top of page
Âncora 2
Âncora 1

Sobre magnatas, políticos e aquecimento global




O quarto episódio do podcast “Ask Big Questions” do blog Gates Notes, onde o fundador da Microsoft Bill Gates debate com cientistas e celebres pensadores se as pessoas devem ser otimistas sobre a prevenção de um desastre climático começa com a seguinte pergunta:


É muito tarde para parar a mudança climática?

É muito tarde para parar a mudança climática? - Portal É conosco

A resposta do magnata é categórica: - “NÃO!” – ele acredita que o mesmo tipo de inovação e energia que nos trouxe até aqui inventando a eletricidade, carros e tantas coisas que trouxeram tantos benefícios é mesmo tipo de inovação que vai permitir que façamos tudo isso sem emitir gases de efeito estufa. Não vai ser fácil, teremos que colocar muito mais recursos e esforços do que estamos colocando agora para alcançar as metas de chegar à emissão ZERO em 2050. Sem inovação este problema não tem solução, mas nós somos mais espertos do que éramos.


Campanha Race to Zero - Portal É conosco

A Climate Ambition Alliance criou a Race To Zero, uma campanha global para reunir liderança e apoio de empresas, cidades, regiões, investidores para uma recuperação saudável, resiliente e zero de carbono que evite ameaças futuras, crie empregos decentes e desbloqueie um crescimento inclusivo e sustentável. Conta com o apoio da ONU Mudanças Climáticas e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).


“Ask Big Questions” tem Rashida Jones - atriz, roteirista e produtora de cinema norte-americana - acompanhando Bill Gates numa dissertação sobre carros elétricos, energia solar e outras possibilidades que estão a caminho e ações cada um de nós pode realizar para fazer a diferença (incluindo se você deve ou não comprar compensações de carbono, canudos de papel ou produtos orgânicos).


Eles colocam na conversa a jornalista e pesquisadora americana Elizabeth Kolbert, autora do livro vencedor do Prêmio Pulitzer (2020), The Sixth Extinction: An Unnatural History (A sexta extinção: uma história não natural).


Elizabeth acredita que temos um caminho a percorrer até chegarmos ao ponto de extinção da nossa espécie em níveis como a extinção dos dinossauros quando 75% das espécies na terra foram extintas, mas que este caminho depende de nossas escolhas.


O aumento populacional, elevação dos oceano e queimadas, levam a discussão para uma questão importante: além de mitigar os problemas teremos que ser capazes de nos adaptar a um planeta mais quente com muitas intempéries que prejudicarão a produção de alimentos ou provocarão migrações em massa.


Ambos concordam que começa a haver alguma boa vontade na classe política em relação ao assunto, mas é urgente que a boa vontade seja transformada em plano de ação e que as corporações se engajem cada vez mais.



"Sem um planeta saudável, nenhum dinheiro do mundo valerá a pena"

Jeff Bezos, fundador da Amazon



Falando em liderança política e grandes corporações, o Fórum Econômico Mundial, mais conhecido por suas reuniões anuais em Davos (Suíça) nesta semana de 25 a 29 de janeiro apresenta a Agenda de Davos, uma mobilização pioneira de líderes globais para moldar os princípios, políticas e parcerias necessárias no contexto da pandemia.



Davos Agenda


E uma voz que chama a atenção (novamente) de todos é a da jovem Greta Thunberg com sua mensagem aos líderes mundiais em Davos Agenda:


“Meu nome é Greta Thunberg e não estou aqui para fazer negócios.

Veja, eu não pertenço a nenhum interesse financeiro ou partido político. Portanto, não posso barganhar ou negociar. Estou aqui apenas para lembrá-lo mais uma vez da emergência em que estamos. A crise que você e seus antecessores criaram e nos infligiram. A crise que você continua ignorando...”


Veja aqui a fala de Greta Thunberg na íntegra:


Ela não baixa a guarda e aponta caminhos: - “Como agora, podemos ter quantas cúpulas e reuniões quisermos, mas, a menos que tratemos a crise climática e ecológica como uma crise, nenhuma mudança suficiente será alcançada. O que precisamos - para começar - é implementar orçamentos anuais obrigatórios de carbono com base na melhor ciência disponível atualmente.”


Ao final de sua mensagem, sentencia:

“Mas posso assegurar. Você não pode negociar com a física. E seus filhos e netos os considerarão responsáveis ​​pelas escolhas que fizer”.

Greta Thunberg , ativista do clima e meio ambiente,




Por onde começar?


O Fórum Econômico Mundial em sua plataforma na web tem uma seção específica intitulada “Como salvar o planeta” que tem como introdução o seguinte texto: A Terra está ficando mais quente, o gelo está derretendo, os oceanos estão subindo e eles estão se enchendo de plástico. Estamos perdendo espécies, criando gases de efeito estufa e ficando sem tempo. É fácil ficar desanimado. E, no entanto, existem tantos motivos para estar alegre: a palavra de ordem é "sustentável" e está sendo aplicada a todas as áreas da atividade humana - energia, alimentação, roupas, viagens, cidades - você escolhe. Mas mesmo se tudo fosse 100% sustentável, ainda haveria trabalho a fazer para reparar os danos que causamos.



Artigos Agenda Davos - Portal É conosco


Fervura no Clima


Se você quer saber mais sobre aquecimento global, mudanças climáticas e as diversas questões da sustentabilidade do planeta de maneira descontraída e compreensível para qualquer mortal, “É conosco” recomenda acompanhar as plataformas do “Fervura no Clima” do Matthew Shirts e seu parceiro Caco Galhardo.


Eles estão no Facebook, Instagram e no Twitter e aqui você pode ouvir o podcast do Fervura - “Batata Quente” – onde o cientista Paulo Artaxo explica como medir a temperatura do planeta em conversa conduzida por Giovana Madalosso , Matthew Shirts e Caco Galhardo.



Podcast Fervura - Batata quente com Paulo Artaxo - Portal É conosco
 
Objetivo 13 – ODS13 – Ação contra a mudança global do clima - Portal É conosco





 

FONTES:



bottom of page