O Dia Internacional da Mulher continua servindo como instrumento de conscientização para evitar as desigualdades de gênero em todas as sociedades.
Dentre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o Objetivo 5 – ODS5 – tem como meta alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas.
Cada vez mais as mulheres abraçam o ativismo em prol do meio ambiente, exercendo importante papel no enfrentamento de problemas como a mudança climática e o desenvolvimento de ações que contribuem para a preservação da natureza e da qualidade de vida na terra.
Embora a igualdade de gênero ainda seja um grande desafio no mercado de trabalho, o Brasil tem excelentes exemplos de lideranças femininas na ciência, protagonizando avanços importantes em relação à proteção ambiental.
Acreditamos que o audiovisual é uma ferramenta poderosa de conscientização e identificamos o protagonismo feminino como destaque na websérie idealizada e conduzida pela jornalista Paulina Chamorro e pelo fotógrafo João Marcos Rosa com apoio da Fundação Toyota, CicloVivo e National Geographic Brasil.
O Projeto "Mulheres na Conservação" conta a trajetória de ativistas que se destacam pelos seus esforços em ações voltadas para conservação ambiental.
Mulheres na Conservação
Episódio 01 - Beatrice Padovani - Suas pesquisas têm como principal enfoque os recifes de corais, reservas marinhas, dinâmica populacional de peixes e pesca artesanal na Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais.
Episódio 02 - Patrícia Médici – A engenheira florestal percorre o Pantanal e outros biomas brasileiros há mais de 30 anos para monitorar o comportamento da anta, o maior mamífero terrestre da América do Sul.
Episódio 03 - Karen Strier – A doutora em antropologia e presidente da Sociedade Internacional de Primatologia, conduz estudo com os muriquis-do-norte, espécie criticamente ameaçada de extinção.
Episódio 04 - Flávia Miranda - médica-veterinária, fundadora e presidente do Instituto Tamanduá, lidera estudos sobre o tamanduaí, o mamífero mais antigo da América Latina.
Episódio 05 - Neiva Guedes – bióloga, criou o Projeto Arara Azul e, em 2014, seus estudos foram responsáveis por retirar a ave da Lista de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção do Ministério do Meio Ambiente.
"Mulheres na Conservação" iniciou a segunda temporada em dezembro com mais cinco episódios veiculados no Facebook da Fundação Toyota do Brasil e nos perfis no Instagram @fundacaotoyotadobrasil e no @mulheresnaconservacao.
O 1º episódio já está disponível:
Episódio 01 - Érica Pacífico - há 10 anos, lidera um grupo de pesquisadores buscando mais informações sobre uma das espécies mais ameaçadas de psitacídeos do mundo, a arara-azul-de-lear.
Dentro do tema "mulheres que abraçam o ativismo" gostaríamos de convidar à você que chegou até aqui a assistir o documentário "Cultura do Desperdício", produzido em 2017 e veiculado nos canais Globosat e TV Cultura e disponível no Canal do Youtube É conosco.
O documentário nasceu de uma parceria entre a produtora Conteúdos Diversos e a ONG Banco de Alimentos a partir do desejo da sua fundadora e presidente Luciana C. Quintão de contar a história da instituição, que completava 20 anos naquele ano.
"Cultura do Desperdício" fala de comportamento, consumo, desperdício e dos excessos da nossa sociedade que, entre outros problemas, contribuem para o aumento do aquecimento global, que está destruindo nosso planeta.
Pegue a pipoca e conheça um pouquinho da história da Luciana, uma economista e "desobediente civil", que não se conforma que, enquanto tem gente morrendo de fome,
joguemos comida no lixo.
FONTES:
·FUNDAÇÃO TOYOTA DO BRASIL: https://www.fundacaotoyotadobrasil.org.br/projetos/mulheres-na-conservacao/
CONTEÚDOS DIVERSOS PRODUÇÕES: https://www.conteudosdiversos.com.br/
ONG BANCO DE ALIMENTOS: https://bancodealimentos.org.br/
Comentarios