top of page
Âncora 2
Âncora 1

Ativismo, Comunicação e Algoritmos na advocacia pelo clima

A Inteligência Artificial (IA) pode desempenhar um papel crucial na comunicação efetiva da sustentabilidade, proporcionando soluções inovadoras para disseminar informações, envolver públicos e promover práticas sustentáveis.



Acreditando que avatares mirins têm o potencial de simplificar conceitos complexos de sustentabilidade, tornando-os mais compreensíveis, os curadores do portal É conosco, Sérgio Lopes e Sílvia Prado, decidiram realizar uma experiência utilizando o aplicativo “heygen", uma plataforma que produz vídeos sem muito esforço com avatares e vozes gerados por IA à partir de uma foto e com edição do designer e educador Gil Casertta.


Utilizando uma imagem p&b da infância de Sérgio, quando ele ainda era um curioso garoto de 5 anos, a equipe criou uma pequena campanha com 8 vídeos abordando diversos temas que transmitem informação de qualidade sobre a importância de levarmos uma vida sustentável, buscando inspirar as pessoas no percurso de uma jornada sustentável.


Esta campanha foi desenvolvida apenas como um teste e com o aprendizado o grupo já está trabalhando com uma versão mais sofisticada do app, que permite movimentos menos robóticos e uma voz mais adequada para o perfil do avatar

Educação Divertida

Avatares infantis podem ser usados para transmitir informações sobre práticas sustentáveis de uma maneira educativa e divertida. Isso pode incluir histórias, jogos interativos e animações que destacam a importância de cuidar do meio ambiente.




Campanhas de conscientização sobre sustentabilidade voltadas para crianças, mas que falam com qualquer público interessado no tema, podem se beneficiar da presença de avatares infantis em materiais de comunicação, como pôsteres, vídeos educativos e materiais didáticos. No entanto, é importante abordar essa estratégia com responsabilidade, garantindo que as mensagens sejam precisas, éticas e respeitosas.


A IA pode analisar dados de redes sociais, notícias e outras fontes para entender o sentimento público em relação a questões ambientais

Isso permite adaptar as mensagens de sustentabilidade para melhor atender às preocupações e expectativas da sociedade. Além disso, os sistemas de IA podem personalizar mensagens de sustentabilidade com base no perfil, interesses e comportamentos individuais dos usuários. Assim, é possível aumentar a relevância das mensagens e promover uma maior adesão às práticas sustentáveis.


Para incrementar o engajamento, chatbots baseados em IA podem ser utilizados para fornecer informações sobre sustentabilidade de maneira interativa e acessível. Eles podem responder a perguntas, oferecer dicas práticas e direcionar os usuários para recursos adicionais, contribuindo para a conscientização.




Ferramentas de tradução automática baseadas em IA podem facilitar a disseminação de informações sobre sustentabilidade em diferentes idiomas e culturas, promovendo uma comunicação global eficiente.


Gamificação Sustentável


Aplicativos e plataformas de gamificação baseados em IA podem transformar a promoção da sustentabilidade em uma experiência envolvente. Recompensas virtuais e desafios podem incentivar comportamentos sustentáveis, criando uma comunidade em torno da conscientização ambiental.




Os exemplos aqui mencionados são apenas algumas da muitas possibilidades que a inteligência artificial proporciona, mas é crucial envolver a ciência, educadores e pais no processo para garantir que as mensagens se alinhem aos valores educacionais e culturais da comunidade.




Em setembro de 2023 fizemos uma “entrevista com o ChatGPT para entender como a AI poderia nos ajudar a explicar a importância da coleta seletiva.

Você pode ler a matéria na íntegra clicando na imagem abaixo.


Entrevista Chat GPT - É conosco
 
The Climate Reality Project BR - É conosco

Conheça o The Climate Reality Project Brasil, a filial brasileira do The Climate Reality Project, organização global criada pelo ex-vice-presidente e Nobel da Paz, Al Gore em 2006, com uma rede de mais de 20 mil voluntários pelo mundo, sendo quase 4 mil localizados no Brasil.

bottom of page