top of page
Âncora 2
Âncora 1

A Água Que Falta: Um Alerta para o Nosso Futuro


A Água Que Falta - É conosco

Performance subaquática Patrícia Furtado de Mendonça - A Água Que Falta

No dia 22 de março, celebramos o Dia Mundial da Água, com o objetivo de conscientizar a todos sobre a importância da conservação dos recursos hídricos, reconhecendo o papel vital da água em todo o planeta.


Cada um de nós tem um papel a desempenhar na proteção e conservação da água para as gerações presentes e futuras. Ao adotarmos práticas sustentáveis, promovermos a conscientização e trabalharmos juntos, podemos garantir um futuro em que a água seja um recurso abundante e acessível para todos os habitantes do nosso planeta.


Essencial para a sobrevivência humana, o crescimento econômico e o desenvolvimento social


Sem acesso adequado à água potável, comunidades enfrentam desafios significativos em termos de saúde pública, nutrição e qualidade de vida.


A escassez de água afeta milhões de pessoas em várias regiões, exacerbada pelo crescimento populacional, urbanização rápida, mudanças climáticas e práticas de uso insustentáveis, como a poluição da água por resíduos industriais, agrícolas e domésticos que ameaça a qualidade e a disponibilidade dos recursos hídricos.


A Necessidade de Ação Coletiva


Diante desses desafios, é crucial que governos, organizações internacionais, setor privado e sociedade civil unam esforços para enfrentar a crise hídrica global. São necessárias medidas urgentes para promover a gestão sustentável da água, a conservação dos ecossistemas aquáticos e o acesso equitativo à água potável e saneamento básico para todos.


Promovendo a Conscientização e a Mudança de Comportamento


O Dia Mundial da Água oferece uma oportunidade para educar e conscientizar as pessoas sobre a importância da água e as ações que podem ser tomadas para proteger esse recurso precioso, estimulando uma mudança de comportamento em relação ao seu uso e incentivando práticas sustentáveis.


Assista ao documentário A Água Que Falta



O documentário A ÁGUA QUE FALTA mostra iniciativas que já acontecem no mundo através de entrevistas com pesquisadores, ativistas, produtores rurais e diversos especialistas visando inspirar a audiência e promover uma mudança de padrão cultural.


Com realização da Conteúdos Diversos Produções e licenciado pela TV Cultura, foi exibido diversas vezes na grade da emissora, apresentado na Virada Sustentável na Unibes Cultural, em evento seguido de debate com moderação do jornalista Mattew Shirts e participação de representantes do The Nature Conservancy, da Rede Brasil do Pacto Global, da AMBEV, Aegea Saneamento, Netafim Amanco, revista Saneamento Ambiental e USP.

 

FICHA TÉCNICA: Direção Geral: Sérgio Lopes | Direção: Paula Galacini | Direção de Conteúdo: Sérgio Lopes | Produção Executiva: Sílvia Prado | Assistente de Produção: Juliana Medeiros | Direção de Fotografia: Pichi Martirani | Câmera 2: Lucas Slater | Técnico de Áudio: Ozzy | Produtor: Jorginho Sabino | Eletricista: Silvanio Rodrigues | Equipe NY: Direção: Sérgio Lopes | Produção Executiva: Sílvia Prado | Câmera 1: Camila Marchon | Camera 2: Sílvia Prado.

 

Conheça os ODS 6 – Água potável e saneamento e ODS 14 – Vida na água - Eles tratam de garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos e também da conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

bottom of page