top of page
Âncora 2
Âncora 1

Amigos do orgânico, amigos do clima

Entenda como os orgânicos são o remédio contra a agricultura degenerativa.

Alimentos orgânicos

É conosco conversou com a jornalista Vera Moreira, sócia fundadora do portal de notícias Organics News Brasil, uma plataforma multimídia focada em fornecer informação sobre um novo estilo de vida, alinhando informação de qualidade, disseminando o conceito do movimento orgânico e a vivência sustentável.


Foi através dela que tivemos contato com o Instituto Brasil Orgânico, que tem como propósito representar, promover, proteger e incentivar o movimento orgânico brasileiro.


Este movimento, surgiu em contraponto à expansão da então chamada “agricultura moderna”, que é um conjunto de práticas inovadoras que resultam em maior produção rural, mas que também é fundamentada no uso de agroquímicos e no extremo reducionismo da variabilidade genética das sementes utilizadas, que que se expandiu a partir da década de 1970.


Esse modelo de agricultura se mostrou claramente degenerativa e trouxe graves consequências negativas, ambientais e sociais.


Vera compartilhou conosco o posicionamento do Instituto Brasil Orgânico em relação à agricultura regenerativa que reproduzimos à seguir:


O movimento orgânico sempre defendeu que os sistemas de produção tenham por finalidade:


  • A oferta de produtos saudáveis e isentos de contaminantes;

  • A preservação da diversidade biológica dos ecossistemas naturais e a recomposição ou incremento da diversidade biológica dos ecossistemas modificados em que se insere o sistema de produção agropecuário;

  • Incrementar a atividade biológica do solo;

  • Promover o uso saudável do solo, da água e do ar e reduzir ao mínimo todas as formas de contaminação que possam resultar das práticas agrícolas;

  • Manter ou incrementar a fertilidade do solo a longo prazo;

  • A reciclagem de resíduos de origem orgânica, reduzindo ao mínimo o emprego de recursos não-renováveis;

  • Basear-se em recursos renováveis e em sistemas agrícolas organizados localmente;

  • Incentivar a integração entre os diferentes segmentos da cadeia produtiva e de consumo de produtos e a regionalização da produção e comércio desses produtos; e

  • Manipular os produtos agrícolas com métodos de elaboração cuidadosos, com o propósito de manter a integridade e as qualidades vitais do produto em todas as etapas. Entendemos que a partir da adoção desses princípios é possível sair de uma agricultura degenerativa para uma agricultura regenerativa.

Força da natureza: alimentos orgânicos

O poder da natureza para alimentar o mundo

Vídeo mostra a força da natureza e lembra de que é possível produzir alimentos sem agrotóxicos e a partir de uma relação de respeito com a natureza. FONTE: Organic News Brasil.


Sair de uma agricultura degenerativa para uma agricultura regenerativa


Segundo matéria do Organic News Brasil, para ser considerado um sistema orgânico de produção, é preciso que se adotem técnicas específicas, mediante a otimização do uso dos recursos naturais e socioeconômicos disponíveis e o respeito à integridade cultural das comunidades rurais, tendo por objetivo a sustentabilidade econômica e ecológica, a maximização dos benefícios sociais, a minimização da dependência de energia não renovável, empregando, sempre que possível, métodos culturais, biológicos e mecânicos, em contraposição ao uso de materiais sintéticos, a eliminação do uso de organismos geneticamente modificados e radiações ionizantes, em qualquer fase do processo de produção, processamento, armazenamento, distribuição e comercialização, e a proteção do meio ambiente.


Nem tudo é o que parece ser...


A matéria ressalta ainda que o produtor que utiliza uma ou algumas práticas ambientalmente corretas, mas continua a utilizar agrotóxicos, adubos químicos e transgênicos, e sem ter ações auditáveis sobre a sua relação com o meio ambiente, com o social, com as relações trabalhistas, não pode ter seu sistema de produção caracterizado como regenerativo.


Se você quer saber mais sobre orgânicos, acesse:


 

ODS 15: Vida terrestre





bottom of page