
Em tempos em que a sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental ocupam um papel central na comunicação das marcas, surge uma questão pertinente: apoiar projetos culturais e ambientais realmente gera retorno? A resposta, respaldada por dados e exemplos práticos, é sim. E o retorno vai muito além do financeiro.
Um Investimento Estratégico
Quando uma marca apoia um projeto que promove transformação social ou ambiental, ela está investindo em valores que ressoam com um público cada vez mais consciente. Segundo um estudo da Nielsen, 73% dos consumidores preferem adquirir produtos e serviços de empresas que demonstram compromisso com práticas sustentáveis. Assim, ao associar seu nome a iniciativas que geram impacto positivo, as marcas conquistam engajamento genuíno, fortalecem sua reputação e criam conexão emocional com seus consumidores.
O Papel da Lei de Incentivo
Para muitas empresas, a utilização de leis de incentivo fiscal é a porta de entrada para apoiar projetos culturais e ambientais. Essa ferramenta permite alocar parte do imposto devido para iniciativas que refletem os valores da marca. Ao contrário do que muitos pensam, mesmo quando o patrocínio é feito com verba de marketing, o processo não se limita a um "gasto"; ele se traduz em um retorno estratégico. As empresas que investem nesses projetos recebem visibilidade e alcançam públicos segmentados por meio de filmes, livros e eventos, garantindo exposição qualificada.
Produção Multiplataforma: Alcançando Diferentes Audiências
Na era da comunicação transmidiática, os projetos culturais ganharam um novo fôlego. Nossa produtora multiplataforma - "Conteúdos Diversos", especializada em filmes, livros e eventos, tem a capacidade de criar narrativas envolventes e distribuí-las em canais diversos, atingindo um público maior e mais variado.
Nossos documentários, por exemplo, tem sido exibidos em festivais, na TV, em eventos presenciais e nas redes sociais, enquanto adaptação do conteúdo para publicações físicas ou digitais, complementam essa experiência, fortalecendo a mensagem. Para as marcas patrocinadoras, isso significa que o investimento em um único projeto pode reverberar em várias frentes, aumentando o impacto e o alcance.
Histórias Que Movem Pessoas
Um "case" interessante é o "Cultura do Desperdício – Por uma sociedade mais consciente", documentário realizado em 2017 que contou com a parceria da ONG Banco de Alimentos e patrocínio do Rabobank Brasil. O filme foi exibido nos canais Globosat, na TV Cultura e em eventos como a Virada Sustentável e a Semana do Meio Ambiente, na Unibes Cultural. Além disso, o conteúdo foi adaptado para um livro, nas versões impressa e digital, com primorosa diagramação do Instituto Europeo di Design. O projeto atingiu — e até hoje atinge — milhares de pessoas em todo o Brasil, promovendo reflexões e ações práticas contra o desperdício de alimentos.
Outra iniciativa de destacamos é este nosso portal "É conosco", focado em pessoas, histórias e causas inspiradoras e que buscam uma vida mais sustentável, que vem mobilizando a sociedade em torno de causas socioambientais. Algumas empresas vem se beneficiando dele, combinando conteúdo relevante e estratégias de engajamento. O portal está se tornando um espaço valioso para marcas que desejam se associar a um impacto positivo.
Além do Retorno Financeiro
Mais do que números, apoiar projetos culturais e socioambientais, gera legado.
A marca que se posiciona como agente transformador não só atrai consumidores, mas também inspira colaboradores, fideliza clientes e se torna referência no mercado
Portanto, a resposta é clara: apoiar projetos dá retorno. E quando essa parceria é bem conduzida, todos ganham — a marca, a sociedade e o meio ambiente.
Se você busca associar sua marca a conteúdos que transformam, conte conosco. Produzimos histórias que conectam e impactam, levando sua mensagem aonde ela mais importa: ao coração das pessoas.
Sérgio Lopes
Curadoria do Portal É conosco e produção audiovisual com foco em sustentabilidade.

Conheça o The Climate Reality Project Brasil, a filial brasileira do The Climate Reality Project, organização global criada pelo ex-vice-presidente e Nobel da Paz, Al Gore em 2006, com uma rede de mais de 20 mil voluntários pelo mundo, sendo quase 4 mil localizados no Brasil.
Comments