top of page
Âncora 2
Âncora 1

Repense, reduza, reuse e recicle



Existe uma responsabilidade compartilhada entre o cidadão, o serviço público e as empresas especializadas contratadas para descartar os resíduos pós-consumo ou o lixo que cada um de nós produz. O descarte seletivo é a chave para que esta engrenagem funcione bem.


Segundo Site da Prefeitura de São Paulo só de janeiro a agosto de 2020 a coleta domiciliar foi de 2.393.266 toneladas de lixo enquanto a coleta seletiva tem média anual de 83 mil toneladas (variação de até 10%).


O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU número 12 – ODS12 - diz: “Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis”. As metas incluem reduzir pela metade o desperdício de alimentos per capita mundial; alcançar o manejo ambientalmente saudável dos produtos químicos e todos os resíduos; e reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso; entre outros.


“Seja a mudança que você quer ver no mundo”

Dalai Lama – Líder religioso do Tibete



Nossos hábitos de consumo, valores e necessidades materiais precisam migrar para posições mais sustentáveis e nessa busca encontramos inspiração no Recicleiros que tem como missão trabalhar na redução drástica da quantidade de resíduos enviados para aterros e lixões, a inclusão socioprodutiva qualificada e o desenvolvimento da cultura ambiental.


Neste site você encontrará 4 dicas bem simples para se tornar uma pessoa mais sustentável:

  • · REPENSE Tome um tempo para analisar seus hábitos. Tudo o que você compra é realmente necessário? Você está fazendo o máximo que pode para minimizar seu impacto sobre o planeta? Repense suas atitudes para respeitar o meio ambiente.

  • · REDUZA A partir de um consumo mais consciente, é possível diminuir a quantidade de lixo produzido, a emissão de poluentes e o uso dos recursos naturais. Reduza o uso de água, energia e combustíveis, além de se organizar para gerar menos lixo.

  • · REUSE Antes de jogar algo fora, pense em como isso poderia ser reutilizado. Use as folhas de papel dos dois lados e reaproveite embalagens para armazenar outros materiais, por exemplo. Assim, você contribui para reduzir o depósito de resíduos no meio ambiente.

  • · RECICLE A reciclagem evita a contaminação do meio ambiente, economiza matéria-prima e poupa recursos naturais. Separar os resíduos orgânicos dos recicláveis facilita a coleta seletiva e evita que os materiais se acumulem em aterros ou lixões.

O Instituto Recicleiros foi criado em 2007 por jovens empreendedores incomodados com os impactos ambientais do lixo nas cidades brasileiras, a baixa percepção da população sobre o problema, a situação degradante dos trabalhadores da reciclagem, conhecidos como catadores, e as limitações do poder público para resolver a questão em âmbito municipal, fatores que impactam diretamente a vida de milhões de brasileiros todos os dias.


Fundar o Instituto foi a forma que encontraram de colaborar com o desenvolvimento de soluções para esse impasse, ainda antes da instituição da Política Nacional de Resíduos Sólidos, criando um conceito exclusivo de implantação de Sistemas de Gestão de Resíduos



Em entrevista realizada em 2019, durante o Fórum de Sustentabilidade ABRE – Associação Brasileira de Embalagens - Erich Burger, diretor de desenvolvimento de negócios| Recicleiros explicou o trabalho da instituição.


No documentário Cultura do Desperdício (2017) o advogado especialista em Direito Ambiental, Direito dos Resíduos, Saneamento e Sustentabilidade, Fabrício Soler explicou a diferença entre lixão e aterro sanitário. Confira aqui:




E o lixo eletrônico?


Segundo a ABREE, Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos para implantação do sistema de logística reversa de eletroeletrônicos e eletrodomésticos em todo o país é fundamental seguir três etapas para se alcançar os objetivos:



Lixo eletrônico - É conosco
Foto: Site Abree

A 1ª etapa, começa com o consumidor que precisa ter consciência de que os produtos eletrodomésticos e eletroeletrônicos precisam ter o correto destino no fim de vida. Para isso, ela disponibiliza a lista completa do que pode ser descartado aqui:


A 2ª etapa é a identificação dos pontos de recebimento adequados para descartar todos os tipos de produtos eletroeletrônicos. E a ABREE disponibiliza um mapa interativo destes pontos mais próximos aos consumidores, que podem ser acessados aqui:


A 3ª etapa é a reciclagem. Os produtos entregues nos pontos de recebimento chegam para a ABREE, que viabiliza a destinação ambientalmente adequada dos produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos em parceria com seus associados e demais agentes dessa cadeia fazendo com que os produtos descartados sejam reciclados.


Mara Ballam – gerente executiva da ABREE nos chama atenção para um ponto fundamental:


“É muito importante que cada ente dessa cadeia - consumidores, varejo, fabricantes e importadores - tenham informação para que efetivamente cumpram o seu papel para termos um ecossistema de logística reversa eficiente no Brasil”.

A executiva complementa fazendo um convite: -” Hoje, a ABREE representa 28 associados, entre fabricantes e importadoras de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos, que trabalham junto à entidade para a destinação ambientalmente correta de resíduos sólidos. Convidamos a todos a se engajarem e conhecerem como nos ajudar a termos cada vez mais avanços na reciclagem de eletroeletrônicos e eletrodomésticos no Brasil”.



É PRECISO CAUSAR PARA MUDAR


Encerramos este post que fala de projetos e pessoas que nos inspiram citando o trabalho de duas amigas empreendedoras e criadoras do projeto CASACAUSA que baseado em pesquisa de instituições, startups, empresas e consultores que tenham soluções para o lixo zero constroem conhecimento e desenvolvem soluções multimodais para atender eventos, empresas e territórios.



O que a Casa Causa faz?

Flávia Cunha e Luciana Annunziata ajudam pessoas, empresas, setor público, eventos, supermercados e bairros que querem causar a começar já, onde estão, da forma mais potente que conseguirem.


Entrevista Erich Burger | Recicleiros: https://youtu.be/JtHYc3jSWRk

ABREE - Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos: http://abree.org.br/

Documentário Cultura do Desperdício: https://youtu.be/EDBEDtGH-8k

Informações sobre resíduos coletados no município de São Paulo: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/amlurb/index.php?p=185375



 

Objetivo 12 – ODS12 – Consumo e produção responsáveis - É conosco





bottom of page