top of page
Âncora 2
Âncora 1

Fórum a água que falta




O fórum A Água que Falta aconteceu no dia 22/03/2019, Dia Mundial da Água, na Unibes Cultural e contou com a presença de diversas pessoas diretamente relacionadas ao tema Água. Os debates e talks foram transmitidos pela Climatempo ao vivo. A palavra do evento foi “INDIGNAÇÃO” trazida pelo Thiago Terada, coordenador do GT de Água do Pacto Global, e apoiada pelos demais participantes.


Dentro de sua explanação, citou:

…O que falta? Quando se pensa, a água que falta? Falta gestão, sim falta. Falta planejamento, também falta. Mas o que falta de verdade é INDIGNAÇÃO. É as pessoas se indignarem que não é justo 100 milhões de pessoas no Brasil, numa população de 200 milhões, não terem esgoto tratado.

Veja algumas fotos dos bastidores:


PARTICIPANTES DO FÓRUM A ÁGUA QUE FALTA


Mediador – Matthew Shirts – Jornalista e escritor. Dirigiu a edição brasileira da revista National Geographic e o conteúdo do Planeta Sustentável, da editora Abril. Foi cronista do Estadão e da VejaSP. Hoje mantém uma coluna na BandnewsFM, São Paulo para Paulistanos junto com o jornalista Eduardo Barão, e ajuda a gerenciar o World Observatory, dedicada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Nascido e criado nos EUA vive em São Paulo desde a década de 1980. É autor dos livros O Jeitinho Americano (2010) e Feijoada Completa (2015).


Samuel Barretto – The Nature Conservancy – Gerente Nacional de Água / The Nature Conservancy – TNC Com 25 anos de atuação na área socioambiental, é Gerente de Água da TNC. Inicialmente coordenou o Movimento Água para São Paulo – MApSP da The Nature Conservancy – TNC. Tem Mestrado em Sustentabilidade pela Fundação Instituto de Administração (FIA), vinculada à Faculdade de Economia e Administração (FEA) da Universidade de São Paulo (USP). É biólogo pela Unesp – Botucatu com especialização em Limnologia (estudo de água doce) realizando diversos cursos e intercâmbios técnicos no Brasil e no exterior, entre eles o de pegada hídrica e water stewardship. Integra a Aliança Latino- americana de Fundos de Água e a Seção Brasil do Fórum Mundial de Água e membro do Observatório de Governança das Águas – OGA.


Francisco Alves – Revista Saneamento Ambiental – Jornalista (formado pela ECA-USP) e compositor, atuou em vários órgãos de imprensa (Folha de S. Paulo, O Estado de São Paulo, Diário do Grande ABC) e atualmente é Diretor Editorial da Signus Editora, exercendo também as funções de Editor das revistas Saneamento Ambiental e Brasil Mineral, onde tem centenas de artigos publicados. Elaborou o argumento do documentário “A Água que Falta”. É autor de livros (Um Engenheiro que acreditava no Brasil e O Dodói da Gigi – estória infantil). Também é autor do roteiro do musical infantil “O Dodói da Gigi”, apresentado em São Paulo durante 2016, com apoio do PROAC.


Giuliana Chaves Moreira – Pacific Institute – pesquisadora associada do Pacific Institute – Gerenciamento corporativo da Água no Brasil e apoio a plataforma CEO Water Mandate do Pacto Global.


Thiago Terada – Rede Brasil Pacto Global – É coordenador do GT de Água do Pacto Global. Formado em Relações Internacionais pela PUC, possui MBA em Negócios Globais e Sustentabilidade na ALTIS, na Itália. Possui vasta experiência em Sustentabilidade e Relações Governamentais em diferentes setores, como químicos, saneamento e cosméticos. Atualmente, lidera as questões de Responsabilidade Social na AEGEA, empresa que atua no setor de água e saneamento em 49 municípios e atende mais de 7 milhões de pessoas no Brasil.


Alexandre Gobbi – Netafim Amanco Brasil – Tem sólida experiência em vendas, marketing e desenvolvimento de novos negócios, trabalhando na Syngenta, no setor de agroquímicos, em todo o Brasil e América Latina por mais de 30 anos. Participação e influência nas decisões de projetos globais e atuação a nível local. Experiência nas definições de produtos, culturas e estratégias de mercado. Participante por mais de 10 anos como membro do Comitê Executivo Sênior. Há 4 anos atua como CEO e Presidente da Netafim Mercosul – Sistemas e Equipamentos de Irrigação. É formado em Engenharia Química e Administração de Empresas, possui especialização em Marketing no INSEAD e em Agronegócio na Universidade de Harvard.


Pedro Jacobi – PROCAM/IEE/USP – Graduado em Ciências Sociais (1973) e em Economia (1972) pela Universidade de São Paulo. Mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Graduate School of Design – Harvard University (1976), Doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1986). Livre Docente em Educação -USP. Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM/IEE/USP) da Universidade de São Paulo. Membro da Divisão Científica de Gestão, Ciência e Tecnologia Ambiental do Instituto de Energia e Ambiente/USP.


José Bueno – Rios & Ruas – Combina as linguagens da Arquitetura e das Artes para oferecer experiências práticas e simbólicas que nos relembrem o que é realmente importante para o viver e o conviver nos dias de hoje. É o que tem feito na iniciativa Rios e Ruas que desde 2010 promove e estimula múltiplas ações para milhões de pessoas descobrirem, verem e desejarem nossos rios limpos e livres novamente – e na recém criada iniciativa 5070 que estimula um novo paradigma para a vida na maturidade. Em todas suas ações ele vive seu mantra preferido: sonhar grande, fazer pequeno e começar logo. Inspirado pela cultura do Aikido, Zé Bueno adora desafios que o provocam a “transformar o impossível em possível, o possível em fácil e o fácil em elegante”.


Luiz de Campos Jr – Rios & Ruas – Geógrafo, trabalha com a temática dos “rios invisíveis” da cidade de São Paulo desde 1995, realizando pesquisas, cursos, oficinas e expedições. Em 2010 cria, juntamente com o arquiteto e urbanista José Bueno, a iniciativa RIOS e RUAS, dedicada a divulgação e sensibilização sobre a temática dos rios urbanos. Integrou a equipe de criadores e desenvolvedores da exposição Rios DesCobertos, exibida em São Paulo entre 2016 e 2017 e nas cidades de Piracicaba, Jundiaí e Campinas em 2018. Em março de 2018 palestrou no 8o Fórum Mundial da Água, no painel “Rios Urbanos: cidadãos como agentes transformadores deste ambiente”. Ativista e netweaver em diversas redes cidadãs de desenvolvimento autônomo e convivência urbana ligadas a âmbitos como: mobilidade (Pedal Verde), horticultura (Hortelões Urbanos) e revitalização ambiental (Hortelões das Nascentes).


Richard Lee – AMA | AMBEV – Gerente de Sustentabilidade da Cervejaria Ambev e ingressou na companhia em 2013 como trainee. Já atuou em áreas como marketing e vendas e atualmente trabalha com iniciativas de sustentabilidade, diversidade e a água AMA, o primeiro negócio social da Cervejaria Ambev. É formado em direito pela Fundação Getúlio Vargas e pós-graduado pela New York University.


Edson Grandisoli – USP – Biólogo, Ecólogo e Doutor em Ciências pela USP. Diretor educacional da Reconectta, palestrante e professor do ensino básico há mais de 20 anos. Colabora como formador de professores com as Secretarias Estadual de Educação de São Paulo e de Meio Ambiente de Barueri.

bottom of page