• É conosco

“ECOANXIETY” - RIR É O MELHOR REMÉDIO


“ECOANXIETY” - RIR É O MELHOR REMÉDIO- Cartaz da exposição "Cartoons for Future" - Portal É conosco

A incapacidade de sentirmos que estamos fazendo a diferença na luta contra as causas das mudanças climáticas está levando a um aumento nos índices de depressão e na ansiedade das pessoas.


Saúde Mental e a Nossa Mudança do Clima” é o nome do relatório apresentado em março de 2017 pela American Psychological Association e a ecoAmerica que apresentou o termo “ecoanxiety” como um medo crônico da destruição ambiental e que gera um transtorno de ansiedade causado pela “emergência climática”.


As respostas psicológicas às mudanças climáticas, (fatalismo, medo, desamparo e resignação) estão crescendo e nos impedindo de abordar adequadamente as principais causas e soluções para nosso clima em mudança.


"A mudança climática não é motivo de riso, mas às vezes é preciso rir da dor para encontrar uma solução"

Beth Osnes - Universidade do Colorado.


Estudos tem mostrado que o humor é útil para envolver e engajar o público sobre as questões das mudanças climáticas e o prefeito de Dortmund na Alemanha ao ver o interesse e participação dos alunos da sua cidade nas manifestações do movimento "Fridays for Future" criado por Greta Thunberg, quis mostrar seu apoio às preocupações dos alunos.


Ele criou o conceito de uma exposição com o curador e artista Bernd Pohlenz, administrador do Site toonpool, que tem um acervo de quase 300.000 desenhos de 2.500 artistas de 120 países.


A exposição "Cartoons for Future" retrata através de 100 desenhos de artistas internacionais a greve escolar pelo clima, plástico no mar, montanhas de lixo, cao