• É conosco

CONSUMIDOR CONSCIENTE, ÉTICO E RESPONSÁVEL


Consumo Consciente - Portal É Conosco

O Dia do Consumo Consciente - 15 de outubro - é celebrado no Brasil desde 2009 para despertar a consciência do público para os problemas socioambientais que os padrões de consumo causam.


Além de buscar reduzir o consumo, é preciso minimizar o uso de recursos naturais, materiais tóxicos, diminuir a emissão de poluentes e a geração de resíduos na produção de produtos que serão consumidos.


O modelo de desenvolvimento da nossa sociedade tem forte apelo ao “consumismo”, em que o “ter” é mais importante que “ser” e os recursos naturais são usados sem cerimônia pela sociedade de consumo. Isso não é sustentável.


De acordo com a Pesquisa Akatu 2018, que mostra a evolução do grau de consciência dos brasileiros no comportamento de consumo, somente 4% dos brasileiros podem ser classificados como consumidores conscientes, que de fato praticam os 5Rs da Sustentabilidade:

  1. Repensar hábitos e atitudes de consumo.

  2. Recusar produtos que geram impactos ambientais e não sejam essenciais.

  3. Reduzir geração de lixo.

  4. Reutilizar, aumentando a vida útil de produtos.

  5. Reciclar materiais que sirvam de matéria prima para outros produtos.

É importante que saibamos que quando adquirirmos uma mercadoria, estamos financiando toda a cadeia de produção-distribuição-comercialização-consumo que há por trás desse produto, e isso tem reflexos econômicos, ambientais e sociais.


A redução do consumo acontece naturalmente quando nos tornamos consumidores mais conscientes.


No site do Instituto Akatu você encontra uma ferramenta que avalia o grau de consciência de pessoas ou comunidades quando consomem e oferece caminhos para que todos possam se tornar consumidores mais conscientes, numa jornada em busca do bem-estar para você, a sociedade e toda a vida no planeta.