top of page
Âncora 2
Âncora 1

Dia da sobrecarga da terra



Este 29 de julho de 2021 registrou o “Dia da Sobrecarga da Terra”, que marcou a entrada no “cheque especial do planeta”, momento em que consumimos mais recursos naturais do que a Terra tem condições de regenerar em 1 ano.

A DATA É UM ALERTA DE EMERGÊNCIA


Em 2020, o dia aconteceu em 22 de agosto e de lá para cá aumentamos as emissões de gases de efeito estufa e de uso de recursos naturais que haviam diminuído em 14,5% a pegada de carbono por conta da pandemia, o que significa que a diminuição das atividades de produção humana reflete imediatamente no impacto ambiental que causa.


100 DIAS DE POSSIBILIDADE


O site “Earth Overshoot Day” apresenta uma campanha intitulada “100 DIAS DE POSSIBILIDADE” para reverter esta situação, apresentando muitas maneiras de usar tecnologias existentes para substituir as práticas de negócios que não são sustentáveis em cada país, cidade ou empresa.


100 dias de possibilidade - Portal É conosco

A iniciativa foi criada para apresentar uma solução já colocada em prática, eficaz e escalável, a cada dia que antecede a COP26 - amplamente percebida como uma última chance para que os governos ajam para o cumprimento do Acordo de Paris, um tratado no âmbito da Convenção das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima, que rege medidas de redução de emissão de gases estufa a partir de 2020, a fim de conter o aquecimento global abaixo de 2 ºC, preferencialmente em 1,5 ºC, e reforçar a capacidade dos países de responder ao desafio, num contexto de desenvolvimento sustentável.


A TENDÊNCIA ATUAL NÃO É NOSSO DESTINO: #MoveTheDate


Na aba do site intitulada SOLUÇÕES, o texto de abertura explica: O passado não determina necessariamente nosso futuro. Nossas escolhas atuais sim.


Por meio de decisões sábias e voltadas para o futuro, podemos reverter as tendências de consumo de recursos naturais e, ao mesmo tempo, melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas.


“Estratégias para a prosperidade de um planeta", em inglês.

“Embora nosso planeta seja finito, as possibilidades humanas não são”

A transformação para um mundo sustentável e neutro em carbono terá sucesso se focarmos os pontos fortes da humanidade: previsão, inovação e cuidado uns com os outros.


Essa transformação não é apenas tecnologicamente possível, mas também economicamente vantajosa e nossa melhor chance de um futuro próspero.


O “Earth Overshoot Day” identificou cinco áreas principais que estão definindo nossas tendências de longo prazo com mais força. Todos eles são moldados por nossas escolhas individuais e coletivas.


Soluções Overshoot Day - Portal É conosco
  • PLANETA, explica que a qualidade de vida da humanidade - até mesmo a sobrevivência - depende da saúde dos recursos biológicos do nosso planeta ou “teia da vida”.

  • CIDADES, trata do desafio: a campanha global pela sustentabilidade será ganha, ou perdida, nas cidades, pois a expectativa é de que entre 70% e 80% de todas as pessoas vivam em áreas urbanas até 2050.

  • ENERGIA, demonstra que há mais de 150 anos, a pegada de carbono da humanidade era próxima de zero. É preciso descarbonizar a economia para enfrentar as mudanças climáticas, e melhorar o equilíbrio entre nossa Pegada Ecológica e os recursos renováveis ​​do planeta.

  • COMIDA, mostra a ineficiência de recursos na produção de alimentos e o desperdício de alimentos como as duas questões principais ao abordar a suficiência alimentar, desnutrição e fome.

  • POPULAÇÃO, um ponto de preocupação e alerta: conforme a população aumenta, aumenta a pressão sobre o planeta em todos os níveis. Como podemos ajudar as pessoas a tomar as melhores decisões e fazer o que é melhor para elas, a sociedade e o planeta?

O vídeo “Humanidade esgota recursos do planeta e entra no vermelho” da DW, empresa pública de radiodifusão da Alemanha, explica de maneira didática o que é o “Dia da Sobrecarga da Terra”



As empresas desempenharão um papel fundamental no cumprimento das 169 metas contidas nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)


O Instituto Akatu e a GlobeScan divulgaram os principais resultados da pesquisa “Vida Saudável e Sustentável 2020: Um Estudo Global de Percepções do Consumidor”. Global, a pesquisa traz dados sobre as percepções dos consumidores em 27 países.


Segundo o site AKATU, os resultados servem de guia para empresas interessadas em compreender as percepções dos consumidores e entender como podem contribuir na resolução de questões urgentes nos campos da saúde e da sustentabilidade.


Confira os resultados públicos da Pesquisa Vida Saudável e Sustentável 2020 aqui:


A pesquisa mostra que mais de 80% dos consumidores brasileiros esperam que as empresas cuidem do que está sob seu controle, além de informar sobre os seus processos produtivos.


Mais de 70% esperam que as empresas não agridam o meio ambiente. E mais de 60% esperam que as empresas estabeleçam metas para tornar o mundo melhor.

 

Conheça os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - ONU

17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Portal É conosco


Veja também: Eduardo Giannetti - Economista e Escritor explica que a Cultura do Desperdício é fruto de se ter o consumo como fonte de realização humana. Além de eticamente condenável, esta forma de viver extrapola os limites que o meio ambiente impõe.



 

FONTES:

EARTH OVERSHOT DAY: https://www.overshootday.org/

bottom of page