top of page
Âncora 2
Âncora 1

“Ecoanxiety” - Rir é o melhor remédio




A incapacidade de sentirmos que estamos fazendo a diferença na luta contra as causas das mudanças climáticas está levando a um aumento nos índices de depressão e na ansiedade das pessoas.


Saúde Mental e a Nossa Mudança do Clima” é o nome do relatório apresentado em março de 2017 pela American Psychological Association e a ecoAmerica que apresentou o termo “ecoanxiety” como um medo crônico da destruição ambiental e que gera um transtorno de ansiedade causado pela “emergência climática”.


As respostas psicológicas às mudanças climáticas, (fatalismo, medo, desamparo e resignação) estão crescendo e nos impedindo de abordar adequadamente as principais causas e soluções para nosso clima em mudança.


"A mudança climática não é motivo de riso, mas às vezes é preciso rir da dor para encontrar uma solução"

Beth Osnes - Universidade do Colorado.


Estudos tem mostrado que o humor é útil para envolver e engajar o público sobre as questões das mudanças climáticas e o prefeito de Dortmund na Alemanha ao ver o interesse e participação dos alunos da sua cidade nas manifestações do movimento "Fridays for Future" criado por Greta Thunberg, quis mostrar seu apoio às preocupações dos alunos.


Ele criou o conceito de uma exposição com o curador e artista Bernd Pohlenz, administrador do Site toonpool, que tem um acervo de quase 300.000 desenhos de 2.500 artistas de 120 países.


A exposição "Cartoons for Future" retrata através de 100 desenhos de artistas internacionais a greve escolar pelo clima, plástico no mar, montanhas de lixo, caos no trânsito, poluição da água ou a exploração de países em desenvolvimento por corporações ocidentais (no começo do ano a exposição itinerou para Izmir, no oeste da Turquia).



Os cartoons oferecem uma visão de como a emergência global é vista em diferentes partes do mundo



Água potável para todos?-   Gergely Bacsa - Portal É conosco

Água potável para todos? Em vez de uma tigela cheia de água, essa garota tenta embeber solo seco. O ilustrador húngaro Gergely Bacsa chama a atenção para a escassez de água em muitos países. Autor: Silke Wünsch.



Atribuição injusta de tarefas  - Menekse Cam  - Portal É conosco

Atribuição injusta de tarefas. A cegonha mal consegue acreditar no que está vendo - o que há no enorme embrulho que o corvo carrega? O cartunista turco Menekse Cam, chamou seu desenho de "Clean the World".



Equilíbrio difícil - Burak Ergin - Portal É conosco

Equilíbrio difícil. Neste desenho do artista turco Burak Ergin, um homem está tentando equilibrar tecnologia e ecologia. Os trabalhos muitas vezes sombrios de Ergin ganharam inúmeros prêmios nacionais e internacionais.



Muito tarde? - Marian Kamensky (Greta) - Portal É conosco

Muito tarde? Greta Thunberg, a figura principal do movimento de ativismo climático "Fridays for Future", está até o pescoço na água neste desenho da austríaca Marian Kamensky: Sua "greve escolar pelo clima", começou tarde demais.



Bela Vista? - Tjeerd Royaards - Portal É conosco

Bela Vista? Turismo a qualquer custo? O casal está tirando uma selfie em frente ao pôr-do-sol, mas aparentemente não percebe que estão parados na montanha de lixo.


O globo em desespero - Arcadio Esquivel - Portal É conosco

O globo em desespero. Muitas das ilustrações da exposição tratam do lixo plástico que contaminou os oceanos do mundo. Aqui, a Terra segura o rosto nas mãos em um momento de desespero.



Uma sepultura molhada - Kittihawk - Portal É conosco

Uma sepultura molhada. A crise ambiental também terá consequências na migração. Neste desenho de língua afiada, uma mãe grita para seus filhos no Mar Mediterrâneo: "Saiam agora! Vocês não devem brincar em um cemitério!" Ele traz à mente a imagem do refugiado de três anos, Alan Kurdi, afogado, bem como os milhares de migrantes que perderam a vida na travessia marítima mais mortal do mundo.



De um desastre para outro - Damien Glez - Portal É conosco

De um desastre para outro. Esta ilustração do artista burkinabé Damien Glez reflete sobre o destino de milhares e milhares de refugiados e migrantes: A suposta vida melhor em outro lugar tem seus próprios riscos.



Última sinfonia - Marcelo Rampazzo - Portal É conosco

Última sinfonia. O brasileiro Marcelo Rampazzo participa da mostra retratando o corte ilegal de madeira em uma triste sinfonia.



Cartaz da exposição "Cartoons for Future" - Portal É conosco
Cartaz da exposição "Cartoons for Future".
 

17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ONU


Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, também chamados de ODS são uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que definiram os 17 temas humanitários que devem servir como prioridade nas políticas públicas internacionais até 2030.


 

FONTES:

bottom of page