top of page
Âncora 2
Âncora 1

A fascinante história do Projeto Rios & Ruas


José Bueno e Luiz de Campos Júnior, do projeto Rios & Ruas / Tiago Queiroz / Divulgação

No dia 8 de fevereiro, os curadores do É conosco estiveram na Vila Madalena para o lançamento do livro "Rios & Ruas" escrito pelo jornalista João Prata, que conta a história do projeto incrível de duas pessoas que se dedicam a revelar os rios escondidos de São Paulo.


José Bueno, Sílvia Prado, Sérgio Lopes e Luiz de Campos Júnior

No início do livro, a Ministra do Meio Ambiente Marina Silva descreve José Bueno e Luiz de Campos Júnior como "sonháticos", ou seja, pessoas que não são só práticas e que não se preocupam apenas com resultados imediatos.




A "linha do tempo" do livro mostra os 12 anos de atividades desde o primeiro encontro dos dois em 2010, quando eles se conheceram no café Ekoa na Vila Madalena.


Eles descobriram que tinham interesses em comum e saíram de bicicleta para explorar nascentes escondidas pela cidade. Depois disso, eles não pararam mais.


Do fracasso da primeira oficina, intitulada Cidade Invisível, que foi cancelada por absoluta falta de quórum, até o lançamento deste livro, foram centenas de expedições a pé ou de bicicleta, oficinas bem-sucedidas, eventos, palestras e exposições no Brasil e no exterior, ganharam prêmios, participaram de séries e documentários e foram destaque em muitas matérias jornalísticas.


O livro "Rios & Ruas" nos traz muitas informações e inspirações para valorizar a natureza e o meio ambiente.


“Independentemente da ação do homem ou das ideias para colocar ainda mais concreto na cidade, os rios continuarão existindo.”

Luiz de Campos Júnior – Professor, pesquisador e netweaver


No livro, a gente acompanha a visão, ação e criatividade da dupla dinâmica. Quando eles começam uma oficina do Rios & Ruas, em vez de perguntar o nome da pessoa, eles perguntam "Qual é o seu rio?" porque eles acham que as pessoas já tiveram alguma experiência, têm uma lembrança e uma história com um rio para contar.


Nas expedições, a ideia não é só "pensar sobre os rios", mas também "sentir os rios" usando os cinco sentidos.


“Vivemos em uma cidade biofóbica. Acham que a raiz da árvore estraga a calçada, que a folha entope a calha, que o rio inunda e traz mal cheiro.”

José Bueno – Arquiteto e urbanista


Ao participar de uma expedição do Rios & Ruas, várias questões são abordadas. Por exemplo, muitas pessoas acham que os rios são um problema para a cidade porque causam enchentes, prejuízos e doenças, e por isso devem ser canalizados. Mas a dupla mostra que os rios também precisam ser protegidos e cuidados para o bem de nossas vidas.


A gente aprende que jogar lixo na rua é a mesma coisa que jogar lixo no rio, porque tudo que não é varrido acaba indo parar nas galerias pluviais e depois nos rios. Isso faz a gente pensar sobre o nosso modo de viver nas grandes cidades e como precisamos urgentemente mudar alguns hábitos.


Ao seguir a rota original de rios que foram tamponados ou canalizados, a gente também vê como algumas pessoas se aproveitam de áreas públicas para, por exemplo, aumentar áreas de estacionamento e beneficiar poucas pessoas em detrimento de muitas.


Será que um dia voltaremos a ver o Rio Anhangabaú fluir novamente no vale?

As ilustrações de Eduardo Bajzek acendem nossa imaginação - Copyright 2022 by João Prata

Uma das partes interessantes do livro é quando ele aborda a recuperação de rios pelo mundo. Um exemplo é o rio Hudson em Nova York, que passou por um processo de revitalização após anos de poluição e negligência. Já em Tóquio, o rio Sumida é um lugar onde é possível ver executivos pescando na hora do almoço, mostrando como a natureza pode coexistir com a vida urbana.


O livro também conta a experiência de Zé Bueno em Portugal, onde os rios não são mais enterrados como antes. E na Alemanha, há um processo em andamento para naturalizar os rios que foram canalizados no passado. São exemplos inspiradores que mostram que é possível mudar a relação das cidades com os rios e trazer de volta a vida natural em meio ao concreto.

"Rios & Ruas" apresenta diversas iniciativas locais para recuperar e valorizar os rios de São Paulo.


São propostas que visam melhorar a relação da cidade com seus rios, como a abertura de rios, recuperação das margens, construção de parques e interligação de redes de transporte, entre outras.


Além disso, é abordada a questão da coleta e tratamento de esgotos, um problema que afeta a qualidade da água dos rios e que precisa ser enfrentado para a recuperação deles. Essas são ações importantes para a construção de uma cidade mais sustentável e consciente da importância de seus recursos naturais.


“A novidade não é que existem muitos rios na cidade de São Paulo; a novidade é que construíram uma cidade sobre muitos rios.”

Luiz de Campos Júnior


Ao longo dos anos, muitas pessoas têm se engajado na causa, seja participando de expedições, oficinas e eventos, ou fazendo parcerias e contribuições para o projeto, como a jardineira agroecológica Andrea Pesek, uma autointitulada “parteira de nascentes”, a paisagista urbana Cecília Herzog, o hidrólogo Sasha Hart, a pesquisadora Juliana Gatti, o jornalista André Palhano, a jornalista Renata Falzoni, o produtor cultural Charles Groisman e diversos cidadãos das mais variadas áreas de atuação.


Nas últimas páginas você encontrará diversos depoimentos (não vamos dar spoiler) de pessoas como o ator Marcos Palmeira, o arquiteto e urbanista Vladimir Bartalini, a fundadora do Instituto Alana, a jornalista Paulina Chamorro, O escritor Denis Russo Burgierman, a presidente do Instituto Árvores Vivas, Juliana Gatti e o socio ambientalista Celso Sekiguchi que confirmam a importância dessa iniciativa, tanto pela relevância da preservação dos rios e da qualidade de vida na cidade, quanto pela abordagem criativa e inspiradora adotada pela dupla.


Não tem água, não tem jogo!


Em 2017 os curadores do É conosco produziram o documentário A Água Que Falta que contou com a participação de diversos ativistas, técnicos e gestores da iniciativa pública e privada para tratarem das questões hídricas. Separamos um trecho da fala do Zé Bueno que você pode ver aqui.


 

SERVIÇO: Livro Rios & Ruas | Prata Editorial

Para adquirir: prataeditorial@gmail.com

Valor com envio nacional: R$ 95,00

Ilustrações: Eduardo Bajzek | Projeto Gráfico: Vitor Pereira

Copyright 2022 - João Prata

Direitos reservados: Prata Editorial

 



bottom of page