top of page
Âncora 2
Âncora 1

“Cisnes verdes”



O termo “Cisne Negro” surgiu logo após a crise (Wall Street / 2008) para se referir a eventos não previsíveis e que têm um forte impacto negativo no sistema financeiro.


Numa visão contemporânea do cisne negro, foi criada a figura do “Cisne Verde” para tratar da crise financeira que tem como origem as mudanças climáticas.


John Elkington, especialista em responsabilidade social, falou em “live” na Conferência Ethos 2020 no último dia 2 de julho, sobre seu novo livro, “Green Swans: The Coming Boom in Regenerative Capitalism” (Cisnes Verdes: O boom iminente do capitalismo regenerativo - 2020).




Em 1994 o britânico John havia cunhado o conceito Triple Bottom Line, (resultado financeiro triplo) conhecido também como 3 Ps da Sustentabilidade (People, Planet, Profit), como sua forma de medir o desempenho na América corporativa. A ideia era que uma empresa pode ser administrada de forma que não só ganhe dinheiro, mas que melhore a vida das pessoas e do planeta.



Com o passar do tempo o conceito não resistiu aos novos desafios sociais, ambientais e de governança das empresas, faltando a visão de regeneração, que seria o passo seguinte ao da eliminação de impactos negativos.


Como um instrumento para mensurar resultados tangíveis e não como um guia de ação movido por valores acabou por favorecer o que Elkington chamou de ética da complacência onde a busca do triplo não é capaz de neutralizar a atração exercida pelo resultado único: o lucro.


Em sua fala que contou com a participação de Ricardo Young – presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos e moderação de Ana Lucia de Melo Custódio – diretora-adjunta do Instituto Ethos, John falou sobre a necessidade de repensar o conceito “3 Ps" e avançar para o “Green Swan”.




O cisne é um símbolo de transformação como em "O Patinho Feio", de Hans Christian Anderson. No mesmo espírito, "Cisnes Verdes" é a história da transformação acelerada do capitalismo, dos mercados e dos negócios.


Falou sobre a transição do Capitalismo de ontem para o capitalismo de amanhã e através de um gráfico exemplificou como o Cisne Verde é uma trajetória de mercado com características próprias:

  • Responsável: viver de acordo com o que a sociedade espera dos negócios - ou seja, no mínimo, não prejudica a saúde dos sistemas sociais e naturais dos quais todos nós dependemos.

  • Resiliente: aumentar a capacidade dos sistemas naturais, sociais, econômicos e políticos de se adaptarem à mudança e promover a "anti-fragilidade".

  • Regenerativo: agregando valor ao sistema como um todo, contribuindo para a saúde das comunidades, economias e ecossistemas naturais por meio de atividades comerciais básicas.

Você pode assistir à apresentação do John Elkington no Canal do Instituto Ethos no Youtube:


John Elkington - É autor de 19 livros, entre eles o best-seller “The Green Consumer Guide”. Pioneiro do movimento global de responsabilidade social, co-fundador da Environmental Data Services (1978) e da SustainAbility (1987) e fundador da Volans, empresa que ajuda líderes empresariais a acelerar a transformação do capitalismo.


Conheça a Volans: https://volans.com/


Se você gostou do assunto, vai gostar também de assistir ao vídeo “Esboçando um Manifesto para o Capitalismo de Amanhã” - gravado durante um encontro apresentado por Volans no WWT London Wetland Centre em Barnes em 23 de junho de 2019.



 




bottom of page