top of page
Âncora 2
Âncora 1

O que os objetivos do desenvolvimento sustentável tem a ver com você?




Os 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), pretendem promover uma agenda de desenvolvimento que vise garantir um futuro melhor, tanto para a humanidade quanto para o planeta Terra.


ISSO TEM TUDO A VER COM VOCÊ!!


A importância dos ODS da ONU se refere à criação e fortalecimento de uma cultura de sustentabilidade e responsabilidade na humanidade, nos governos e nas empresas.


No mundo corporativo e industrial, os ODS representam negócios mais responsáveis, eficientes, competitivos e transparentes; práticas industriais menos agressivas ao meio ambiente e aos recursos naturais; contribuição para o bem-estar geral, saúde e qualidade de vida.


Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.


O Atlas de Metas de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2020 apresenta de forma interativa, uma série de dados sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Destacando tendências dentro de cada meta e introduzindo conceitos sobre como alguns ODS são medidos.

Em sua terceira edição, o Atlas se baseia no banco de dados de Indicadores de Desenvolvimento Mundial do Banco Mundial e em uma variedade de fontes de dados relevantes de cientistas e pesquisadores em todo o mundo.


Os idealizadores incentivam aos leitores para que se sintam inspirados a descobrir, compreender e visualizar o progresso em direção ao cumprimento dos ODS.

São muitos os insights que o Atlas nos traz e destacamos alguns pontos:

“O futuro próximo da pobreza global”
ODS 1 : Sem pobreza - Portal É conosco

ODS 1 – ERRADICAÇÃO DA POBRESA - Sobre a ODS 1, a informação é de que globalmente, a pobreza tem diminuído, mas mesmo antes deste ano, o ritmo desse declínio diminuiu. Os efeitos econômicos do COVID-19 podem ter empurrado mais de 100 milhões de pessoas para a pobreza extrema - o primeiro aumento significativo dessa medida em décadas.

“Além da fome: garantindo a segurança alimentar para todos”
ODS 2 - Fome Zero - Portal É conosco

ODS 2 – FOME ZERO E AGRICULTURA SUSTENTÁVEL - Depois de declinar por uma década, a população subnutrida agora está aumentando. Em 2019, mais de 690 milhões de pessoas passaram fome - um aumento de quase 60 milhões em 5 anos.

“Saúde global em meio a uma pandemia”
ODS 3 - Saúde e Bem Estar - Portal É conosco

ODS 3 – SAÚDE E BEM-ESTAR – A percepção é de que riscos locais para a saúde podem se tornar riscos globais para a saúde. Em 2019, um novo vírus começou a se espalhar pelo mundo, com grandes consequências para a saúde humana e a economia global. No final de outubro de 2020, mais de 46 milhões de casos de COVID-19 foram registrados globalmente. Estudos epidemiológicos sugerem que isso pode ser uma subestimação. Os números oficiais colocam mortes em mais de 1,2 milhão.

“Pobreza de aprendizagem: educação infantil em crise”
ODS 4 – Educação de Qualidade - Portal É conosco

ODS 4 – EDUCAÇÃO DE QUALIDADE - a percepção é de a educação infantil está em crise. Em 2018, quase 90% das crianças em idade escolar em economias de baixa e média renda estavam matriculadas na escola. Mas, apesar das altas taxas de matrícula, muitos alunos não estão aprendendo.

“Progresso legal em direção à igualdade de gênero”
ODS 5 – Igualdade de Gênero - Portal É conosco

ODS 5 – IGUALDADE DE GÊNERO - Globalmente, o índice WBL (estudo - Women, Business and Law, 2020) melhorou 63 por cento, de uma média de 46 em 1970 para 75 em 2019, um aumento de 29 pontos que se traduz em alcançar a igualdade de gênero em 10 dos 35 direitos legais medidos.

“Água, saneamento e higiene: essenciais para o bem-estar”
ODS 6 – Água Potável e Saneamento - Portal É conosco

ODS 6 – ÁGUA POTÁVEL E SANEAMENTO - Apesar do progresso nas últimas décadas, bilhões de pessoas em todo o mundo ainda não têm acesso a água potável e saneamento, faltando apenas 10 anos para atingir o ODS 6.

“A promessa de energia para todos”
ODS 7 – Energia Limpa e Acessível - Portal É conosco

ODS 7 – ENERGIA LIMPA E ACESSÍVEL - Expandir o acesso à eletricidade e outras formas de energia é fundamental para melhorar a vida das pessoas e das comunidades. A proporção de pessoas em todo o mundo com acesso à eletricidade e combustíveis limpos aumentou substancialmente na última década. Em 2018, 90% da população mundial tinha acesso à eletricidade, ante 82% em 2008, e 63% tinha acesso a combustíveis limpos e tecnologia para cozinhar, ante 55%.

“Aumentando a produtividade e reduzindo empregos vulneráveis”
ODS 8 – Trabalho Descente e Crescimento Econômico - Portal É conosco

ODS 8 – TRABALHO DESCENTE E CRESCIMENTO ECONÔMICO - A pandemia COVID-19 impactou consideravelmente as oportunidades de emprego em países de todo o mundo. Em janeiro de 2020, antes da pandemia, o PIB global foi projetado para crescer 2,5 por cento em 2020; em junho de 2020, projetava-se uma redução de 5,2%, com contrações ainda mais acentuadas em algumas regiões. Isso marcaria a recessão mais profunda em oito décadas.

“Transporte na encruzilhada: áreas rurais remotas e céus vazios”
ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura - Portal É conosco

ODS 9 – INDÚSTRIA, INOVAÇÃO E INFRAESTRUTURA - O acesso igual a transporte confiável é necessário para o desenvolvimento e fundamental para um crescimento igualitário e sustentado. Nas últimas décadas, o ritmo das viagens globais se acelerou e o movimento de pessoas e mercadorias tornou o mundo cada vez mais interconectado. Em seguida, a pandemia de COVID-19 em 2020 resultou em um declínio abrupto nas viagens em todo o mundo e o ritmo de recuperação permanece incerto.

“Países desiguais em um mundo desigual”
ODS 10 – Redução das Desigualdades - Portal É conosco

ODS 10 – REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES - Ao contrário de outras áreas do desenvolvimento sustentável, há pouco consenso sobre a quantidade ideal de desigualdade econômica. Portanto, embora o ODS 10 tenha como objetivo reduzir a desigualdade econômica, ele não especifica uma meta.

“Ar poluído assola cidades em todo o mundo”
ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis - Portal É conosco

ODS 11 – CIDADES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS - A população urbana representa mais da metade de todas as pessoas em todo o mundo, tendo superado a população rural pela primeira vez em 2007. Medidas locais por si só não podem reduzir substancialmente as partículas reforça a avaliação do Banco Mundial de que o ar não conhece fronteiras; nenhuma cidade pode lidar com isso sozinha. Como o material particulado viaja pelos estados e entre cidades e áreas rurais, é necessária uma ação coordenada e combinada.

“Gerenciando resíduos de plástico e alimentos para um futuro sustentável”
ODS 12 – Consumo e Produções Responsáveis - Portal É conosco

ODS 12 – CONSUMO E PRODUÇÕES RESPONSÁVEIS –O desenvolvimento de longo prazo e o crescimento econômico dependem da mudança na forma como produzimos e consumimos bens. Exige um gerenciamento de materiais mais eficiente e ecologicamente correto em todo o ciclo de vida, através da produção, consumo e descarte. Isso inclui algumas metas críticas e ambiciosas estabelecidas pela estrutura dos ODS - por exemplo, melhorar a forma como usamos e descartamos materiais como minerais, combustíveis fósseis e metais, reduzindo a perda de alimentos em todos os estágios do fornecimento de alimentos cadeia e minimizar o desperdício de plástico, que permeia o ambiente natural.

“Inundações, secas e ondas de calor anunciam uma mudança no clima”
ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima - Portal É conosco

ODS 13 – AÇÃO CONTRA A MUDANÇA GLOBAL DO CLIMA - O clima do mundo está mudando. A causa é bem compreendida: emissões de gases de efeito estufa resultantes de atividades humanas, como a queima de combustíveis fósseis para aquecimento, eletricidade e transporte; processo industrial; e mudanças no uso da terra. A mudança climática ameaça minar o progresso em quase todas as áreas do desenvolvimento humano. Isso representa riscos substanciais para a produção de alimentos, abastecimento de água, ecossistemas, segurança energética e infraestrutura.

“Espécies marinhas ameaçadas”
ODS 14 – Vida na Água - Portal É conosco

ODS 14 – VIDA NA ÁGUA - Peixes e outras espécies aquáticas são particularmente vulneráveis ​​às ameaças das atividades humanas, e as espécies aquáticas enfrentam taxas de extinção muito mais altas do que as espécies terrestres, como pássaros e mamíferos. Hoje, 40% dos anfíbios, 30% dos peixes de água doce e mais de 30% dos recifes de coral e mamíferos marinhos estão ameaçados.

“Preservando a biodiversidade protegendo as florestas”
ODS 15 – Vida Terrestre

ODS 15 – VIDA TERRESTRE -A perda de biodiversidade geralmente ocorre após a destruição do habitat - por exemplo, por meio do desmatamento ou desertificação. O desmatamento é uma ameaça particularmente séria para a vida selvagem porque as florestas constituem uma importante fonte de biodiversidade terrestre. As ameaças à biodiversidade aumentaram nas últimas três décadas.

“O papel essencial das instituições resilientes e responsivas”
ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes - Portal É conosco

ODS 16 – PAZ, JUSTIÇA E INSTITUIÇÕES EFICAZES - Instituições fortes, eficazes, transparentes e responsáveis ​​são essenciais para o desenvolvimento sustentável e essenciais para que os governos prestem serviços aos seus cidadãos. Em 2020, os governos em todo o mundo se viram sob pressão ao administrar as consequências e as consequências da pandemia COVID-19.

“Remessas: uma tábua de salvação para muitas economias”
ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação - Portal É conosco

ODS 17 – PARCERIAS E MEIOS DE IMPLEMENTAÇÃO - A importância das parcerias para o desenvolvimento global acontece ao se facilitar e fortalecer os vínculos financeiros entre os países. Remessas são transferências monetárias enviadas por trabalhadores que vivem no exterior para suas famílias. A capacidade de encontrar emprego no exterior e enviar dinheiro para casa é crítica para muitas das pessoas economicamente mais desfavorecidas do mundo.

 
 

FONTES:

ATLAS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: https://datatopics.worldbank.org/sdgatlas/index.html

Citação sugerida:

Pirlea, AF, U. Serajuddin, D. Wadhwa, M. Welch e A. Whitby, eds. 2020. Atlas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2020: Dos Indicadores de Desenvolvimento Mundial. Washington, DC: Banco Mundial. https://datatopics.worldbank.org/sdgatlas/

Licença: Creative Commons Atribuição CC BY 3.0 IGO

bottom of page