banco de Alimentos e apoio ABIMAPI, o documentário e, agora, o livro, impresso sobre papel Off-set 90gr, respeitando o uso de fontes responsáveis, são mais um chamado de alerta.

Patrocinadores O que é a Cultura do Desperdício - Portal É Conosco

SAVE THE DATE: O lançamento para convidados e público interessado nas questões da sustentabilidade acontecerá dia 8 de junho às 19h00 no Instituto Europeo Di Design (IED) - Rua Maranhão, 617 - Higienópolis, São Paulo.


PROGRAMAÇÃO: Coquetel de boas-vindas - Apresentação do projeto em roda de conversa com representantes do Rabobank Brasil, ONG Banco de Alimentos, Abimapi, IED e os realizadores.

  • Ao final, teremos exibição do documentário “Cultura do Desperdício” (52’minutos)

A produtora Conteúdos Diversos, signatária da Rede Brasil do Pacto Global, tem trabalhado o audiovisual como uma poderosa ferramenta de entretenimento, informação e conscientização com objetivo de engajar a audiência nas questões da sustentabilidade alinhando seus projetos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 - ONU.

 
  • *Este post contou com a colaboração de Lúcia Helena de Camargo que é jornalista há 30 anos. Formada pela PUC-SP, trabalhou na Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário do Comércio, entre outras publicações. Editou a revista Becicle, publicação sobre ciclismo, saúde e meio-ambiente. Nos últimos anos tem atuado como criadora e editora de conteúdos, principalmente nas áreas de sustentabilidade, diversidade e equidade de gêneros.