• É conosco

PRECISAMOS FALAR SOBRE PLÁSTICO


FOTO: tanvi-sharma--4bD2p5zbdA-unsplash


Muito tem se falado da necessidade de todos se unirem para combater a poluição que o consumo desmedido de plástico impõe ao planeta.


Em 2018, o Secretário Geral da ONU, António Guterres disse em sua mensagem para o Dia Mundial d Meio Ambiente: ““Nosso mundo está sendo inundado por resíduos plásticos prejudiciais. Todos os anos, mais de 8 milhões de toneladas acabam nos oceanos”. Disse ainda que se as tendências atuais continuarem, em 2050 nossos oceanos terão mais plástico do que peixes.




O Estudo "Infância plastificada - O impacto da publicidade infantil de brinquedos plásticos na saúde de crianças e no ambiente" (2020) revela que hoje (na média) engolimos o equivalente a um cartão de crédito por semana em microplásticos presentes na comida e água que consumimos.


A pesquisa foi conduzida pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Química Verde, Sustentabilidade e Educação (GPQV), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a pedido do Programa Criança e Consumo, do Instituto Alana.


Você pode acessar esta pesquisa pioneira sobre publicidade infantil de brinquedos plásticos neste link: https://criancaeconsumo.org.br/noticias/o-impacto-da-publicidade-infantil-de-brinquedos-plasticos-na-saude-de-criancas-e-no-meio-ambiente/?utm_source=uol&utm_medium=ekoa&utm_campaign=lancamento



MAIS PESQUISA, MESMO PROBLEMA


Pesquisa publicada na revista científica Nature Communications aponta que nos 200 metros superficiais do oceano se encontram volumes de microplástico (partículas que medem entre 10 e 100 micrômetros) que podem chegar a 21 milhões de toneladas.


A pesquisa focou os resíduos dos plásticos mais comuns, que são normalmente usados em embalagens e tem um ciclo de vida curto (do consumo ao descate).


Os pesquisadores avaliam que os caminhos que o plástico percorre até o mar são diversos e incluem o descarte nos rios nas áreas costeiras e interiores, atividades ilegais de despejo, erosão de lixões e lixo jogado diretamente no mar proveniente de atividades de navegação, pesca e aquicultura.


O artigo original está aqui (em inglês): “High concentrations of plastic hidden beneath the surface of the Atlantic Ocean”: https://rdcu.be/b6qm1



TRISTE OCEANO


A 9ª edição da Mostra ECOFALANTE, festival audiovisual dedicado à discussão de temas socioambientais que acontece até 20 de setembro de 2020 conta com produções de 24 países e na temática “plástico e oceano” apresenta o documentário “BLUE” (Triste Oceano) que entrevista apaixonados ativistas e a constatação de que em 2050, haverá mais plástico do que peixes nos mares e o oceano não é um lugar de recursos ilimitados, imune à mudança e ao declínio.


DIREÇÃO: Karina Holden


Assista o Trailer:

Você pode assistir gratuitamente o documentário BLUE na Mostra Ecofalante de Cinema online neste link (verifique o período da exibição):

https://ecofalante.org.br/filme/triste-oceano



A RECICLAGEM (SÓ) NÃO BASTA.

É PRECISO REDUZIR O CONSUMO DE PLÁSTICO.


Algumas dicas para você fazer sua parte (sem muito sacrifício):


Quando for às compras:

  • · Leve ecobags ou sacolas de feira. Evite a utilizar sacolas plásticas.

  • · Peça caixas de papelão para colocar suas compras no carro.

  • · Prefira produtos com embalagens biodegradáveis.

  • · Use garrafas retornáveis para evitar descarte.

  • · Evite embalagens de isopor na compra de frutas, verduras e legumes.

Em sua casa:

  • · Tente reutilizar embalagens em vez de comprar novos recipientes.

  • · Lave as embalagens de plástico que vão para o lixo e separe como material reciclável.

  • · Substitua itens de higiene pessoal por versões mais ecológicas.

  • · Faça um mapeamento de seus hábitos e invista em pequenas mudanças.

  • · Evite o uso de descartáveis, como copos, talheres e pratinhos.

  • · Promova o consumo consciente. Estimule seus familiares e colegas de trabalho a fazerem o mesmo.





Saiba mais sobre o Objetivo 14 – ODS14 – Vida na água:

https://www.econosco.eco.br/ods/ods14-vida-na-agua

@2020  É CONOSCO.ECO.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

ENGAJE NESTA CAUSA

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca ícone do YouTube
ASSINE NOSSA NEWSLETTER