• É conosco

CÚPULA DE LÍDERES SOBRE O CLIMA EM 10 PONTOS


Cúpula de Lideres Sobre o Clima - Portal É conosco

O presidente americano Joe Biden convocou e realizou a Cúpula de Líderes Sobre o Clima, uma promessa de sua campanha, com dois objetivos principais:

  • O primeiro, estimular e encorajar os países participantes, que são as principais economias do mundo para “reduzirem as emissões durante esta década e mitigar as questões climáticas em várias frentes.

  • O segundo, levar de volta os Estados Unidos para a liderança climática global, espaço perdido durante o governo Trump que preferiu apoiar as indústrias de petróleo e carvão em seu mandato.

A cúpula aconteceu virtualmente nos dias 22 a 23 de abril, com início no Dia da Terra reunindo líderes de 40 países.


O enviado especial do Clima do governo dos Estados Unidos, John Kerry, passou os últimos meses realizando diversas reuniões remotas e fez uma turnê mundial, para persuadir os países a usarem a Cúpula para aumentar seus compromissos de proteger o planeta.


O Departamento de Estado Norte Americano disponibilizou o vídeo completo aqui com discursos de abertura e 3 sessões:

Sessão 1: Elevando Nossa Ambição Climática | Sessão 2: Investindo em Soluções Climáticas

Sessão 3: Ação climática em todos os níveis.


1 – Primeiro dia: onde estamos e para onde vamos


Na sessão inaugural da Cúpula o anfitrião ressaltou a necessidade urgente de as principais economias do mundo fortalecerem sua ambição climática até a COP 26 que acontecerá em Glasgow, de 1 a 12 de novembro deste ano, para retomar os objetivos do acordo de Paris (2015) e limitar emissões de carbono cumprindo a meta de não superar 1,5ºC a 2ºC de aquecimento da atmosfera em relação ao período pré-industrial.


Os líderes destacaram os desafios relacionados ao clima que seus países enfrentam e os esforços que estão empreendendo, e