Tesouros da Terra: passado, presente e futuro da agricultura
- É conosco
- 24 de mar.
- 3 min de leitura

No dia 20 de março, o Brasil celebra o Dia Nacional da Agricultura, uma data que nos convida a refletir sobre a importância desse setor que responde por 23,8% do PIB nacional e 46% das exportações do país. Em um momento em que a segurança alimentar se torna um desafio global, a exposição Tesouros da Terra – Sementes da Inovação, surge como uma oportunidade para compreender o papel essencial do agronegócio na construção de um futuro sustentável.
O Desafio da Segurança Alimentar
A Organização das Nações Unidas (ONU) aponta que, até 2050, a produção de alimentos precisará crescer 60% para alimentar os 9,7 bilhões de habitantes previstos para o planeta. Esse desafio reforça a necessidade de inovação e eficiência na agricultura, desde a produção familiar até as grandes lavouras.
A exposição, que acontece na Biblioteca de São Paulo, oferece um panorama dessa evolução, desde os métodos tradicionais até as tecnologias mais avançadas que estão revolucionando o setor.
Da Enxada à Biotecnologia
Com uma abordagem educativa e interativa, Tesouros da Terra proporciona uma experiência imersiva para visitantes de todas as idades. A mostra destaca a transformação da agricultura brasileira ao longo dos séculos, explorando desde o cultivo manual dos primeiros imigrantes até os modernos processos de melhoramento genético e biotecnologia.

Os visitantes terão a chance de conhecer a história de agricultores, explorar jogos e experimentos interativos e compreender como a ciência tem sido uma aliada fundamental na busca por maior produtividade e sustentabilidade no campo.

Agronegócio e Sustentabilidade
O setor agropecuário no Brasil é um pilar essencial da nossa economia, empregando cerca de 26% da força de trabalho do país, segundo o Cepea. Mas de que adiantará alimentar a nação se esgotarmos nossos solos, poluirmos nossas águas e agravarmos as mudanças climáticas? O crescimento da produção de alimentos precisa caminhar lado a lado com práticas sustentáveis. Felizmente, a agricultura regenerativa e de baixo impacto já é uma realidade! Novas tecnologias estão sendo aplicadas para minimizar os impactos ambientais. O futuro do campo não está na degradação, mas na regeneração! A exposição também aborda como as novas tecnologias estão sendo aplicadas para minimizar impactos ambientais, otimizar recursos hídricos e reduzir emissões de carbono.
Educação e Futuro Profissional
Andrea Moreira, CEO da YABÁ Consultoria, produtora da exposição, destaca a importância da iniciativa que além de trazer um olhar sobre o presente e o passado da agricultura, tem também um papel fundamental na formação dos futuros profissionais do setor. Jovens e estudantes poderão conhecer mais sobre carreiras em agronomia, bioquímica e biotecnologia, áreas que desempenham um papel essencial na segurança alimentar e na inovação agrícola.
Na exposição Tesouros da Terra, além de destacar os desafios da segurança alimentar, também ampliamos os horizontes dos jovens sobre a importância de estudar temas de biotecnologia e informar as carreiras que existem e estão crescendo no mercado.
Andrea Moreira, CEO da YABÁ Consultoria e Produtora da Exposição
Como Visitar a Exposição
A exposição Tesouros da Terra – Sementes da Inovação - acontece de 20 de fevereiro a 20 de abril das 9h30 às 18h30 na Biblioteca de São Paulo (Avenida Cruzeiro do Sul, 2630 - Santana, dentro do Parque da Juventude).
Após sua passagem por São Paulo, a exposição seguirá para Brasília. Essa iniciativa, viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, não apenas promove a arte e a educação gratuita, mas também gera trabalho e renda para cerca de 150 profissionais envolvidos em sua produção.
Conectando o Campo e a Cidade
A agricultura é a base da nossa alimentação e da economia do país. Projetos como Tesouros da Terra são fundamentais para aproximar a sociedade da realidade do campo e conscientizar sobre os desafios e oportunidades desse setor. Ao explorar o passado e o futuro da agricultura, a exposição convida todos a refletirem sobre a importância da inovação para garantir um planeta sustentável para as próximas gerações.

Conheça o The Climate Reality Project Brasil, a filial brasileira do The Climate Reality Project, organização global criada pelo ex-vice-presidente e Nobel da Paz, Al Gore em 2006, com uma rede de mais de 20 mil voluntários pelo mundo, sendo quase 4 mil localizados no Brasil.
Commentaires