top of page
Âncora 2
Âncora 1

Você se identifica com o consumismo?


Alfie, Kirsten, Miles e Elly, 2014 © Gregg Segal

A revolução industrial com seu avanço tecnológico, e mudanças nos modos de produção, gerou novas relações de trabalho e consolidou o capitalismo; com isso, produziu dois grandes efeitos: aumentou a exploração dos recursos da natureza na busca de matéria prima e transformou nosso estilo de vida dando origem à sociedade de consumo.


Já parou para pensar que o lixo não acaba no lixo?


Depois que colocamos o nosso lixo para fora de casa, dificilmente paramos para pensar nele e em nossa responsabilidade em relação à sua geração e descarte, bem como nos impactos que irá causar na natureza.


O fotógrafo norte americano Gregg Segal pensou muito nessas questões, e resolveu usar seu trabalho e sua arte como ferramenta educacional, para escancarar o problema.


A mudança começa a partir de cada um de nós.


O artista começou o projeto intitulado “7 Days of Garbage” com seus amigos, vizinhos e parentes que foram convencidos a guardar seu lixo por uma semana e posar para uma foto, fazendo com que ele fosse visto com muita clareza. O resultado é chocante!


Gregg fotografou inclusive sua própria família, para não parecer que estaria apontando o dedo para o defeito dos outros sem olhar para os seus.


Till e Nicholas, 2014 © Gregg Segal | Tammy e Trevor, 2014 © Gregg Segal

Michael, Jason, Annie e Olivia, 2014 © Gregg Segal | Mariko, 2014 © Gregg Segal


Olhando para o futuro, Gregg acredita que ainda vai haver uma grande mudança de valores, mas, por enquanto, ela ainda está no campo do marketing. Para ele, as corporações estão tentando se posicionar como ambientalmente conscientes, renováveis ​​e verdes, mas ainda estão bem longe disso.


Personalizar o problema é uma forma de compreender essa questão e repensar nosso consumo.


Quantos quilos de lixo você produz por dia?


  • Cada brasileiro produz, em média, 379,2 kg de lixo por ano, (mais de 1 kg por dia) segundo o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2020.

Para onde vai o seu lixo depois que o coloca nas ruas?


  • Quando você coloca o lixo na lixeira, não é a “fada do dente” que faz ele desaparecer. Ele é levado para outro local onde é feito o processo de tratamento ou então vai parar nos lixões e aterros sanitários.

  • O Brasil tem hoje quase 3 mil lixões ou aterros irregulares que impactam a qualidade de vida de 77 milhões de brasileiros.

É importante que avaliemos todas as possibilidades de inserir nossos resíduos novamente na cadeia produtiva da reciclagem, da compostagem ou mesmo aumentar o seu ciclo de uso e vida.


Você conhece os 8R’s da Sustentabilidade em Ação?


  1. Repensar: Pense bem antes de comprar. Escolha comprar somente o que realmente é necessário.

  2. Recusar: Seu comportamento como consumidor pode ajudar a pressionar as empresas a reduzir (por exemplo) a quantidade de embalagens.

  3. Reduzir: Nada em excesso! O que te sobra, falta para alguém...

  4. Reparar: Consertar algo quebrado (sempre que possível) sai mais barato do que comprar um novo e é mais sustentável.

  5. Reutilizar: Com imaginação, podemos usar um objeto para uma finalidade completamente diferente da original. Até o lixo orgânico pode ser reaproveitado por meio da Compostagem.

  6. Reciclar: Separe os resíduos secos dos úmidos (orgânicos) e do seu lixo convencional para a coleta seletiva.

  7. Responsabilize-se: Pergunte e pesquise sobre a origem dos produtos que você consome. Evite produtos de que vem de processos não sustentáveis.

  8. Repassar: Converse com a sua comunidade sobre informações e ações que contribuam para a saúde humana e o meio ambiente.


Lembre-se: atitudes individuais importam e fazem a diferença.

 








bottom of page