• É conosco

DEBATE DISCUTIU SUSTENTABILIDADE NO CAMPO

No dia 26 de novembro aconteceu a primeira exibição do documentário CAMPO E SUSTENTABILIDADE, no Cine PETRA BELAS ARTES em São Paulo. O documentário busca entender a desconexão do cidadão urbano com o campo e investiga como atender a crescente demanda por alimentos preservando o planeta em que vivemos entrevistando pesquisadores, ativistas, produtores rurais convencionais e orgânicos, pecuaristas e diversos especialistas da cadeia produtiva do agronegócio incluindo empresas de desenvolvimento de tecnologia para o campo.

Campo e Sustentabilidade – Equilíbrio possível ou utopia? – Recebeu apoio institucional da REDE BRASIL DO PACTO GLOBAL e do THE NATURE CONSERVANCY, trazendo muito valor para a produção.

Herlon Oliveira (Agrusdata). Manuela Maluf (FGVces), Caio Penido (GTPS) e Thaís Fontes (Rabobank Brasil)

O produtor audiovisual Sérgio Lopes da produtora Conteúdos diversos explicou que a proposta de seus documentários não é colocar um ponto de vista próprio, mas sim, buscar respostas de especialistas para suas dúvidas na temática da sustentabilidade. Acredita que o resultado é muito rico em aprendizado e pontos para reflexão de sua audiência.


Assista ao trailer do documentário aqui:


VEJA ALGUMAS FOTOS DO EVENTO:





BASTIDORES DO DOCUMENTÁRIO CAMPO & SUSTENTABILIDADE


O documentário Campo & Sustentabilidade – Equilíbrio possível ou utopia? É o terceiro filme da produtora audiovisual Conteúdos Diversos dentro do tema sustentabilidade e talvez o mais importante deles por tratar de um assunto que afeta diretamente a todos os habitantes do nosso sofrido planeta.


Foram mais de vinte entrevistas para produzir o documentário. CAMPO & Sustentabilidade – Equilíbrio possível ou utopia? – falou com pesquisadores, acadêmicos e representantes de associações e empresas públicas e privadas e foi literalmente a campo falar com produtores rurais convencionais e orgânicos. Para conduzir a narrativa os produtores convidaram o jornalista e criador da Virada Sustentável André Palhano que investiga: COMO ALIMENTAR À TODOS DE MANEIRA SUSTENTÁVEL.


O professor titular da USP/Esalq – Gerd Sparovek, explica que o modelo de produção que criamos é baseado em nossas crenças principais, mas que ele deixa de ser adequado quando estima-se que 10 bilhões de pessoas estarão habitando o nosso planeta em breve.


Samuel Barreto, Gerente Nacional de Água e do MApSP da The Nature Conservancy, acredita que vilanizar o agronegócio não resolve os problemas que precisamos enfrentar.

Samuel Barreto, Gerente Nacional de Água e do MApSP da The Nature Conservancy, acredita que vilanizar o agronegócio não resolve os problemas que precisamos enfrentar.



A Diretora Executiva Wholesale do Rabobank Brasil acredita que para equilibrar a demanda crescente de alimentos com a produção sustentável acontecerá com o desenvolvimento de tecnologias que reduzam o impacto da produção e comercialização de alimentos.


Manuela Maluf Santos – Gestora de projetos – Gvces, chama atenção para o fato de que o principal ponto de contato entre o campo e a cidade é o consumo de alimentos e é preciso termos consciência do que se produz, como e por quem é produzido e distribuído e com que tipo de impacto no planeta já é um caminho para se evitar desperdícios e até injustiças sociais (referindo se a agricultura familiar).



Surgiram muitas visões da cadeia varejista que hoje tem consciência de que quando compra um produto que será comercializado ele está de certa forma patrocinando este produto. Então, a rastreabilidade dá visibilidade para o processo de produção e distribuição, é algo necessário para que se tenha conhecimento da origem dos alimentos. Depoimentos diversos tratam da necessidade de se melhorar os processos de produção dos alimentos e principalmente instruir melhor o consumidor sobre todas as etapas como o Professor da Usp e autor do livro Muito Além da Economia Verde, Ricardo Abramovay que falou sobre a responsabilidade compartilhada com o remanescente do consumo.


O Engenheiro agrônomo especialista em mudanças climáticas – Embrapa Eduardo Assad, citou a expressão francesa “durable” sobre a sustentabilidade e acredita que a forma como estamos produzindo com exploração intensiva do solo e recursos não é muito “durável” e falou sobre o momento nebuloso em que vivemos onde alguns subestimam o que a ciência faz. Acredita que a fiscalização do uso de agrotóxicos precisa ser mais efetiva e que ainda existe contrabando de defensivos proibidos.



O documentário avança pelo campo e especialistas em agroecologia como o Pedro Paulo Diniz que a mais de dez anos desenvolve com seus sócios a Fazenda da Toca, um projeto ambicioso de fazer agricultura orgânica em larga escala, Marcelo Flanzer, produtor de café agroecológico que exporta para vários países um café premium certificado por instituições internacionais e o pecuarista Caio Penido Pecuarista – Fundador da Liga do Araguaia que desenvolve o projeto “Carbono Araguaia” para carne carbono neutro e integração de lavoura, pecuária e floresta. O produtor agro-industrial Pedro Dinucci, fala sobre marcadores biológicos para menor uso de agrotóxicos em seu canavial.



A produtora de leite, café e soja Maria Antonietta da agropecuária REX, acredita que o desmatamento seja uma questão criminal uma vez que a legislação brasileira, através do Cadastro Ambiental Rural tem meios de fiscalizar o produtor que desmata.

A Coordenadora do Programa Finanças Sustentáveis – FGV, Annelise Vendramini explica como funciona o CAR colocando um pouco de luz na pauta do desmatamento.



Os entrevistados aprofundaram suas visões, mas para não cometer “spoiler” vamos encerrar este post dizendo que Campo & Sustentabilidade traz ainda as visões da Edegar Rosa Diretor de Conservação e Restauração de Ecossistemas do WWF, Giovana Baggio Gerente de agricultura sustentável – TNC Brasil, Herlon Oliveira da Agrusdata (Fazendas Digitais), Leonardo Lima da Arcos Dourados, Thais Fontes Gerente de Sustentabilidade – Rabobank Brasil e do Professor Roberto Rodrigues, ex-ministro da agricultura e Coordenador do Centro de Agronegócio da FGV, Roberto Sant’Anna – Ger. Inovovação Sustentável – ANDEF | José Otávio Menten – Professor Esalq/USP e Presidente do CCA | Marcus Teles – Coordenador de Sustentabilidade da CEAGESP e Lúcio Vicente – Head de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos – Grupo Carrefour Brasil.




Campo & Sustentabilidade – Equilíbrio possível ou utopia?

Patrocínio do Rabobank Brasil via Lei Rouanet.

Ficha técnica: Direção Geral: Sergio Lopes | Direção: Paula Galacini | Direção de Fotografia: Pichi Martirani | Argumento: Francisco Alves | Roteiro: Camila Gonzato | Produção Executiva: Silvia Prado | Produção Jorge Sabino |Som direto: Ozzy | Trilha: Paulo Garfunkel – Insonoris Causa Sobre a produtora: A Conteúdos Diversos desenvolve projetos audiovisuais e eventos multiplataforma elaborando conteúdos originais aliados ao propósito da transformação social, cidadania e educação, estimulando o engajamento do público.

@2020  É CONOSCO.ECO.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

ENGAJE NESTA CAUSA

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca ícone do YouTube
ASSINE NOSSA NEWSLETTER