top of page
Âncora 2
Âncora 1

12 ações para um ano mais sustentável

Mais um ano está começando e quer você queira ou não, tudo está em movimento e se transformando.


As mudanças climáticas passaram a ser tratadas como crise climática e deixaram de ser uma ameaça distante. Seus efeitos já podem ser percebidos por todo o planeta através de escassez de água, secas intensas e incêndios, se contrapondo a tempestades, frio intenso e inundações catastróficas que provocam migrações.


Essas alterações poderiam ser naturais por meio de variações no ciclo solar, mas as atividades humanas aceleraram muito essas mudanças, principalmente por causa da queima de combustíveis fósseis que geram emissões de gases de efeito estufa que ao reterem o calor do sol, aumentam as temperaturas.


Uma vez que as atividades humanas têm responsabilidade direta nas mudanças climáticas, como humanos que somos, precisamos contribuir com nossas ações para uma melhor qualidade de vida no planeta.


Que tal adotar uma nova postura, começando agora?



Quando temos um projeto, qualquer projeto, é fundamental que tenhamos metas a serem cumpridas ao longo do tempo. Um calendário de atividades é uma boa ferramenta para nos ajudar a planejar nossas vidas. Ao fazer a contagem dos meses, semanas, e dias, o calendário permite que avaliemos se estamos sendo bem-sucedidos.


Desafio: apenas uma mudança a cada mês.


É conosco gostaria de propor um desafio para que você busque uma vida mais sustentável, apenas mudando ou incorporando a cada mês, um novo hábito que contribua para uma melhor qualidade de vida no planeta, seguindo o calendário:


O tempo não espera por ninguém e janeiro já começou nos lembrando que quando saímos de férias, levamos muita coisa que vai virar lixo quando voltarmos da praia.


Que tal pensar em participar de uma coleta do tipo “praia limpa”?


Seria lindo se todo mundo se dispusesse a limpar a praia que frequenta, mas sabemos que a vida real não é assim e dependemos do poder público e de alguns ativistas que infelizmente não dão conta do volume de lixo que vai parar no mar.


Desafio 1: Se você acredita que ainda não consegue se engajar neste tipo de campanha, você pode fazer uma lista de tudo que está levando em suas férias e garantir que vai trazer tudo de volta para casa, principalmente embalagens, sacos e garrafas plásticas 😊


Dia 6 de fevereiro é o dia do Agente de Defesa Ambiental que tem como atividade proteger e monitorar o meio ambiente.


Que tal observar atentamente o meio ambiente da sua cidade?


Você já reparou no grau de impacto da ação humana na fauna e na flora do seu bairro ou se existem áreas de descarte indevido de lixo e até desmatamento na sua cidade? Pensamentos de ‘como posso ajudar a minha cidade’ são frequentes, mas as ações nem sempre.


É muito comum reclamarmos das autoridades quando nos falta algum serviço, mas dificilmente atuamos para evitar a degradação da nossa cidade. Por que não convidar alguns vizinhos para um café e discutir ideias de como transformar o bairro em uma área mais aconchegante e acolhedora para todos?


Desafio 2: Reúna-se com seus vizinhos e se organizem para limpar uma praça no seu bairro 😊


O Dia Mundial da Água foi instituído pela ONU em 22 de março de 1992 com a divulgação de um documento conhecido como Declaração Universal dos Direitos da Água que em seu “artigo 7º” diz que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada.


Que tal exercitar o consumo sustentável da água?


A data, todo ano nos lembra da importância desse recurso para a manutenção do ecossistema e da vida (humana, das plantas e dos animais), então, use o mês de março para reforçar as boas práticas de preservação da água.


Desafio 3: Fique atento ao tempo no banho, desligue a torneira ao escovar os dentes, limite o uso da máquina de lavar, reaproveite a água sempre que possível e verifique e corrija quaisquer vazamentos na sua casa 😊


Aqui temos uma boa oportunidade de refletir sobre como estamos tratando o nosso planeta, uma vez que 22 de abril é o dia Internacional da Mãe Terra. Os cientistas dizem que precisamos limitar o aumento da temperatura global a 1,5 graus e estamos longe disso. Precisamos reduzir as emissões em 45% até 2030 e alcançar a neutralidade de carbono até 2050. Para isso precisamos acabar com nosso vício em combustíveis fósseis.


Que tal deixar o carro em casa uma vez por semana?


A infraestrutura de transporte público nos estimula a andar de carro, por falta de opções práticas. É normal que em alguns dias você precise dirigir o carro, mas muitas vezes é pelo hábito que entramos no carro para nos deslocarmos umas poucas quadras. Andar a pé, além de evitar trânsito, poluição do ar e consumo de combustível, traz benefícios para sua saúde.


Desafio 4: Uma vez por semana, tente utilizar o transporte coletivo ou um aplicativo de transporte compartilhado. Se estiver realmente no “espírito da sustentabilidade”, tente se locomover de bicicleta (e conte para a gente como foi a experiência) 😊


Precisamos falar de “Segunda sem carne” ... uma campanha internacional que incentiva as pessoas a não comerem carne as segundas-feiras para melhorar sua saúde e a saúde do planeta.


Que tal ficar um dia por semana sem comer carne?


Se você acha que não comer carne apenas um dia da semana não vai fazer diferença para o meio ambiente, saiba que o movimento já está presente em mais de 40 países, reduzindo os impactos do uso de produtos de origem animal.


A Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) estimou que a cada 24 g de ovos, 311 g de carnes e 430 ml de leite ou derivados não consumidos, evita-se: 14 kg de CO2 emitidos na atmosfera e desperdício de 3.400 litros de água (o mesmo gasto de 26 banhos de 15 minutos).


Desafio 5: Na internet você encontra diversas receitas de carnes vegetais ou veganas deliciosas, baratas e saudáveis. Faça o teste 😊

Em 2022 a Semana Nacional do Meio Ambiente teve com o tema “Uma Só Terra”, nos lembrando que não existe planeta B. Não temos alternativa se a vida na terra se tornar inviável.


Que tal cuidar do meio ambiente recusando plásticos de uso único?


Tudo que “jogamos fora”, na verdade jogamos aqui dentro do planeta, então é preciso encontrarmos meios de vivermos de forma sustentável em harmonia com a natureza.

O plástico nos oceanos se decompõe lentamente em micro fragmentos que são ingeridos pela fauna marinha, o que faz com que cheguem à nossa alimentação. O ciclo de vida de sacolas plásticas, talheres e copinhos de uso único é ínfimo perto dos 200 a 450 anos que estarão poluindo o meio ambiente.


Desafio 6: Utilize sacolas retornáveis, evite frutas embaladas em plástico e procure conhecer o ponto de coleta mais próximo e recicle😊


O problema que o plástico causa é tão grande que até criaram um movimento chamado JULHO SEM PLÁSTICO. Ele começou em 2011 na Austrália e a ideia principal era diminuir o uso de plástico nas rotinas diárias durante o mês de julho, diminuindo os danos causados por esse material ao ecossistema marinho, uma vez que os oceanos estão entre os principais destinos desse tipo de lixo.


Que tal cuidar dos oceanos optando por embalagens ecológicas?


Mas não é só isso: um estudo da Universidade de São Paulo (USP) detectou nove tipos de microplásticos em pulmões humanos, sendo que os fragmentos estavam presentes em 13 dos 20 voluntários participantes da pesquisa.


Desafio 7: Prefira embalagens de papel, vidro e papelão, carregue uma garrafinha de água evitando o descarte de garrafas pet ao longo do dia e utilize sempre uma ecobag quando for às compras😊


É em agosto que acontece o dia do Combate à Poluição que busca não apenas conscientizar a população, mas também buscar soluções para esse grave problema que afeta não só o ambiente, como também os seres vivos, incluindo a população humana e suas atividades econômicas e sociais.


Que tal reduzir a poluição cuidando do que descarta?


Poluição é fruto de resíduos da produção humana. A poluição do solo está relacionada com o descarte de lixo, já a poluição hídrica afeta as propriedades da água através de despejo de resíduos em rios e lagos e a poluição atmosférica é caracterizada pela alteração da composição do ar desencadeada, entre outras causas, por indústrias, automóveis.


Desafio 8: Separar o lixo úmido, orgânico e reciclável, evitar o uso de sacolas plásticas e reutilizar embalagens, evitar usar o carro e não realizar queimadas😊


Você já parou para pensar sobre o que te motiva a escolher um determinado produto ou serviço? O consumidor consciente é aquele que, leva em conta os impactos de cada compra, uso ou descarte de produtos e escolhe com sabedoria as empresas com as quais se relaciona, considerando o seu compromisso com o desenvolvimento socioambiental.


Que tal exercitar o consumo consciente?


O Instituto Akatu define o consumo consciente como “consumir com melhor impacto, sem excessos ou desperdícios. É fazer escolhas que contribuem para a sustentabilidade do planeta, para que haja o suficiente para todos para sempre”.


Desafio 9: Antes de qualquer compra, se pergunte: Eu preciso desse produto? Eu tenho dinheiro? Precisa ser agora? Se a resposta for sim para as três questões, boas compras😊


Mais de 150 países celebram em 16 de outubro o Dia Mundial da Alimentação para consciencializar a opinião pública sobre questões relativas à nutrição e à alimentação. O desperdício de alimentos potencializa a insegurança alimentar e da fome no mundo.


Que tal evitar desperdício de alimentos?


Estima-se que 30% da produção mundial de alimentos é desperdiçada, não chega no prato de ninguém. Num país como o nosso que tem perto de 33 milhões de pessoa passando fome, desperdiçar alimentos é algo imoral. Fique atento aos alimentos que compra para evitar que se estraguem na geladeira ou percam o prazo de validade. Lembre-se que o que te sobra, falta para alguém.


Desafio 10: Opte por alimentos produzidos localmente, minimizando as perdas com transporte e armazenamento e aprenda a preparar receitas com partes dos alimentos que são jogados no lixo, como raízes, cascas e sementes😊


O desenvolvimento sustentável não pode ser alcançado sem ações em favor do clima. A mudança do clima impacta a saúde pública, segurança alimentar e hídrica, migração, paz e segurança. Investimentos em desenvolvimento sustentável contribuirão para a redução das emissões de gases de efeito estufa.


Que tal apoiar e exigir práticas mais sustentáveis?


O caminho para que um negócio seja verdadeiramente sustentável precisa passar pelos "três pilares da sustentabilidade": econômico, ambiental e social.


Precisamos garantir que o desenvolvimento da nossa cidade passe por evitar desmatamento, gere crédito de carbono, mecanismo que visa a redução da emissão de CO2, tenha inovação tecnológica e promovam o bem-estar da comunidade.


Desafio 11: Use seu poder de cidadão e consumidor para propor mudanças e pressionar o poder público para um desenvolvimento sustentável😊


O Dia do Voluntário acontece em dezembro para reconhecer e promover ações de voluntariado e de pessoas que doam tempo, amor, talento e criatividade para gerar uma sociedade mais justa e igualitária.


Que tal ser voluntário em uma causa que te inspira?


Ser voluntario nada mais é do que doar seu tempo a outras pessoas e em favor de uma causa na qual acredita e que beneficia todas as pessoas envolvidas, faz bem tanto para quem recebe quanto para quem se doa.


Desafio 12: Escolha uma ONG com uma proposta que te inspira e doe um pouco de seu tempo😊


 
Os 17 Objetivos  de Desenvolvimento Sustentávelda ONU (ODS)  - É conosco



bottom of page