• É conosco

MEIO AMBIENTE: CHEGA DE PROMESSAS VAZIAS


Greta Thumberg - blá-blá-blá - Portal É conosco

No Youth4Climate em Milão (Itália) Greta Thumberg falou para milhares de jovens de mais de 190 países, que acompanharam o evento que antecede a cúpula do clima - COP 26, que acontecerá em novembro em Glasgow.

·

Greta cobrou mais ações e menos falatório para conter os efeitos das mudanças climáticas.


“Nossas esperanças e sonhos se afogam em suas palavras e promessas vazias”

A ativista afirmou que apesar das palavras bonitas, a ciência não mente - as emissões de CO2 ainda estão aumentando.


As emissões de carbono devem aumentar 16% até 2030, de acordo com a ONU, em vez de cair pela metade, que é o corte necessário para manter o aquecimento global abaixo do limite acordado internacionalmente de 1,5 ° C.


“Isso é tudo que ouvimos de nossos chamados líderes. Palavras que parecem ótimas, mas até agora não levaram à ação. Nossas esperanças e ambições se afogam em suas promessas vazias.”


A Cop26 e todos os países que são grandes poluidores devem se comprometer de forma mais dura a cortar as emissões para manter a meta de 1,5 ° C possível.


“É claro que precisamos de um diálogo construtivo”, disse @gretathunberg que iniciou uma greve pelo clima em 2018 e criou um movimento que hoje conta com milhões de jovens manifestantes pela causa do clima.


“Mas eles já tiveram 30 anos de blá, blá, blá e onde isso nos levou?”

Ainda podemos reverter isso – é perfeitamente possível.


Mas não se as coisas continuarem como hoje. Isso exigirá reduções de emissões anuais drásticas e imediatas.


A falta de ação intencional de nossos líderes é uma traição a todas as gerações presentes e futuras.”

Greta Thumberg no Youth4Climate Summit - NBC News


Funcionários da ONU, Reino Unido e EUA disseram que a Cop26 não produzirá o avanço necessário para cumprir as metas do acordo de Paris, mas o objetivo de limitar a elevação da temperatura global a 1,5°C, ainda é possível.


O Youth4Climate Summit, é patrocinado pelo governo italiano, parceiro do Reino Unido na gestão da Cop26 e a cúpula da juventude consistirá em grupos de trabalho de jovens debatendo como aumentar sua participação na tomada de decisões, seu papel em ajudar a transformar o uso de energia, conservação da natureza e adaptação climática, e como a educação pode criar uma sociedade mais consciente das questões do clima.


Thunberg disse: “Eles convidam jovens escolhidos a dedo para reuniões como esta para fingir que nos ouvem. Mas eles claramente não nos ouvem. Nossas emissões ainda estão aumentando. A ciência não mente.


“Não podemos mais deixar que as pessoas no poder decidam o que é politicamente possível”


"Não podemos mais deixar que as pessoas no poder decidam o que é a esperança"

"A esperança não é passiva. A esperança não é blá, blá, blá. A esperança está entrando em ação. E a esperança sempre vem das pessoas.”


Um grande número de jovens manifestantes do clima foram às ruas na sexta-feira em quase 100 países em todo o mundo, incluindo 100.000 em Berlim, onde Thunberg falou.

“No início deste mês, uma pesquisa entre os jovens revelou que mais da metade teme que a humanidade esteja condenada ao fracasso. Francamente, isso envergonha a minha geração”.


O RETRATO DO BRASIL EM 2021: UM PAÍS EM RETROCESSO ACELERADO


O Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 (GT Agenda 2030) produziu o Relatório Luz 2021, que não traz boas notícias: o país não avançou em nenhuma das 169 metas que compõem os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS):

92 (54,4%) andaram para traz;
27 (16%) não saíram do lugar;
22 (12,4%) estão ameaçadas;
13 (7,7%) avançaram muito pouco;
15 (8,9%) que não tem informação.

A produção do Relatório Luz 2021 envolveu mais de cem pessoas de sessenta organizações, pesquisadoras e peritas nos assuntos tratados pela Agenda 2030 e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.


Na apresentação do Relatório, um diagnóstico preocupante é atestado por 106 especialistas de diferentes áreas temáticas que analisaram os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e suas 169 metas.


O Brasil, apesar do compromisso assumido em 1988, com a promulgação da atual Constituição Federal, está hoje entre os países que mais se distanciam da Agenda 2030.


ATÉ QUANDO FICAREMOS NO BLÁ-BLÁ-BLÁ...?

ODS 13 Ação contra a mudança global do clima - Portal É conosco







Saiba mais sobre o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 13 – ODS13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima