• É conosco

MEIO AMBIENTE: CHEGA DE PROMESSAS VAZIAS


Greta Thumberg - blá-blá-blá - Portal É conosco

No Youth4Climate em Milão (Itália) Greta Thumberg falou para milhares de jovens de mais de 190 países, que acompanharam o evento que antecede a cúpula do clima - COP 26, que acontecerá em novembro em Glasgow.

·

Greta cobrou mais ações e menos falatório para conter os efeitos das mudanças climáticas.


“Nossas esperanças e sonhos se afogam em suas palavras e promessas vazias”

A ativista afirmou que apesar das palavras bonitas, a ciência não mente - as emissões de CO2 ainda estão aumentando.


As emissões de carbono devem aumentar 16% até 2030, de acordo com a ONU, em vez de cair pela metade, que é o corte necessário para manter o aquecimento global abaixo do limite acordado internacionalmente de 1,5 ° C.


“Isso é tudo que ouvimos de nossos chamados líderes. Palavras que parecem ótimas, mas até agora não levaram à ação. Nossas esperanças e ambições se afogam em suas promessas vazias.”


A Cop26 e todos os países que são grandes poluidores devem se comprometer de forma mais dura a cortar as emissões para manter a meta de 1,5 ° C possível.


“É claro que precisamos de um diálogo construtivo”, disse @gretathunberg que iniciou uma greve pelo clima em 2018 e criou um movimento que hoje conta com milhões de jovens manifestantes pela causa do clima.


“Mas eles já tiveram 30 anos de blá, blá, blá e onde isso nos levou?”

Ainda podemos reverter isso – é perfeitamente possível.


Mas não se as coisas continuarem como hoje. Isso exigirá reduções de emissões anuais drásticas e imediatas.


A falta de ação intencional de nossos líderes é uma traição a todas as gerações presentes e futuras.”

Greta Thumberg no Youth4Climate Summit - NBC News


Funcionários da ONU, Reino Unido e EUA disseram que a Cop26 não produzirá o avanço necessário para cumprir as metas do acordo de Paris, mas o objetivo de limitar a elevação da temperatura global a 1,5°C, ainda é possível.


O Youth4Climate Summit, é patrocinado pelo governo italiano, parceiro do Reino Unido na gestão da Cop26 e a cúpula da juventude consistirá em grupos de trabalho de jovens debatendo como aumentar sua participação na tomada de decisões, seu papel em ajudar a transformar o uso de energia, conservação da natureza e adaptação climática, e como a educação pode criar uma sociedade mais consciente das questões do clima.


Thunberg disse: “Eles convidam jovens escolhidos a dedo para reuniões como esta para fingir que nos ouvem. Mas eles claramente não nos ouvem. Nossas emissões ainda estão aumentando. A ciência não mente.


“Não podemos mais deixar que as pessoas no poder decidam o que é politicamente possível”


"Não podemos mais deixar que as pessoas no poder decidam o que é a esperança"

"A esperança não é passiva. A esperança não é blá, blá, blá. A esperança está entrando em ação. E a esperança sempre vem das pessoas.”


Um grande número de jovens manifestantes do clima foram às ruas na sexta-feira em quase 100 países em todo o mundo, incluindo 100.000 em Berlim, onde Thunberg falou.

“No início deste mês, uma pesquisa entre os jovens revelou que mais da metade teme que a humanidade esteja condenada ao fracasso. Francamente, isso envergonha a minha geração”.


O RETRATO DO BRASIL EM 2021: UM PAÍS EM RETROCESSO ACELERADO


O Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 (GT Agenda 2030) produziu o Relatório Luz 2021, que não traz boas notícias: o país não avançou em nenhuma das 169 metas que compõem os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS):

92 (54,4%) andaram para traz;
27 (16%) não saíram do lugar;
22 (12,4%) estão ameaçadas;
13 (7,7%) avançaram muito pouco;
15 (8,9%) que não tem informação.

A produção do Relatório Luz 2021 envolveu mais de cem pessoas de sessenta organizações, pesquisadoras e peritas nos assuntos tratados pela Agenda 2030 e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.


Na apresentação do Relatório, um diagnóstico preocupante é atestado por 106 especialistas de diferentes áreas temáticas que analisaram os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e suas 169 metas.


O Brasil, apesar do compromisso assumido em 1988, com a promulgação da atual Constituição Federal, está hoje entre os países que mais se distanciam da Agenda 2030.


ATÉ QUANDO FICAREMOS NO BLÁ-BLÁ-BLÁ...?

 
ODS 13 Ação contra a mudança global do clima - Portal É conosco







Saiba mais sobre o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 13 – ODS13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima

 

FONTES:

RELATÓRIO LUZ: https://gtagenda2030.org.br/relatorio-luz/relatorio-luz-2021/

GT Agenda 2030: https://gtagenda2030.org.br/

THE GUARDIAN: https://www.theguardian.com/environment/2021/sep/28/blah-greta-thunberg-leaders-climate-crisis-co2-emissions

WALK THE TALK: O The Guardian vê a crise climática como a questão definidora de nosso tempo.. Conforme partes do mundo emergem da pandemia, as emissões de carbono estão novamente aumentando, arriscando uma rara oportunidade de transição para um futuro mais sustentável.

The Guardian renunciou à publicidade de combustíveis fósseis, tornando-se a primeira grande organização de notícias global a fazê-lo. Comprometeu-se a atingir emissões líquidas zero até 2030. E está constantemente aumentando seu investimento em relatórios ambientais, reconhecendo que um público informado é crucial para evitar o pior da crise.

Ao contrário de muitos outros, o jornalismo do Guardian está disponível para que todos possam ler, independentemente do quanto possam pagar. Fazem isso porque acreditam na igualdade de informações. Um número maior de pessoas pode acompanhar os eventos globais, compreender seu impacto nas pessoas e nas comunidades e se inspirar para realizar ações significativas.