top of page
Âncora 2
Âncora 1

Acolher a água nos inspira



Guilherme Castagna é um engenheiro civil que integra sua formação acadêmica à visão sistêmica da permacultura na elaboração de projetos de sistemas de manejo integrado de água e vive no Sítio Boas Novas, em Pedra Bela/SP, onde aprofunda suas pesquisas com a aplicação prática de soluções não-convencionais.


No site de sua empresa Fluxos Design Ecológico Guilherme e seus sócios nos explicam como unem engenharia e design ecológico para criar uma nova relação da sociedade com a Água.



Por que falta água em cidades que tem enchentes?


Lidar com a água como um recurso que percorre uma linha reta desde sua “origem” até o seu “descarte” mostrou aos paulistanos, na crise hídrica de 2015 as represas secando enquanto as chuvas torrenciais de verão faziam transbordar os rios canalizados, provocando enchentes pela cidade.


O paradoxo de não ter água nas torneiras enquanto as ruas alagavam mostrou que o problema não estava na falta de água, mas na lógica sistêmica de como ela percorre as cidades.


Aqueduto romano - É conosco
Aqueduto romano

Na lógica clássica, a água potável é trazida de longe, a chuva é drenada e removida o mais rápido possível da superfície da cidade e o esgoto é conduzido até uma caixa de concreto para ser “tratado” – na realidade, na maioria absoluta dos casos, é despejado sem tratamento algum nos rios.


E foi com a missão de redesenhar essa lógica que surgiu a empresa que em latim significa fluxo, um conceito central para rever nossa relação com a Água.


“Trabalhamos com outros princípios. Nossa maior inspiração reside na lógica de operação da própria natureza”.

Guilherme Castagna - Um novo olhar para a água.


Nos ecossistemas naturais, cada um dos processos que acontecem alimenta o outro com um impacto positivo e não existem desperdícios. É como são desenvolvidos seus projetos. A água da chuva, por exemplo, é captada, aproveitada, e seu excedente tratado e infiltrado em sistemas paisagísticos multifuncionais – não teria por que drenar esse recurso.


Já nos projetos que oferecem soluções de abastecimento, se busca pelas “águas locais” disponíveis, compatibilizando a qualidade destas com a qualidade necessária para os usos locais, reduzindo a dependência de águas trazidas de longe, via abastecimento público.


O esgoto, por sua vez é encarado como um fluxo contínuo de água em qualidades diversas, com presença de nutrientes e energia incorporada que podem e devem ser recuperados para criar novos ciclos virtuosos. A partir desses princípios da permacultura, a engenharia entra como ferramenta para desenhar as soluções a partir das demandas que recebe de seus clientes.


Ao longo de uma década de existência, a empresa já prestou serviços para edifícios comerciais e residenciais, condomínios, indústrias, estádios, fazendas, famílias em vulnerabilidade social e comunidades tradicionais, além de oferecer cursos práticos e vivenciais como o Água: Equilíbrio Dinâmico entre Polaridades, ministrado pelo artista plástico holandês Paul van Dijk.


Tour Paul Van Dijk no Brasil 2019


A abordagem da Fluxus em relação à Água tem também uma dimensão de cura com essa que é uma fonte imprescindível para a vida humana.


Por falar em “cura” a performer que aparece na vinheta de abertura deste post é a @patríciafurtado criadora do projeto https://www.instagram.com/acqua_mater/ que entre outras atividades promove vivências – workshops – que nos permitem desacelerar, desconectar dos ritmos urbanos para nos reconectarmos com nossa verdadeira essência, em um espaço de confiança e afeto (a água).


Foi o Guilherme Castagna que apresentou a Patrícia Furtado à produção do documentário A Áqua Que Falta (2019).


Assista ao trailer aqui:




Água de beber, água de dar descarga,

água de banhar, água do rio, água de regar

A Água é uma só!



No dia 25 de setembro aconteceu o lançamento da 2ª edição da Cartilha Manejo da Água! - feita em parceria do IPESA e a Fluxus Design Ecológico - um guia prático ilustrado, que apresenta formas inteligentes de lidar com a água em nossas moradias, com especial atenção às tecnologias de purificação de águas servidas que transformam o esgoto em fonte de recursos, seja para produção de alimentos, produção de biomassa ou biogás.



Cartilha Manejo da Água - É conosco

Você pode fazer download da Cartilha Manejo da Água! - aqui:



Veja Também: Hamilton Amadeo – CEO: AEGEA Saneamento – Fala que a falta de saneamento básico causa impacto na saúde e mais importante, causa impacto na formação da capacidade cognitiva das crianças em sua fase de formação. Crianças em áreas sem saneamento tem mais doenças e isso afeta o desenvolvimento delas. A falta de saneamento está criando uma população de pessoas que não conseguem desenvolver todo seu potencial. Isso é injusto e impacta no orçamento público da saúde.



 

FLUXUS Design Ecológico: http://fluxus.eco.br/

IPESA Socioambiental: https://ipesa.org.br/

Tour Paul Van Dijk no Brasil 2019: https://youtu.be/gJszzNYAKTw

Vídeo do Projeto Manejo da Água - dos Produtores Audiovisuais Caio Ferraz e Paulo Plá da Meridiano Filmes: : https://youtu.be/bt7Yxm1i6YQ

 



bottom of page