top of page
Âncora 2
Âncora 1

O aquecimento global ameaça a nossa existência. É tempo de agir!


Poluição e mudança climática
Imagem mudança climática-poluição no Freepik

Estamos enfrentando uma crise climática que é de nossa responsabilidade. O aquecimento global está ameaçando a nossa existência e temos pouco tempo para agir.


Os sinais são claros: a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera está 50% acima dos níveis da era pré-industrial, os índices mais altos registrados na Terra em 14 milhões de anos, apontando para as condições climáticas desafiadoras que estamos enfrentando.


Mais de 200 cientistas de todo o mundo contribuíram para o "Global Tipping Points Report". O relatório com mais de 500 páginas fornece um guia confiável para o estado do conhecimento sobre pontos de inflexão, explora oportunidades para acelerar transformações muito necessárias e descreve opções para uma nova governança de riscos e oportunidades de pontos de inflexão.


Já o Relatório Síntese do 6º Ciclo de Avaliação do IPCC (AR6), defende uma mudança urgente e transformadora para limitar o aquecimento global, apontando fatos, nos seus Grupos de Trabalho (WG1, WG2 e WG3, na sigla em inglês).


  • As ações humanas aqueceram o clima a uma taxa sem precedentes nos últimos 2.000 anos, e a última década foi a mais quente em 125.000 anos.

  • As mudanças climáticas estão tornando o calor extremo, as chuvas fortes, a seca e os incêndios mais intensos e frequentes.

  • As mudanças climáticas têm afetado a produção e a disponibilidade de alimentos, especialmente para os mais pobres. As secas e inundações exacerbam as crises humanitárias, chegando a intensificar conflitos violentos.

  • As ações humanas relacionadas à queima de combustíveis fósseis, processos industriais, alterações no uso da terra e silvicultura resultaram em um aumento significativo nas emissões de gases de efeito estufa (GEE), que são responsáveis pelas mudanças climáticas.

  • Os compromissos nacionais assumidos pelos governos são inconsistentes com a limitação do aquecimento a 1,5°C (Acordo de Paris), e provavelmente, levarão ao aquecimento global de 2,8°C até 2100.


Se o aumento da temperatura passar de 1,5°C, ecossistemas inteiros serão irreversivelmente perdidos


  • Alguns ecossistemas já estão nos limites da adaptação, incluindo alguns dos recifes de coral de águas quentes, zonas úmidas costeiras, florestas tropicais e ecossistemas polares e montanhosos.

  • Os impactos climáticos podem reduzir os crescimentos econômicos nacionais e afetar as finanças de governos.


É crucial que adotemos ações coordenadas e equitativas, incorporando adaptação e mitigação em decisões políticas e financeiras


  • Para alcançar a meta de limitar o aquecimento a 1,5°C, será preciso uma redução significativa na dependência de combustíveis fósseis para geração de energia e uma transição abrangente para eletrificação, priorizando fontes de energia renovável.


Se fomos capazes de criar essa situação, temos o poder de corrigi-la


O relatório do WG3 deixou claro que existem opções de mitigação disponíveis em todos os setores que poderiam, juntas, reduzir pela metade as emissões globais de GEE até 2030.


  • Os sistemas de eletricidade em alguns países e regiões já são predominantemente alimentados por energias renováveis.

  • Os veículos elétricos estão cada vez mais competitivos em relação aos movidos por motores de combustão interna e são o segmento que mais cresce na indústria automobilística.

  • Pelo menos 18 países já sustentaram reduções de emissões de GEE e CO2 baseadas em consumo por mais de 10 anos.

  • Surgiram leis climáticas diretas focadas na redução de GEE em 56 países cobrindo 53% das emissões globais em 2020, e os litígios climáticos estão em ascensão.


"É conosco" agradece sua companhia até aqui e informa que o portal estará em recesso até 15 de janeiro de 2024.


Sugerimos que assista aos 4 documentários de nosso acervo, clicando na imagem abaixo:


Aproveite e leia o livro “O que é a Cultura do Desperdício”, clicando na imagem abaixo:

 

Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 13 - ODS 13 - É conosco




   

bottom of page