• É conosco

UM ODS PARA CHAMAR DE SEU



O Brasil precisa adequar as metas globais da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável à sua realidade e especificidades.


A Agenda 2030 é um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade que também busca fortalecer a paz universal com mais liberdade.


Reconhece que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável.


Os objetivos contemplados nos ODS são baseados nos oito ODM – Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.



O prazo “limite” para o mundo atingir esses 8 ODM expirou em 2015. Por isso, durante a cúpula Rio+20 (Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável), em 2012, iniciou-se entre todos os Estados-membros um processo de discussão e planejamento da construção de novos objetivos, metas comuns e formas de atingir o desenvolvimento mundial, que pudessem ser mais participativos e abrangentes.


Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são as metas desta agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.


Essa nova agenda sustentável da ONU através dos ODS orientam as ações nas três dimensões do desenvolvimento sustentável – econômica, social e ambiental indicando os caminhos a serem trilhados e as medidas a serem adotadas para promover o seu alcance.



O que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU?



ACESSE OS OBJETIVOS GLOBAIS CLICANDO SOBRE CADA UM DELES:









Objetivo 1 - Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares









Objetivo 2 - Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.









Objetivo 3 - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.









Objetivo 4 - Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.








Objetivo 5 - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.









Objetivo 6 - Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.









Objetivo 7 - Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia, para todos.









Objetivo 8 - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.









Objetivo 9 - Construir infraestruturas robustas, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.









Objetivo 10 - Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.









Objetivo 11 - Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resistentes e sustentáveis.









Objetivo 12 - Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.









Objetivo 13 - Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos.









Objetivo 14 - Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.









Objetivo 15 - Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra, e deter a perda de biodiversidade.









Objetivo 16 - Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.









Objetivo 17 - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.




UN Chief on Decade of Action for the Sustainable Development Goals



No dia 24 de outubro celebrou-se os 75 anos das @nacoesunidas e a @ONUBrasil organizou dois eventos virtuais para dialogar com governo, comunidade internacional e sociedade civil sobre como reconstruir o mundo pós-pandemia juntos.


Os eventos “O futuro que queremos, sem deixar ninguém para trás” terão transmissão ao vivo no canal da @ONUBrasil no YouTube https://www.youtube.com/onubrasiloficial na segunda-feira (26), às 14h30 e 17h. Saiba mais em bit.ly/onubrasil75 ou nas demais redes @onubrasil.



O artista peruano @ivanciropalomino fez a identidade visual para o evento.


O artista explica que a criação, intitulada Florescer 17, retrata os 75 anos da ONU, quando “floresceram as ideias em direção a uma meta que podemos alcançar, como os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.


Trabalhar para alcançar os Objetivos Globais tornará o mundo melhor para as gerações futuras – o mundo que elas viverão. Devemos aproveitar essa oportunidade para mudar nosso mundo para melhor.


REFERÊNCIAS:

@2020  É CONOSCO.ECO.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

ENGAJE NESTA CAUSA

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca ícone do YouTube
ASSINE NOSSA NEWSLETTER