• É conosco

PANDEMIA ESCANCARA RELAÇÃO ENTRE ÁGUA E SAÚDE


Água e Coronavírus - Portal É conosco


Em andanças pelos caminhos da sustentabilidade, “É conosco” conheceu recentemente o Instituto Água Sustentável, que promove o uso sustentável da água através do desenvolvimento de estudos, projetos e pesquisas e da realização de eventos científicos e educativos.


Everton de Oliveira e Bruna Soldera são respectivamente Diretor e Conselheira do Instituto Água Sustentável e nos autorizaram a reproduzir aqui seu artigo publicado originalmente na Revista Águas do Brasil (maio de 2020).

BOA LEITURA!

Revista Águas do Brasil - Portal É conosco

ÁGUA E CORONAVÍRUS

*Everton de Oliveira e Bruna Soldera


É evidente que a pandemia do coronavírus atingiu diversos setores da sociedade e isto não foi diferente para o setor de água e saneamento. Sair ileso desta crise não será um caminho fácil, mas a pandemia também pode ser uma oportunidade para repensar o status deste setor e buscar inovações.


Embora a crise do COVID-19 seja única em muitos aspectos, não será a última desordem social, econômica ou ambiental que a indústria da água enfrentará ao longo dos anos. Diante do atual cenário, muitos locais estão implementando a redução do consumo de água, reutilização e uso sustentável da água para evitar uma maior pressão no sistema de abastecimento.

Além disso, pesquisas sobre a presença do novo coronavírus no sistema de esgoto estão em andamento no mundo todo na tentativa de monitorar a presença do vírus nas diversas comunidades. Destacam que à medida que as fezes dos pacientes infectados entram no sistema de esgoto, o vírus pode ser encontrado no esgoto bruto.