• É conosco

NÃO EXISTE PLANO B PORQUE NÃO EXISTE PLANETA B


mudança climática - Planeta Terra - Portal É conosco

Se você tem não tem um plano que envolva mudança de hábito em relação ao seu modo de vida, talvez deva considerar a possibilidade de não estar entendendo nada do que está acontecendo no nosso planeta.


O termo mudança climática, refere-se à variação do clima em escala global ou dos climas regionais da Terra ao longo do tempo, afetando o equilíbrio de sistemas e ecossistemas.

O IPCC - Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas - afirma que há 90% de certeza que o aumento de temperatura na Terra está sendo causado pela ação humana ao longo dos últimos 250 anos.


O aquecimento global é o aumento anormal da temperatura média do nosso planeta por conta da intensificação do chamado efeito estufa que são os gases que garantem que parte do calor que chega ao planeta fique retido.


Esse aumento da temperatura está diretamente relacionado à ação do ser humano, que, ao longo dos anos, vem aumentando suas emissões de gases do efeito estufa, como o gás carbônico (CO2).


Na natureza, o ciclo do carbono se inicia quando o composto é liberado na atmosfera por meio da fotossíntese (produção de energia através da luz solar e fixação de carbono proveniente da atmosfera) ou a quimiossíntese (sem a utilização de energia luminosa).


Pela ação humana, as atividades que interferem no ciclo do carbono são principalmente a queima de combustíveis fosseis (petróleo, gás natural), queimadas, desmatamento e despejos de efluentes não tratados em corpos hídricos.


O impacto do ser humano no meio ambiente é claro


Só nas últimas décadas, transformamos os cursos de rios de todas as bacias hidrográficas do mundo construindo mais de 40 mil barragens.


Estas atividades fazem parte do nosso modo de viver extrativista, consumista e inconsequente, na medida em que compreendemos que estamos transpondo os limites planetários de recuperação daquilo que estamos degradando.


Aos poucos estamos vendo que será impossível manter esse ritmo intenso de uso de recursos naturais.


Precisamos mudar nosso comportamento agora


Já em 2015, representantes dos 193 Estados-membros da Organização das Nações Unidas se reuniram em Nova York comprometendo-se a tomar medidas ousadas e transformadoras para promover o desenvolvimento sustentável nos próximos 15 anos garantindo um futuro melhor – em todos os âmbitos – tanto para a humanidade quanto para o planeta Terra.


Sem deixar ninguém para trás


Agenda 2030 é o plano de ação global para mudar o mundo até 2030 que abrange os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma campanha da ONU, para promover mudanças positivas no mundo do futuro.

Ao total, são 17 objetivos e 169 metas que compõem os ODS e entre eles, temos objetivos como erradicação da pobreza, educação de qualidade, vida na água e energia limpa e acessível.


ODS17 – Parcerias e meios de implementação - Portal É conosco

São objetivos e metas claras, para que todos os países adotem de acordo com suas próprias prioridades e atuem no espírito de uma parceria global que orienta as escolhas necessárias para melhorar a vida das pessoas, agora e no futuro a partir da conservação de recursos naturais, do combate às mudanças climáticas e da adoção de práticas de produção e consumo mais sustentáveis.


A natureza indivisível dos ODS pede que consideremos a Agenda como um conjunto integrado e interconectado.


Este é um plano para governos, sociedade, empresas, academia e para você