• É conosco

TEMPO DE AGIR


Ativismo sem blá-blá-blá - Portal É conosco

Defesa de uma causa ou da transformação da sociedade por meio da ação e não da especulação, é uma das formas como o dicionário explica o significado de ativismo.


Ativista é quem prioriza a prática efetiva de transformação da realidade em oposição à atividade puramente teórica.


É conosco conversou com o ornitólogo (especialista em aves), Patrick Pina, morador de São Sebastião no Litoral Norte de São Paulo que aos poucos, foi se revelando um ativista e nos falou com paixão do trabalho que vem desenvolvendo catalogando aves e estudando os atributos ambientais do remanescente de manguezal na baia da Enseada onde desembocam seis rios.


Ele nos explicou que a praia em questão é ultra dissipativa, o que significa que por ser mais exposta, apresenta uma extensa região de quebramento de ondas, onde a energia vai se dissipando e com isso, na face da praia a força das ondas é baixa com granulometria mais fina e pouca declividade.


Isso cria condições ideais para desenvolvimento de peixes, camarões e alimentação para aves atraindo aves migratórias do Ártico e Canadá que a caminho da Patagônia, param para se alimentar e descansar.


Além disso, apesar de ser um espaço pequeno, um grande conjunto de aves residentes da região, entre elas três tipos de garça branca, usam este ambiente protegido para reproduzir.


Disse que mesmo morando já a alguns anos na região, para onde veio com o objetivo de estudar aves, apenas recentemente soube deste local e a partir daí, juntamente com outros ativistas tem procurado envolver a comunidade através do Instituto Manguezal e Terra Mar estimulando a observação de vida silvestre.


Contou que o lugar, como ambiente de uso público, tem uma vocação recreativa e de subsistência para muitas famílias que pescam boa parte de suas refeições.



Patrick e seus amigos têm procurado estabelecer parcerias convidando pesquisadores, escolas e munícipes para ações que colocam luz sobre a importância da flora e fauna local.