top of page
Âncora 2
Âncora 1

Dia Nacional da Conscientização sobre as mudanças climáticas



O dia Nacional da Conscientização sobre as mudanças climáticas é celebrado em 16 de março, desde 2011, para chamar a atenção da sociedade brasileira sobre esse desafio cada vez mais urgente.


Já foi provado cientificamente que a temperatura média da Terra vem aumentando nos últimos anos, o efeito disso, entre outros fenômenos, é à elevação do nível do mar, derretimento de geleiras, intensificação de tempestades dos períodos chuvosos (como temos visto), e de secas, além do perigo de estarmos comprometendo a própria existência humana.


O assunto é tão relevante que no Brasil, já tramita no Congresso uma Proposta de Emenda à Constituição para a Segurança Climática se tornar lei e, assim, ser um direito para todas as pessoas.



A PEC altera o art. 5º da constituição, que diz que “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança, à propriedade”, e inclui:


“Ao meio ambiente ecologicamente equilibrado e à segurança climática”

Inclui também, Artigos que determinam: – “Manutenção da segurança climática, com garantia de ações de mitigação e adaptação às mudanças climáticas” e “adotar ações de mitigação às mudanças climáticas, e adaptação aos seus efeitos adversos.”


Você pode conhecer e assinar a petição aqui:



Considera-se que a principal causa do aquecimento global e das mudanças no clima seja o aumento da emissão de gases de efeito estufa, como o dióxido de carbono (CO2), tanto por queima de combustíveis fósseis para geração de energia como por desmatamento.


Precisamos somar esforços com governos, empresas e sociedade, para cumprirmos o compromisso estipulado no Acordo de Paris de limitarmos o aquecimento global a 1,5ºC em relação aos níveis pré-industriais. Se falharmos nestes esforços, veremos o crescimento dos impactos negativos para o meio ambiente e para as pessoas.


O que podemos fazer para reverter as mudanças climáticas?


A primeira coisa a fazer, é entender o problema, e para isso, os curadores do portal É conosco foram conhecer o The Climate Reality Project, uma organização global fundada pelo ex-vice-presidente dos EUA e Nobel da Paz Al Gore, que tem como missão catalisar uma solução global para a crise climática, tornando a ação urgente uma necessidade em todos os setores da sociedade.


Gostamos tanto que em 2022, fizemos o curso, e nos tornamos “Climate Leaders”, passando a usar nosso expertise em comunicação multiplataforma para divulgar fatos científicos, buscando endereçar ações urgentes para reduzir as emissões de gases e forçar os líderes mundiais a fortalecerem e honrarem seus compromissos com o Acordo de Paris.


Al Gore - ex-vice-presidente dos EUA e Nobel da Paz

Este anos já estamos programando em escolas públicas e privadas, uma série de apresentações da palestra que a certificação do CLP nos oferece, “The Truth in Ten – A Verdade em 10”, uma série de slides que explica de maneira didática, simples e impactante, a verdade sobre o que está acontecendo com nosso planeta e as soluções que estão ao nosso alcance.


Caso tenha interesse, solicite uma apresentação gratuita, para sua escola ou empresa aqui:


Nada muda se você não mudar. É a soma das ações coletivas que vai fazer a diferença


Segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), mudar padrões de consumo, particularmente entre os mais ricos, poderia reduzir as emissões de Gases de Efeito Estufa de 40% a 70% até 2050, se compararmos ao cenário atual.


Como cidadãos, podemos e devemos

  • Evitar o desperdício de matérias-primas e recursos naturais, reduzir ao máximo a geração de resíduos e nossa pegada de carbono.

  • Dar preferência a marcas, produtos e serviços sustentáveis, produzidos de forma ética e que protejam as pessoas e a natureza.

  • Reduzir o consumo de carne bovina, pratique o aproveitamento integral de alimentos, reaproveite sobras e prefira alimentos orgânicos. Segundo a FAO, a produção de alimentos, responde por mais de 1/3 das emissões globais de CO2.

  • Evitar desperdícios de água e energia elétrica. Essa, todo mundo sabe: menos tempo do banho, evitar torneira aberta sem necessidade, desligar a luz ao sair de um cômodo e usar eletroeletrônicos certificados.

  • Evitar o uso do carro optando por transportes coletivos (ônibus, metrô ou aplicativo). Se puder ir de bike ou a pé, você ainda estará cuidando da saúde.


Como empresários, podemos e devemos

  • Oferecer produtos mais sustentáveis. Prefira matérias-primas recicladas, orgânicas, sem substâncias tóxicas. Priorize parceiros que compartilham das mesmas práticas sustentáveis em toda a cadeia de produção

  • Avaliar o tipo, quantidade e durabilidade de suas embalagens.

  • Adotar fontes de energia limpas. São muitas as possibilidades que reduzem as emissões de gases de efeito estufa: solar; eólica; hidráulica; maremotriz e geotérmica.

  • Fazer gestão de resíduos com programas de coleta seletiva, reaproveitamento de embalagens ou produtos usados, tratamento de água e resíduos industriais são atitudes fundamentais para reduzir o impacto no meio ambiente.

  • Assumir compromissos como responsabilidade socioambiental, transparência na divulgação de atributos de sustentabilidade de produtos e ações em ESG.


Use sua voz, suas escolhas no mercado e em sua vida, como se seu mundo dependesse disso.


Porque ele depende.



 



bottom of page