top of page
Âncora 2
Âncora 1

Nunca é tarde para fazer o impossível



Um ambientalista inglês de 94 anos “quebrou” o Instagram ao bater o recorde para em pouco mais de quatro horas alcançar um milhão de seguidores superando estrelas como a Jennifer Aniston, a realeza (Príncipe Harry) e até o Papa Francisco.


Instagram David Attenborough - É conosco

Conhecido no mundo todo como apresentador de documentários sobre vida selvagem David Attenburgh realizou alguns programas sobre animais a partir dos anos 50, mas o sucesso veio mesmo quando estreou na BBC em 1979 sua série de 13 episódios Life on Earth que foi assistida por 500 milhões de pessoas em todo o mundo.


David Attenburgh (50’s) mostra uma cacatua para o príncipe Charles e sua irmã princesa Anne - É conosco

David Attenburgh (50’s) mostra uma cacatua para o príncipe Charles e sua irmã princesa Anne.


The story behind Life on Earth - BBC (1979)


Em 2005, Attenborough se engajou na campanha contra a mudança climática anunciando que não tinha dúvidas e que ao assistir a uma palestra de Ralph Cicerone se convenceu com os gráficos que relacionam o aumento de CO2 no meio ambiente e o aumento da temperatura com o crescimento da população humana e a industrialização.


Recentemente David estreou na Netflix com o documentário “Uma Vida em Nosso Planeta” (A Life On Our Planet) onde o célebre naturalista reflete sobre os momentos decisivos de sua vida e as mudanças devastadoras que presenciou.


O filme aborda alguns dos maiores desafios que a vida em nosso planeta enfrenta, fornecendo um instantâneo da perda global da natureza em uma única vida.


"Nosso planeta está fadado ao desastre. Precisamos aprender a trabalhar com a natureza e não contra ela"

Com ele, vem uma poderosa mensagem de esperança para as gerações futuras, conforme Attenborough revela as soluções para ajudar a salvar nosso planeta de um desastre.


A Life On Our Planet - NETFLIX (2020)


Greta Thunberg e David Attenborough encontraram-se pela primeira vez em 30 de dezembro (via Skype, para não aumentarem suas pegadas de carbono) para discutir a crise climática e compartilhar suas ideias sobre como causar menos impacto ambiental.


BBC Rádio 4: Greta Thunberg and David Attenborough meet for the first time (on Skype)



Ambos manifestaram sua admiração mútua com Greta falando da inspiração que teve com documentários sobre a vida na terra e David dizendo que a geração da ativista sueca agora está na linha de frente e abordou a seguinte preocupação: passado o primeiro impacto da poderosa mensagem que Greta transmite – “O mundo não pertence mais aos adultos mas sim as futuras gerações” -, quanto tempo ela vai perdurar se não forem incorporados novos elementos a esta mensagem?


Repetindo as coisas indefinidamente

e ninguém ouvindo


As mensagens de que que as mudanças climáticas causarão danos irreversíveis ao planeta, suas espécies e humanidade são de partir o coração. Se continuarmos em nosso caminho atual, esgotaremos todos os principais recursos e, eventualmente, muitos de nós morreremos.


As pessoas ouvem, reconhecem, mas, em última análise, não agem.


“O verdadeiro sucesso só pode vir se houver uma mudança em nossas sociedades, em nossa economia e em nossa política.”

David Attenborough



David viu e relatou nosso planeta morrendo lentamente ao longo de sua vida através de seus filmes e em sua (possível) derradeira mensagem está pedindo que reflitamos e mudemos nosso modo de viver.


Temos o poder de mudar o mundo para melhor:


Greta que acaba de iniciar sua jornada por um mundo mais sustentável já percebeu que o os adultos e políticos prometem uma esperança que não poderão entregar. E em seu vigor juvenil nos diz:


“EU NÃO QUERO A SUA ESPERANÇA. EU QUERO QUE VOCÊS AJAM COMO SE A NOSSA CASA ESTIVESSE EM CHAMAS. PORQUE ELA ESTÁ”

Greta Thunberg


Greta Thunberg - Nossa casa está em chamas - É conosco

Ninguém é pequeno demais para fazer a diferença.

 
 
objetivo 13 – ODS13 – Ação contra a mudança global do clima - É conosco





bottom of page