É conosco conversou com o cineasta Paulo Munhoz - criador, roteirista e produtor do projeto “Brichos”, uma trilogia brasileira composta de 3 longas-metragens em animação 2d, dirigida ao público infanto-juvenil que, de forma sutil, revela a importância da produção cinematográfica na formação e transformação da sociedade.
Paulo tem especialização em Computação Gráfica, é mestre em Tecnologia, e doutor em Comunicação e Linguagens. Não é pouca coisa! Ele foi puxado para a produção de filmes pela arte da Animação e sua vontade de contribuir para um mundo melhor, através da força do audiovisual.
Ainda jovem, em suas buscas por conhecimento no tema da Sustentabilidade, em um evento no Rio de Janeiro, conheceu o ativista Chico Mendes que lhe indicou o IEA (Instituto de Estudos Amazônicos), que coincidentemente ficava em sua cidade, Curitiba, e o contato abriu as portas para a produção de um documentário na Amazônia.
A inspiração para a criação do “Brichos” veio quando na busca por um conteúdo original, lembrou-se da frase “complexo de vira-lata do brasileiro” ao refletir sobre o fato do Brasil ser a maior reserva biológica do planeta e isso não estar no nosso imaginário como um valor positivo.
Reflexão sobre o mundo em que vivemos
Brichos foi criado com o intuito de apresentar uma turma de animais que pertencesse à nossa fauna e refletisse qualidades brasileiras, prestigiando nossos animais locais e fazendo o contraponto a alguns termos muito usados e pouco “elogiosos” como “anta gorda”, “fede como um quati” “bêbado como um gambá”, “aquela pessoa é uma cobra”.
Daí, o nome “Brichos” onde o “Br” dá peso e origem aos bichos.
O primeiro filme da trilogia Brichos é um filme divertido e profundo, que acompanha as aventuras, desventuras e o cotidiano dos amigos jaguar Tales, quati Jairzinho, tamanduá Bandeira e o joão de barro Dumontzinho, endereçando a pergunta: QUEM SOMOS NÓS?
Quem somos, de onde viemos e para onde vamos?
Os filmes buscam respostas para essas perguntas fundamentais, sendo que o primeiro conceitua a série. A trama se passa na “Vila dos Brichos”, cujos moradores se relacionam no âmbito social, educacional e musical.
O conteúdo é explorado diversas plataformas como cinema, TV, games e livros e, além das questões existenciais, foca a fauna e cultura brasileiras.
A floresta é nossa, uma metáfora dos nossos tempos
O segundo filme foi o que mais nos chamou a atenção ao mostrar a “Vila dos Brichos” como um lugar muito à frente de seu tempo: harmônica, equilibrada e vinculada a ideias como eco-design, reciclagem, alta tecnologia e ecologia profunda. Ou seja, lá já existe um progresso sustentável!
Brichos 2 a floresta é nossa - mostra vilões que, com mentiras, máquinas destruidoras, conexões internacionais, muito dinheiro e nenhum caráter, buscam explorar as inacreditáveis riquezas naturais da Floresta. É um libelo pelo desenvolvimento sustentável.
Assista Brichos 2 – A floresta é nossa, clicando aqui:
O filme abre as portas de nossa imaginação para um futuro globalizado, sem que para isso precisemos renunciar ao que nos é mais importante… nossa identidade.
A arte imita a vida ou a vida imita a arte?
O terceiro filme, cujo roteiro foi desenvolvido em 2015, fala de uma invasão virótica na “Vila dos Brichos”. Quando estavam prestes a iniciar a produção do filme, toda a equipe foi surpreendida pelo COVID-19 e o projeto teve que ser completamente adaptado para a nova situação, postergando sua estreia para 2023.
Para Paulo, só existem 3 tipos de filme: o ruim, que faz você se arrepender de ter perdido tempo; o bom, que é aquele que vale o ingresso, e o excelente que tem a capacidade de transformar o expectador para melhor.
CURIOSIDADE: Os filmes já foram exibidos pelo canal TV Brasil, canal RÁ TIM BUM, canal Futura, TV Aparecida, GLOOG, FOX Kids e Nickelodeon no Brasil e América Latina, e, em Portugal, no Canal Panda, RTP 2 e Cartoon Network. Hoje, os conteúdos estão todos na Amazon Prime e CinebrasilTV.
RECONHECIMENTO: Os filmes O filme BRICHOS 1 e 2 entre outros prêmios conquistaram: Prêmio Amigo do Cinema Infantil (2007); Grande Prêmio do Cinema Brasileiro (2013) categoria animação; Contou com Pré-estreias no FESTIVAL INTERNACIONAL DE ANIMAÇÃO ANIMA MUNDI e nas salas de cinema chegou a 180.000 espectadores entre exibições comerciais e exibições em mais 30 Mostras e Festivais Nacionais e Internacionais.
QUEM FAZ: Conheça a produtora de Brichos: https://tecnokena.com.br/brichos/
Comentarios