O consumismo tomou conta das datas comemorativas e no último dia 29 aconteceu a Black Friday, data que celebra o “Consumo”, sem disfarces ou intermediários como “Papai Noel” ou algum “Coelhinho” desavisado.
Segundo o Procon de São Paulo, ação promocional, realizada por lojistas, já registrou mais de 2 mil queixas nos últimos 30 dias, que vão de atrasos nas entregas, qualidade dos produtos e maquiagem de preços, entre outras.
A cultura do consumo associa felicidade à posse de bens materiais, e as palavras “promoção” ou “desconto”, são gatilhos poderosos para reforçar um ciclo que pode ser insustentável tanto para as finanças pessoais quanto para o meio ambiente.
Pesquisas indicam que experiências e relacionamentos são fontes mais duradouras de bem-estar do que possuir objetos. Questionar se o que você está comprando realmente traz valor ou é apenas um desejo passageiro impulsionado pela publicidade, pode mudar seu comportamento de compra.
Romper com o Ciclo do Consumismo
Compras por impulso geralmente resultam em produtos que não são realmente necessários e muitas vezes acabam esquecidos, descartados ou têm pouco uso.
O aumento da demanda durante essas datas incentiva a superprodução, gerando maior consumo de energia, matéria-prima e, consequentemente, mais lixo e emissões de carbono. Embalagens excessivas, produtos descartáveis e eletrônicos têm um impacto ambiental significativo.
Promoções apelativas podem levar a gastos descontrolados, que podem comprometer a estabilidade financeira. Planejar os gastos com antecedência ajuda a evitar cair nas armadilhas de falsas promoções.
Como agir de forma consciente?
Planeje com antecedência: Defina um orçamento e uma lista de prioridades antes de comprar.
Prefira qualidade a quantidade: Opte por itens duráveis e de origem sustentável. Apoie pequenos produtores e artesãos: Isso ajuda a estimular a economia local e reduz o impacto ambiental.
Evite promoções enganosas: Nem todo desconto é real. Pesquise preços e compare antes de adquirir qualquer produto.
Doe e compartilhe: Aproveite a ocasião para doar o que você não usa mais e incentivar um consumo mais responsável.
Redescubra o propósito original das datas
A maioria das datas comemorativas tem raízes em valores como amor, união, renovação e gratidão. Reflita sobre o significado histórico e espiritual dessas ocasiões e traga esses valores para as celebrações em sua casa.
Foco nas relações, não em presentes
Resgatar o significado das datas comemorativas é um ato de resistência e renovação. É um lembrete de que, no final, são as conexões humanas, os gestos de cuidado e o tempo compartilhado que tornam as ocasiões especiais.
Adotar um comportamento mais consciente durante essas datas não só reduz impactos negativos, mas também ajuda a ressignificar o propósito delas, trazendo foco para valores mais genuínos e sustentáveis, não só em nossas vidas, mas também na sociedade e no planeta.
Conheça o The Climate Reality Project Brasil, a filial brasileira do The Climate Reality Project, organização global criada pelo ex-vice-presidente e Nobel da Paz, Al Gore em 2006, com uma rede de mais de 20 mil voluntários pelo mundo, sendo quase 4 mil localizados no Brasil.
Comentários