• É conosco

ACOLHER A ÁGUA NOS INSPIRA


GIF_Patricia - Documentário A Água que Falta  - É conosco

Guilherme Castagna é um engenheiro civil que integra sua formação acadêmica à visão sistêmica da permacultura na elaboração de projetos de sistemas de manejo integrado de água e vive no Sítio Boas Novas, em Pedra Bela/SP, onde aprofunda suas pesquisas com a aplicação prática de soluções não-convencionais.


No site de sua empresa Fluxos Design Ecológico Guilherme e seus sócios nos explicam como unem engenharia e design ecológico para criar uma nova relação da sociedade com a Água.



Por que falta água em cidades que tem enchentes?


Lidar com a água como um recurso que percorre uma linha reta desde sua “origem” até o seu “descarte” mostrou aos paulistanos, na crise hídrica de 2015 as represas secando enquanto as chuvas torrenciais de verão faziam transbordar os rios canalizados, provocando enchentes pela cidade.


O paradoxo de não ter água nas torneiras enquanto as ruas alagavam mostrou que o problema não estava na falta de água, mas na lógica sistêmica de como ela percorre as cidades.


Aqueduto romano - É conosco
Aqueduto romano

Na lógica clássica, a água potável é trazida de longe, a chuva é drenada e removida o mais rápido possível da superfície da cidade e o esgoto é conduzido até uma caixa de concreto para ser “tratado” – na realidade, na maioria absoluta dos casos, é despejado sem tratamento algum nos rios.