top of page
Âncora 2
Âncora 1

Defender as florestas é defender a vida

Sempre que pode, o É conosco procura chamar a atenção de todos para a importância de cuidar das florestas. No Brasil, no 17 de julho se celebra o “Dia de Proteção às Florestas” para chamar a atenção da sociedade para o fato de que 20% das espécies da Terra que vivem no Brasil, em especial na Floresta Amazônica, estão constantemente ameaçadas pelo desmatamento.


As florestas são essenciais para o nosso ecossistema


Fornecimento de água, alimentos e medicamentos, sequestro de carbono, regulação do clima e controle de erosões, são alguns dos benefícios que uma floresta preservada nos dá.


Além da manutenção da biodiversidade, desempenham funções sociais e econômicas importantes aos seres humanos. As florestam também contribuem com oportunidades de geração de emprego e renda.


São muitos os profissionais que trabalham duro todos os dias para proteger nossas florestas da ação daquele que são movidos apenas por interesse financeiro como os madeireiros, grileiros e muitos fazendeiros. As florestas são importantes para o equilíbrio dos ecossistemas e o interesse econômico não deve estar acima do interesse do planeta.



No documentário Campo e Sustentabilidade 2, que faz parte do acervo do portal É conosco, a Diretora de Ciência do The Nature Conservancy, Edenise Garcia, fala sobre a expansão da pecuária na Amazônia e seus impactos na floresta por conta de uma expansão que acontece de forma arcaica, sem tecnologia e sem cuidados com a terra.



No mesmo documentário, Fernando Rechstener, Presidente do Sindicato Rural – Pelotas|RS), disse acreditar que ações criminosas tem sido colocadas na conta do produtor rural de maneira indevida e que é preciso separar as atividades de quem não respeita a legislação da nossa agricultura e agropecuária.


O curupira é uma das lendas do folclore brasileiro


Dia do Protetor das Florestas: Curipira

As lendas brasileiras têm como origem a mitologia dos índios nativos, somadas aos mitos trazidos da Europa pelos portugueses e da África pelos negros.


No folclore brasileiro, o dia 17 de julho é o Dia do Protetor de Florestas e fala do curupira, um ser mítico que protegia a floresta contra caçadores e contra aqueles que derrubavam as árvores.




 
ODS 15 - Vida Terrestre




bottom of page