top of page
Âncora 2
Âncora 1

Pantanal - a Beleza dos Dias Comuns


Pantanal - É conosco
Ilustração - Marco Antônio Godoy

Se, na maior parte dos dias, o Pantanal Mato-grossense é um ecossistema perfeito, um paraíso para os animais que moram por lá, em outros tudo pode se inverter e virar uma perigosa armadilha.


Valéria Portella - Escritora É conosco
Valéria Portella - Escritora

Assim se inicia a apresentação do livro “Pantanal – A beleza dos dias comuns”, da escritora gaúcha Valéria Portella, que nos traz um conteúdo cheio de poesia e diversão ao narrar o dia a dia da fauna do Pantanal e ainda revela como estão ameaçando esse patrimônio natural da humanidade.


O portal É conosco conversou com a autora que nos contou que desde pequena, quando ainda não sabia ler nem escrever, ela inventava histórias e ditava para sua mãe.


Mais tarde se profissionalizou como redatora publicitária e, paralelamente, publicou quatro livros e dois contos em coletâneas infantis, recebendo um Prêmio Açorianos de Melhor Livro Infantil.


A vocação latente se materializou quando procurava livros “legais” para suas filhas pequenas. Percebendo uma lacuna no mercado editorial infantil, resolveu contribuir com um bom conteúdo para crianças.


O despertar de uma ativista

A preocupação com a questão climática surgiu em sua vida nesta época, com o cuidado de quem está colocando filhos no mundo, ao imaginar como vai ser a vida daqui a um tempo, se vai ter água, se vai ser possível respirar direito.


A evolução da internet ajudou no acesso à informação, a ver que o oceano está poluído muito além do plástico encontrado nas nossas praias, ou o problema dos lixões em nossos municípios, e coisas que precisamos lidar como a mudança climática, que ano após ano vem aumentando sua potência e de repente, um evento climático extremo nos leva a pensar nos mais vulneráveis, e na tal da injustiça climática.


É preciso ter mais informação sobre sustentabilidade para que todos se conscientizem.


Onça no Pantanal - É conosco
Ilustração - Marco Antônio Godoy

Valéria fez uma única visita ao Pantanal, e toda aquela beleza ficou na sua cabeça, mas o insight para escrever o livro aconteceu quando viu a foto de um homem, carregando uma onça que estava ferida, numa época de queimadas no Pantanal.


"O impacto da imagem daquele bicho majestoso sendo carregado por um simples homem, mostrava o quanto ele estava fragilizado"

Valéria Portella


Valéria conta que isso a comoveu e foi a grande inspiração para produzir esse livro, de fazer um contraste, onde o belo dia comum no Pantanal é o dia que não tem queimada, que não tem ninguém destruindo aquele santuário.


Teve o cuidado de não ser panfletária, acreditando que ficaria chato para uma criança. Coloca as questões de uma forma lúdica, fazendo comparações, usando metáforas e um tom poético para falar de um assunto que dói, mas apesar da devastação que acontece, consegue nos transportar para a beleza do cenário pantaneiro.


Um livro feito com amor pelos animais e a força da indignação

Valéria ama animais e fez uma grande pesquisa sobre o Pantanal, pela convicção que é preciso conhecer o objeto de sua escrita, e com sua estória procura transmitir para seus leitores que o mundo está todo interligado e existe um equilíbrio que quando afeta uma espécie, toda uma cadeia de eventos catastróficos acontece. Na natureza, tudo importa e ela sintetiza essa percepção com uma frase que carrega consigo: “Não devemos admitir nem um a menos”.


As belíssimas ilustrações são do artista visual e desenhista gráfico Marco Antônio Godoy, e este é o segundo livro em parceria com a autora.


O livro é interdisciplinar e nas escolas, pode tanto ser trabalhado na matéria de língua portuguesa quanto na disciplina de biologia ou geografia, levantando a uma discussão muito boa. No final, uma seção intitulada “Nossos Personagens” mostra os bichos como eles são, descrevendo algumas características e hábitos.

Está alinhado com o ODS 15 – Vida terrestre, que trata de proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.

  • Conheça e siga a autora @valportella

Serviço: Pantanal - A Beleza dos dias comuns - Editora Suinara

Autor: Valéria Portella

Ilustrador: Marco Antônio Godoy

Faixa etária: a partir de 9 anos

Indicação: a partir do 4º ano

Temas abordados: meio ambiente e ecossistema

Área do conhecimento: língua portuguesa, geografia e ciências


 





Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
bottom of page