top of page
Âncora 2
Âncora 1

Conservar a natureza, garantir o futuro



Durante o mês de junho, uma forte onda de calor nos Estados Unidos e Canadá, fez com que os termômetros atingissem níveis recordes e a polícia relatou dezenas de mortes (ao menos 134 pessoas na área de Vancouver) relacionadas às altas temperaturas.


Na cidade de Lytton a temperatura chegou a 49,5 graus Celsius, de acordo com o serviço meteorológico Environment Canada enquanto nos Estados Unidos, as altas temperaturas a noroeste do Pacífico, atingiram níveis sem precedentes desde a década de 1940: 46°C em Portland e 42°C em Seattle.


Uma equipe internacional de cientistas da World Weather Attribution Initiative (WWA) afirmou que pode se creditar ao aquecimento global a probabilidade do recorde de temperatura na América do Norte ser 150 vezes mais provável e 2 °C mais quente.


O estudo, é o exemplo mais recente de pesquisadores usando modelos para rapidamente avaliar o papel das emissões de gases de efeito estufa no agravamento de climas extremos.


O QUE ESTAMOS VENDO É ALGO SEM PRECEDENTES


Já na Europa, chuvas fora do padrão no mês de julho dispararam alerta: as mudanças climáticas causadas pelo homem talvez estejam tornando o clima extremo ainda pior do que o previsto sendo que só na Alemanha, já se contabilizava mais de 1.300 desaparecidos.


A BBC News Brasil informou que ao menos 120 pessoas morreram e centenas estão desaparecidas após as piores inundações em décadas na Europa Ocidental.


Assista ao vídeo


Comunidades inteiras foram atingidas e vários rios transbordaram invadindo cidades e vilas, além de países vizinhos, como Bélgica, Holanda e Luxemburgo e Suíça.


Meteorologistas alemães afirmam ser possível que as chuvas torrenciais que deixaram um rastro de destruição sejam uma consequência do aquecimento global.


"As mudanças climáticas não são uma ameaça distante, elas estão acontecendo agora mesmo. Os últimos três anos foram mais quentes do que qualquer outra época"

A frase acima está na sessão Combater as Mudanças Climáticas do site da The Nature Conservancy que desde 1951, a tem trabalhado para proteger as terras e águas das quais toda a vida depende.

Estratégias The Nature Conservancy (TNC) para mudanças climáticas - É conosco

Conheça estratégias TNC para mudanças climáticas


Navegar pelo site TNC é inspirador e apresenta a visão de um mundo onde a diversidade da vida prospere e onde as pessoas atuem para conservar a natureza, por ela mesma e pelo seu valor para a humanidade.


No post de hoje, colocamos algumas frases chave do site TNC, com o link para a página correspondente, esperando que traga para você que nos acompanha, inspiração e vontade de agir para combater as mudanças climáticas:


“Seguimos a ciência

Ciência importa, especialmente neste momento crítico para a natureza. O trabalho TNC tem a Ciência como base. Eles estão apoiando a inovação, a liderança e a comunicação necessárias para o sucesso da conservação ambiental.


Trabalhos científicos The Nature Conservancy (TNC) - É conosco

Conheça trabalhos científicos TNC


"No mundo, só 5% das áreas naturais sob alto risco de degradação estão protegidas. A demanda por terras e águas continua a crescer, por isso, precisamos fazer mais"

A TNC já ajudou a proteger mais de 480 mil km2 de terras, a conservar milhares de quilômetros de rios e a desenvolver mais de 100 projetos de conservação marinha.


Estratégias  The Nature Conservancy (TNC) para proteger terras e águas - É conosco

Conheça estratégias TNC para proteger terras e águas


"A demanda por alimentos deve crescer mais de 50%, nos próximos 30 anos, acompanhando o crescimento populacional - e esse é um desafio que pode ser resolvido"

A TNC está apoiando inovações tecnológicas, colaborando com as comunidades no uso mais eficiente dos recursos e promovendo políticas que fortaleçam a sustentabilidade.


Atuação The Nature Conservancy (TNC) para fornecer - É conoscolimentos e água

Conheça como a TNC atua para fornecer alimentos e água


As cidades crescem rapidamente. Até 2050, dois terços da população viverão em áreas urbanas

As cidades expandem sua pegada ambiental a um ritmo alarmante, o que põe em risco os habitats naturais, a saúde humana e o acesso a água e alimentos.


Estratégias The Nature Conservancy (TNC) para cidades sustentáveis - É conosco

Conheça estratégias TNC para cidades sustentáveis


Quando gravamos o documentário Campo e Sustentabilidade, tivemos oportunidade de conversar com a Gerente de Agricultura Sustentável TNC Brasil, Giovanna Baggio e ela falou sobre a importância de aproximar o produtor rural do cidadão urbano para que se entenda como eles se interdependem.



No mesmo documentário, o Gerente de Conservação TNC Brasil Samuel Barretto, falou sobre água e a necessidade de desenvolver formas mais inteligentes de reuso, de irrigação, dessalinização, recuperação de rios e mananciais buscando uma agenda positiva que gere empregos e oportunidades.





 
Objetivo 13 – ODS13 – Ação contra a mudança global - É conosco do clima







 

FONTES:

THE NATURE CONSERVANCY: https://www.tnc.org.br/


bottom of page