top of page
Âncora 2
Âncora 1

Você sabe (mesmo) a diferença entre Aquecimento Global, Mudança Climática e Emergência Climática?


Aquecimento Global - É conosco
Imagem de stockgiu no Freepik

Frequentemente percebemos que ocorre alguma confusão entre os termos "aquecimento global," "mudança climática" e "emergência climática".


Embora esses termos estejam inter-relacionados, cada um deles se refere a aspectos distintos das transformações do clima global e local e algumas pessoas não percebem as nuances que diferenciam esses conceitos.


A ciência climática é complexa e multifacetada


As mudanças climáticas envolvem uma série de fatores, como aumento da temperatura global, variações nos padrões climáticos, derretimento de geleiras, elevação do nível do mar e eventos climáticos extremos. A complexidade desses processos pode ser desafiadora para compreensão completa das diferenças entre os termos.


Muitas vezes, a falta de divulgação de informações precisas e uso consistente de terminologia somadas a falta de educação climática, contribui para a confusão. Muitas pessoas podem não ter tido a oportunidade de aprender sobre as mudanças climáticas na escola ou em suas comunidades, o que dificulta a distinção entre esses termos.


A distinção entre Aquecimento Global, Mudança Climática e Emergência Climática


Aquecimento Global: é quando a temperatura da Terra fica mais quente do que o normal.

Aquecimento global - É conosco
Imagem no Freepik

Refere-se especificamente ao aumento da temperatura média da Terra devido à concentração crescente de gases de efeito estufa na atmosfera, como o dióxido de carbono (CO2). Isso ocorre principalmente devido às atividades humanas como a queima de combustíveis fósseis para produzir energia (carvão, petróleo e gás) e desmatamento. O resultado é um aumento gradual e contínuo da temperatura média global ao longo do tempo.


O problema é que, nos últimos anos, temos liberado muitos desses gases de efeito estufa e como resultado, o planeta está esquentando mais do que deveria.

Esse aumento da temperatura é um dos principais impulsionadores das mudanças climáticas.


Mudanças Climáticas: são alterações nos padrões climáticos que ocorrem na Terra a longo prazo.


Aquecimento global - É conosco

Estão relacionadas ao aumento das temperaturas, alterações nos padrões de chuva, eventos climáticos extremos como tempestades mais fortes e secas mais longas que prejudicam a produção de alimentos, derretimento de geleiras, elevação do nível do mar e muito mais.


Como a Terra é um sistema, onde tudo está conectado, mudanças em uma área podem influenciar mudanças em todas as outras.

As mudanças climáticas podem ser causadas por vários fatores, incluindo o aquecimento global.


Emergência Climática: é quando o clima da Terra muda muito rapidamente, gerando um desequilíbrio que causa muitos problemas.


Aquecimento global - É conosco

Também chamada de "crise climática" a emergência climática é um termo mais recente que se refere à situação crítica em que a Terra se encontra devido ao aquecimento global e às mudanças climáticas. É uma expressão que enfatiza a gravidade do problema e a urgência de ação. A emergência climática reconhece que as mudanças climáticas estão causando impactos cada vez mais severos no planeta, na natureza e nas sociedades humanas, e que a resposta global a esses desafios precisa ser imediata e abrangente.

A emergência climática tem um outro efeito que é a injustiça climática que, por fatores socioeconômicos, ambientais e culturais, faz com que indivíduos de determinados grupos ou regiões fiquem mais vulneráveis aos impactos das mudanças climáticas como as enchentes, alagamentos, invasão de territórios, falta de acesso escasso à água potável e esgoto tratado ou coleta de lixo, que acabam gerando doenças.


São termos interligados que refletem diferentes aspectos da crise climática que o mundo enfrenta


Em resumo, o aquecimento global é o aumento da temperatura da Terra devido a emissões de gases de efeito estufa, é a causa inicial. As mudanças climáticas são o efeito mais amplo, as alterações gerais no clima, e a emergência climática destaca a urgência e a gravidade da situação atual, é a chamada à ação diante das consequências cada vez mais severas das mudanças climáticas.


A responsabilidade individual tem papel importante nas questões do aquecimento global


Cada ação conta e aqui estão algumas maneiras pelas quais você pode contribuir para mitigar o aquecimento global:


  • Redução das emissões de carbono: reduzindo o consumo de combustíveis fósseis, como gasolina e carvão, e optando por fontes de energia mais limpas, como energia solar ou eólica. Também inclui a redução do uso de veículos individuais em favor de meios de transporte mais sustentáveis, como transporte público, carona ou bicicleta.

  • Conservação de energia: reduzir o consumo de energia em casa e no trabalho pode diminuir as emissões de carbono. Isso envolve o uso de aparelhos eficientes em termos energéticos, melhor isolamento e práticas de conservação, como desligar luzes e eletrônicos quando não estiverem em uso.

  • Consumo consciente: optar por produtos e alimentos produzidos de forma sustentável ajuda a reduzir a pegada de carbono individual. Isso inclui escolher alimentos locais e sazonais, reduzir o desperdício de alimentos, comprar produtos duráveis e recicláveis e reduzir o consumo de carne e produtos de origem animal, que têm uma pegada de carbono mais alta.

  • Redução do desperdício: diminuir o desperdício de recursos, como água, papel e plástico, pode contribuir para a redução da pressão sobre o meio ambiente e a diminuição das emissões de gases de efeito estufa associadas à produção e descarte de produtos.

  • Ativismo e conscientização: você pode e deve pressionar governos e empresas a adotarem políticas e práticas mais sustentáveis em relação ao meio ambiente e sempre que possível, participar de campanhas de conscientização.

  • Educação e influência social: Informar-se sobre as questões climáticas e compartilhar esse conhecimento com amigos, familiares e colegas pode aumentar a conscientização e a ação coletiva em relação ao aquecimento global.


Ativismo - É conosco

Embora as ações individuais sejam importantes, é fundamental reconhecer que a solução eficaz para o aquecimento global exige esforços em nível global, nacional e comunitário. As políticas governamentais, regulamentações e acordos internacionais desempenham um papel fundamental na redução das emissões de carbono e na mitigação das mudanças climáticas.

 
ODS 13 - É conosco




bottom of page