• É conosco

VOCÊ SABE O QUE VOCÊ COME?


Sem questionar sua relevância (comércio exterior), a atividade rural dos latifúndios com peso nas monoculturas, traz problemas ambientais (ecossistema) e sociais, ficando concentrada nas mãos de poucos.


De acordo com Pesquisas do CEPEA (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, a mão de obra do agronegócio ocupa 18,20 milhões de pessoas.


A agricultura familiar e de pequenos produtores produzem mais da metade dos alimentos que estão nas mesas dos brasileiros.


PEQUENAS PROPRIEDADES EMPREGAM

10 MILHÕES DE PESSOAS

(67% DA MÃO DE OBRA DO CAMPO)

Censo Agropecuário (2017)


Estes dados mostram que a discussão deve mudar de eixo e focar na promoção da pesquisa agropecuária em pequena escala; desenvolver tecnologias de baixo impacto ambiental; incentivar a agroecologia; universalizar a assistência técnica pública; estimular a conservação e recuperação dos recursos naturais; valorizar sistemas de certificação que garantam a sustentabilidade socioeconômica e ambiental da cadeia produtiva; impedir liberação de crédito aos agricultores que promovem desmatamento e implementar sistemas de rastreabilidade animal.



ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS

O QUE SÃO?


Alimentos ultraprocessados são formulações industriais à base de ingredientes extraídos ou derivados de alimentos (como óleos, gorduras, açúcar, amido modificado) ou, ainda, sintetizados em laboratório (corantes, aromatizantes, realçadores de sabor, entr