top of page
Âncora 2
Âncora 1

Antropoceno: a era em que começamos a moldar a biosfera.

Biosfera É conosco

A ideia por trás do termo Antropoceno é que os impactos das atividades humanas, como a industrialização em larga escala e a agricultura intensiva, promoveram mudanças climáticas causadas pela emissão de gases de efeito estufa, a perda de biodiversidade e outros fatores. Essas influências atingiram um ponto em que deixam uma marca duradoura nos sistemas planetários.


Cunhado inicialmente em 2.000 para expressar a extensão das mudanças provocadas pela atividade humana no planeta, o termo Antropoceno entrou para o vocabulário acadêmico, permeando diversas áreas de estudo.


A história de 4,5 bilhões de anos da Terra é oficialmente delineada pela escala geológica do tempo, proporcionando-nos um contexto essencial para compreensão desse vasto período.


Vivemos em uma fase do Holoceno que teve início há 11.700 anos, marcando o fim da última era glacial, até que em 2016, um grupo de trabalho composto por 35 geólogos, determinou que a Época Antropocênica começou por volta de 1950, quando o início dos testes de armas nucleares deixou marcas geoquímicas que podem ser identificadas globalmente.


Nem sempre foi assim


A vida na Terra sempre teve um equilíbrio delicado entre os sistemas naturais e ao longo de milhões de anos, ecossistemas evoluíram.


A biosfera que compreende todos os ecossistemas e organismos vivos na Terra, é altamente sensível e respondia a mudanças climáticas e eventos naturais, adaptando-se gradualmente.


A ação humana era apenas uma pequena parte desse panorama, e as comunidades viviam em harmonia com a natureza.


Desencadeando crises climáticas e eventos extremos


A segunda metade do século XX, marcou o período em que a atividade humana intensificou sua influência na Terra, por meio de suas atividades industriais, tecnológicas e de consumo. O rápido desenvolvimento, aumento populacional e exploração desenfreada de recursos levaram a degradação ambiental e perda de biodiversidade. À medida que a tecnologia avançava, as emissões de gases de efeito estufa aumentaram.


As respostas da biosfera a mudanças climáticas frequentemente envolvem interações complexas entre diferentes espécies e seus ambientes

Mudanças nos padrões de precipitação podem influenciar a vegetação em uma região, afetando toda a cadeia alimentar associada, os ciclos de vida de muitas espécies, incluindo períodos de floração, reprodução e migração e podem levar à extinção de certas espécies.


A elevação do nível do mar, incêndios florestais, inundações e outros eventos naturais podem levar à perda ou deslocamento de habitats, impactando a vida selvagem e a biodiversidade.


Sobrevive na natureza aquele que se adapta melhor ao ambiente


As ações humanas estão alterando os padrões climáticos, destruindo habitats, causando extinções de espécies e afetando a qualidade geral da biosfera. O reconhecimento do Antropoceno destaca a responsabilidade humana na preservação e gestão sustentável do planeta.


Com a necessidade urgente de ações coletivas, a crise atual envolve a busca por soluções sustentáveis, governança global eficiente e uma mudança fundamental nos padrões de consumo para garantir um futuro mais equilibrado e resiliente.

 






bottom of page