No Brasil, não faz muito tempo, os produtos orgânicos eram restritos a poucos, mas isso está mudando.
O consumidor vem introduzindo orgânicos na cesta básica e a cadeia produtiva se organiza para esse novo cenário, acreditando que produtos de alta densidade nutricional serão os alimentos mais procurados e o investimento na agricultura orgânica será cada vez mais necessário e valorizado.
AS MOTIVAÇÕES DOS CONSUMIDORES SÃO A BUSCA POR SAUDABILIDADE, REDUÇÃO DE PESO E/OU POTENCIALIZAR IMUNIDADE
A pandemia aumentou a preocupação com uma alimentação mais saudável e muitos consumidores começaram a desenvolver hortas em suas casas, mesmo que só de temperos.
Estamos prestando mais atenção ao que comemos e buscamos agricultura e produtos livres de pesticidas e outros químicos.
O MOVIMENTO ORGÂNICO PREGA RESPEITO AO SOLO, ÁGUA, ALIMENTO E AO CICLO DA NATUREZA
Produtos orgânicos são alimentos cultivados sem o uso de agrotóxicos e produtos químicos. Muita gente não sabe, mas além dos vegetais, carnes, peixes, frutos do mar, ovos e laticínios também podem ser orgânicos quando a criação não utiliza hormônios, antibióticos ou outras drogas.
Além disso, as criações orgânicas, tem preocupação com o bem-estar animal, como a existência de espaços adequados para que eles possam se movimentar e manifestar seu comportamento natural.
Até mesmo a alimentação dos animais deve ser orgânica, para que o produtor consiga a certificação.
COMIDA SAUDÁVEL EM ALTA
Segundo a Organics News Brasil, na semana em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um novo conjunto de padrões globais (benchmark) para reduzir o consumo de sal em mais de 60 categorias de alimentos, considerando que isso é necessário para salvar vidas, conseguimos mensurar como é importante consumir produtos naturais e orgânicos.
No Brasil, o consumo nacional médio também é excessivo, de 9,3 gramas. A maior parte desse sódio na dieta vem de alimentos como pão, carnes processadas e produtos lácteos, temperos prontos, presuntos, mortadelas, salame, macarrão instantâneo e salgadinhos de pacote. E o pior: gordura trans.
QUEM TEM INFORMAÇÃO, TEM PODER: VOCÊ LÊ O RÓTULO DO QUE CONSOME?
O Projeto de Lei PL 4061/2020 estabelece a obrigatoriedade de fixar mensagem de advertência sobre o consumo de alimentos processados em embalagens de alimentos, para a promoção da saúde com a seguinte advertência:
“Este alimento é processado. Prefira alimentos frescos ou minimamente processados, pois são mais saudáveis.”
A jornalista e fundadora do canal de Youtube “Do Campo à Mesa”, Francine Lima, em parceria com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) produziu o documentário “Os rótulos estão gritando a mensagem errada” (2018), que aborda a importância de um novo modelo de rotulagem de alimentos.
Minidocumentário sobre a rotulagem nutricional
Em sua participação no documentário "Cultura do Desperdício" (2017), a cozinheira e pesquisadora de comida Bia Goll, falou sobre como nos afastamos da cozinha saudável pela "praticidade" que a indústria trouxe com pratos prontos e ultra processados criando a sensação que cozinhar é um trabalho e não um prazer.
Bia Goll - Nos ensinaram que cozinhar é um trabalho
E como incluir mais frutas, legumes e verduras na dieta ou substituir produtos convencionais por produtos orgânicos ou naturais?
MUDANÇA DE HÁBITO E INVESTIR NA SAÚDE
De acordo com os primeiros resultados da pesquisa NutriNet Brasil, realizada pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens) da Universidade de São Paulo (USP) que contou com a participação de 10 mil pessoas, de modo geral, o consumo de frutas, hortaliças e feijão apresentou aumento entre janeiro e maio de 2020, passando de 40,2% para 44,6%.
UM BOM NEGÓCIO
Em 2020, as vendas de produtos orgânicos e naturais – que incluem de produtos sem glúten ou com menor teor de sódio a orgânicos certificados – atingiram R$ 100 bilhões no País, segundo a Euromonitor Internacional. Aumento de 3,5% em relação a 2019.
Os fatores políticos e sociais que resultaram na construção da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PNAPO) brasileira foram apresentados em um seminário virtual promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Os primeiros movimentos de agricultura orgânica e agroecológica no Brasil tiveram início na década de 1970 por preocupação com o modelo de agricultura que estava sendo colocada com a Revolução Verde e o pacote tecnológico, composto por químicos chamado de modernidade para o campo.
Em 1976, o pesquisador José Lutzemberger lançou o “Manifesto ecológico brasileiro: fim do futuro?”, que propunha uma agricultura mais ecológica, influenciando profissionais e pesquisadores das ciências agrárias, produtores e a opinião pública em geral.
Para encerrar este artigo, nos chega a notícia de que essa semana acontece a XXII Campanha Anual de Promoção do Produto Orgânico: “Alimento Orgânico: sabor e saúde em sua vida.”
Saiba mais acessando: https://organicsnewsbrasil.com.br/negocio/agricultura/xxii-campanha-anual-de-promocao-do-produto-organico-alimento-organico-sabor-e-saude-em-sua-vida/
O artigo AGRICULTURA ORGÂNICA É CADA VEZ MAIS NECESSÁRIA tem seu conteúdo extraído de alguns artigos do portal de notícias ORGANIC NEWS BRASIL que tem como sócia a jornalista Vera Moreira, CEO da agência de comunicação corporativa Vera Moreira Comunicação, participante da fundação da Organis e do Instituto Brasil Orgânico (IBO).
Confira também: Dona Rita - Moradora do Jardim Nakamura fala sobre a transformação que percebe nos alimentos por conta do excesso de produtos químicos e dos cuidados que tem com a comida que consome.
FONTES:
ORGANICS NEWS BRAZIL: https://organicsnewsbrasil.com.br/
ORGANICS NEWS BRAZIL (2): https://organicsnewsbrasil.com.br/bem-estar/saude/oms-reduz-sal-e-consumidor-exige-alimentos-saudaveis/
ORGANICS NEWS BRAZIL (3): https://organicsnewsbrasil.com.br/legislacao/projeto-de-lei-quer-inserir-alerta-em-rotulos-de-alimentos-ultraprocessados/
ORGÂNICO GOURMET: https://organicogourmet.com.br/por-que-organico
DOCUMENTÁRIO “Os rótulos estão gritando a mensagem errada”: https://youtu.be/bLVMocEcsU0
Bia Goll - Nos ensinaram que cozinhar é um trabalho: https://youtu.be/-VsoNbSZhVU
Comments